Saunas: Ideias, Fotos, Modelos e Design de Interiores | homify Saunas: Ideias, Fotos, Modelos e Design de Interiores
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3566:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Saunas: Ideias, Fotos, Modelos e Design de Interiores

  1. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  2. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?

Quem adora cuidar da pele e do corpo sabe o quão relaxante e benéfico à saúde pode ser uma sessão de sauna. Isso porque, além de abrir os poros, o calor intenso ajuda a desintoxicar muitas impurezas da pele.

Ter uma sauna em casa é um verdadeiro luxo, e você pode apostar para fazer um mini spa, aplicar uma máscara de cabelo ou no rosto ou ainda inspirar-se nos famosos banhos turcos!

No inverno, aproveite para esquentar-se, no verão aproveite para construí-la bem pertinho de uma piscina e aproveitar o choque térmico para acordar todo o seu metabolismo.

Os diferentes tipos de sauna

A sauna seca é caracterizada por uma temperatura muito elevada (de 90 a 110°C) numa atmosfera muito seca. Esta forma de sauna é muito popular e ideal se você quiser uma sensação de calor intenso.

O aquecimento é feito com queima das lenhas ou fornos elétricos. A vantagem aqui é que este tipo de sauna não gera umidade, mas os interessados deverão investir em um forno, um quadro de comando e o isolamento com lã de vidro ou isopor.

A sauna úmida tem uma temperatura entre 70 e 90°C com uma umidade relativa de 10% a 25%. O sistema funciona com pedras quentes em contato com a água para gerar o vapor.

A sauna a vapor é uma alternativa muito suave para sauna tradicional, com uma temperatura que pode variar entre 45 e 65°C e umidade constante entre 40% a 65%.

Neste caso, é possível que pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos desfrutem dos benefícios da sauna. Óleos perfumados diluídos em água completam o relaxamento.

Porém é certo dizer que este tipo de sauna também custa mais caro em relação à sauna seca, por exemplo, já que a pessoa interessada nesta estrutura deverá investir também em uma fonte de calor (que deverá produzir vapor elétrico ou a gás), um quadro de comando (caso o desejo seja de automatizar o sistema), o isolamento térmico (feito com vermiculita) e a instalação de ralos e drenos.

Quais são as dimensões ideias para uma sauna?

As dimensões das saunas pré-fabricadas variam de 1,20 x 1,20m x 2,50m até 3m. A altura externa é geralmente de 2m. Se você quiser deitar-se na sauna, escolha uma cabine que tenha largura de pelo menos 2m. Para entender melhor:

- sauna para até 4 pessoas: 1,50 m x 2 m x 2,20 m;

- sauna para até 6 pessoas: 2 m x 2 m x 2,20 m;

- sauna para até 9 pessoas: 2 m x 3 m x 2,20 m.

Qual é o consumo de energia de uma sauna?

O consumo depende do tamanho de cada sauna, e pode variar entre 2 a 20 KW para as cabines maiores. Geralmente, calcula-se que serão consumidos 1,3 kW por aquecimento por metro cúbico de uma sauna padrão, mas vale a pena prestar atenção na forma e no material escolhido para cada sauna, já que grandes áreas envidraçadas exigem um gasto energético ainda maior.

Por exemplo, uma cabine com 2 x 2m requer um aquecimento com potência de 6 KW, mas alguns têm demonstrado que uma parte do calor da sauna é reciclado em casa. Outra dica para economizar é instalar a sauna contra uma parede exterior, deixando um espaço para o isolamento do ar entre uma parede e outra - esta dica pode gerar uma economia de 500 KW por ano!

Como escolher a madeira ideal para a sauna seca?

A construção de uma sauna é muito mais complicada do que se possa imaginar. A cabine deve suportar tanto o calor seco (maior do que 90°C com um teor de umidade do ar inferior a 20% de umidade) quanto o banho de sauna úmida, definido por uma temperatura de 50°C e uma taxa de umidade a 60%.

Estas condições são muito duras para madeira, portanto, deve-se escolher espécies de madeira com uma excelente resistência ao calor elevado e umidade. Os fabricantes de saunas geralmente usam as seguintes espécies de madeira:

- para paredes e tetos são utilizados painéis de aproximadamente 15 mm de largura de madeira abeto (o material principal), cedro, cicuta, pinheiros ou mogno;

- para o mobiliário e revestimento interior (piso, bancos, vestiário, encosto e braços ...), por outro lado, são geralmente escolhidas as madeiras aspen e abachi;

- para tudo o que não fica à vista, compensado ecológico de madeira.

Além dos painéis que cobrem o teto e o mobiliário de madeira interna e externamente, a sauna também deverá ser equipada com lã de vidro para isolamento térmico, criando uma barreira de vapor de alumínio (isso impede que a umidade entre em contato com a lã de vidro e provoque deformações) e uma porta de vidro fumê bem grosso.

Quais são os revestimentos e características de uma sauna a vapor?

A sauna a vapor deve ter um pé direito de, no máximo, 2.20m e geralmente é revestida em cerâmica, azulejo, porcelana, pastilhas de vidro ou epóxi.

Qual é o piso ideal para uma sauna?

A cabine deve ser construída em um terreno estável e nivelado. O revestimento deve ser lavado regularmente e checado para não haver nenhum resquício de umidade, obviamente. Além disso, é melhor escolher um piso que seja antiderrapante ou uma estrutura tipo passarela, como telha ou linóleo para a entrada e saída da sauna.

Manutenção e limpeza

Depois de uma sessão, a sauna é um lugar cheio de umidade. Para manter a madeira da sauna em boas condições, é essencial lutar sempre contra esta umidade. Se a manutenção não for muito regular, mofo, fungos e outras bactérias podem ser desenvolvidas neste ambiente e seus utilizadores podem até contrair dermatite!

Prefira deixar a porta aberta entre uma sessão e outra - a ventilação é essencial. A limpeza das paredes e superfícies pode ser feita com uma embebida em uma solução de água quente e um pouquinho de cloro.

Considere o uso da escova e até mesmo da escova de dentes para uma limpeza mais profunda em ângulos, telas ou grades - estas devem ficar sempre na posição vertical na hora de secar.

O detergente neutro ajuda a limpar, enquanto o álcool 45 graus ajuda a desinfetar, e, se sua casa não tem um purificador de água, certifique-se de fazer a descalcificação periodicamente do gerador de vapor.

Quem pode usar?

A utilização dessas cabines não é recomendada para pessoas que tenham doenças contagiosas ou micose, e recomenda-se sentar sempre em uma toalha de algodão para evitar contato direto com os bancos e evitar que eles fiquem muito sujos com os resíduos corporais. Também não é recomendada para pessoas com pressão alta ou baixa e problemas de respiração.

Se você não se enquadra em nenhum destes casos, aproveite a maravilhosa sensação de relaxamento, desintoxicação e melhora da respiração que a sauna tem a oferecer!