Sauna: fotos, inspiração e design de interiores

  1. Sauna : Saunas  por AGM Construções e Reformas
  2. FACHADA PRINCIPAL: Saunas  por Richard Lima Arquitetura
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. Spa Residencial...Sauna.: Saunas  por Fabiana Nishimura Arquitetura
  5. Spa Residencial...hidromassagem.: Saunas  por Fabiana Nishimura Arquitetura
  6. Spa Residencial...Home.: Saunas  por Fabiana Nishimura Arquitetura
  7. Spa Residencial...Home interativo.: Saunas  por Fabiana Nishimura Arquitetura
  8. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  9. Saunas  por andretchelistcheffarchitects
  10. Saunas  por andretchelistcheffarchitects
  11. Saunas  por Realistic-design
  12. Saunas  por corso sauna manufaktur gmbh
  13. Saunas  por Realistic-design
  14. Saunas  por INBECA Wellness Equipment
  15. Saunas  por Realistic-design
  16. Saunas  por Bäderwerk Bad + Design Cutner GmbH
  17. Saunas  por Obras y Proyectos Zen SL
  18. Saunas  por Green Habitat s.r.l.
    Ad
  19. Saunas  por MIDE architetti
  20. Saunas  por Next Container
  21. Saunas  por INBECA Wellness Equipment
  22. Saunas  por INBECA Wellness Equipment
  23. Saunas  por D&E-ARQUITECTURA
    Ad
  24. Saunas  por andretchelistcheffarchitects
  25. Saunas  por marta carraro
  26. Saunas  por Yantram Architectural Design Studio
  27. Saunas  por Enerama Çevre Teknolojileri San ve Tic A.Ş.
  28. Saunas  por Studioapart
    Ad
  29. Saunas  por Next Container
  30. Saunas  por Next Container
  31. Saunas  por corso sauna manufaktur gmbh
  32. Saunas  por P. CAMP RODERO SL
    Ad
  33. Saunas  por Anastasia Yakovleva design studio

Quem adora cuidar da pele e do corpo sabe o quão relaxante e benéfico à saúde pode ser uma sessão de sauna. Isso porque, além de abrir os poros, o calor intenso ajuda a desintoxicar muitas impurezas da pele.

Ter uma sauna em casa é um verdadeiro luxo, e você pode apostar para fazer um mini spa, aplicar uma máscara de cabelo ou no rosto ou ainda inspirar-se nos famosos banhos turcos!

No inverno, aproveite para esquentar-se, no verão aproveite para construí-la bem pertinho de uma piscina e aproveitar o choque térmico para acordar todo o seu metabolismo.

Os diferentes tipos de sauna

A sauna seca é caracterizada por uma temperatura muito elevada (de 90 a 110°C) numa atmosfera muito seca. Esta forma de sauna é muito popular e ideal se você quiser uma sensação de calor intenso.

O aquecimento é feito com queima das lenhas ou fornos elétricos. A vantagem aqui é que este tipo de sauna não gera umidade, mas os interessados deverão investir em um forno, um quadro de comando e o isolamento com lã de vidro ou isopor.

A sauna úmida tem uma temperatura entre 70 e 90°C com uma umidade relativa de 10% a 25%. O sistema funciona com pedras quentes em contato com a água para gerar o vapor.

A sauna a vapor é uma alternativa muito suave para sauna tradicional, com uma temperatura que pode variar entre 45 e 65°C e umidade constante entre 40% a 65%.

Neste caso, é possível que pessoas de todas as idades, incluindo crianças e idosos desfrutem dos benefícios da sauna. Óleos perfumados diluídos em água completam o relaxamento.

Porém é certo dizer que este tipo de sauna também custa mais caro em relação à sauna seca, por exemplo, já que a pessoa interessada nesta estrutura deverá investir também em uma fonte de calor (que deverá produzir vapor elétrico ou a gás), um quadro de comando (caso o desejo seja de automatizar o sistema), o isolamento térmico (feito com vermiculita) e a instalação de ralos e drenos.

Quais são as dimensões ideias para uma sauna?

As dimensões das saunas pré-fabricadas variam de 1,20 x 1,20m x 2,50m até 3m. A altura externa é geralmente de 2m. Se você quiser deitar-se na sauna, escolha uma cabine que tenha largura de pelo menos 2m. Para entender melhor:

- sauna para até 4 pessoas: 1,50 m x 2 m x 2,20 m;

- sauna para até 6 pessoas: 2 m x 2 m x 2,20 m;

- sauna para até 9 pessoas: 2 m x 3 m x 2,20 m.

Qual é o consumo de energia de uma sauna?

O consumo depende do tamanho de cada sauna, e pode variar entre 2 a 20 KW para as cabines maiores. Geralmente, calcula-se que serão consumidos 1,3 kW por aquecimento por metro cúbico de uma sauna padrão, mas vale a pena prestar atenção na forma e no material escolhido para cada sauna, já que grandes áreas envidraçadas exigem um gasto energético ainda maior.

Por exemplo, uma cabine com 2 x 2m requer um aquecimento com potência de 6 KW, mas alguns têm demonstrado que uma parte do calor da sauna é reciclado em casa. Outra dica para economizar é instalar a sauna contra uma parede exterior, deixando um espaço para o isolamento do ar entre uma parede e outra – esta dica pode gerar uma economia de 500 KW por ano!

Como escolher a madeira ideal para a sauna seca?

A construção de uma sauna é muito mais complicada do que se possa imaginar. A cabine deve suportar tanto o calor seco (maior do que 90°C com um teor de umidade do ar inferior a 20% de umidade) quanto o banho de sauna úmida, definido por uma temperatura de 50°C e uma taxa de umidade a 60%.

Estas condições são muito duras para madeira, portanto, deve-se escolher espécies de madeira com uma excelente resistência ao calor elevado e umidade. Os fabricantes de saunas geralmente usam as seguintes espécies de madeira:

- para paredes e tetos são utilizados painéis de aproximadamente 15 mm de largura de madeira abeto (o material principal), cedro, cicuta, pinheiros ou mogno;

- para o mobiliário e revestimento interior (piso, bancos, vestiário, encosto e braços … ), por outro lado, são geralmente escolhidas as madeiras aspen e abachi;

- para tudo o que não fica à vista, compensado ecológico de madeira.

Além dos painéis que cobrem o teto e o mobiliário de madeira interna e externamente, a sauna também deverá ser equipada com lã de vidro para isolamento térmico, criando uma barreira de vapor de alumínio (isso impede que a umidade entre em contato com a lã de vidro e provoque deformações) e uma porta de vidro fumê bem grosso.

Quais são os revestimentos e características de uma sauna a vapor?

A sauna a vapor deve ter um pé direito de, no máximo, 2.20m e geralmente é revestida em cerâmica, azulejo, porcelana, pastilhas de vidro ou epóxi.

Qual é o piso ideal para uma sauna?

A cabine deve ser construída em um terreno estável e nivelado. O revestimento deve ser lavado regularmente e checado para não haver nenhum resquício de umidade, obviamente. Além disso, é melhor escolher um piso que seja antiderrapante ou uma estrutura tipo passarela, como telha ou linóleo para a entrada e saída da sauna.

Manutenção e limpeza

Depois de uma sessão, a sauna é um lugar cheio de umidade. Para manter a madeira da sauna em boas condições, é essencial lutar sempre contra esta umidade. Se a manutenção não for muito regular, mofo, fungos e outras bactérias podem ser desenvolvidas neste ambiente e seus utilizadores podem até contrair dermatite!

Prefira deixar a porta aberta entre uma sessão e outra – a ventilação é essencial. A limpeza das paredes e superfícies pode ser feita com uma embebida em uma solução de água quente e um pouquinho de cloro.

Considere o uso da escova e até mesmo da escova de dentes para uma limpeza mais profunda em ângulos, telas ou grades – estas devem ficar sempre na posição vertical na hora de secar.

O detergente neutro ajuda a limpar, enquanto o álcool 45 graus ajuda a desinfetar, e, se sua casa não tem um purificador de água, certifique-se de fazer a descalcificação periodicamente do gerador de vapor.

Quem pode usar?

A utilização dessas cabines não é recomendada para pessoas que tenham doenças contagiosas ou micose, e recomenda-se sentar sempre em uma toalha de algodão para evitar contato direto com os bancos e evitar que eles fiquem muito sujos com os resíduos corporais. Também não é recomendada para pessoas com pressão alta ou baixa e problemas de respiração.

Se você não se enquadra em nenhum destes casos, aproveite a maravilhosa sensação de relaxamento, desintoxicação e melhora da respiração que a sauna tem a oferecer!