Salas de jantar - inspiração e design de interiores | homify

Salas de jantar – fotos, inspiração e design de interiores

Qual é a sala de jantar perfeita?

A sala de jantar perfeita é aquela que traz uma sensação relaxante e acolhedora, e é ideal para receber convidados. Não há tamanho padrão ou layout para a sala de jantar perfeita, tudo o que importa é que ela atenda às necessidades dos donos da casa. A equipe de homify criou uma fantástica variedade de ideias para que todos sejam capazes de criar a sala de jantar perfeita para si.

Inspirações e ideias para a sala de jantar 

Aqui estão apenas algumas maneiras para extrair o melhor de sua sala de jantar. Em primeiro lugar, porque não pensar em um esquema de cores que englobe tudo, desde a cor das paredes até acessórios como luzes e toalhas para a mesa? Tons quentes de laranja, por exemplo, são ótimos para criar uma sensação afável e acolhedora, e podem ser complementados por móveis, luminárias e acessórios em geral, desde que sigam as cores de uma paleta amarela tradicional. Outra grande ideia para decorar a sala de jantar é pensar em uma peça central e trabalhar a decoração do ambiente em torno dela. Um belo lustre em formato de candelabro é um grande ponto focal para qualquer sala de jantar, por exemplo, assim como uma mesa cercada por um elegante jogo de jantar. Estas são apenas algumas dicas, no entanto, você ainda pode encontrar muito mais em homify.

Como eu crio minha sala de jantar? 

Há muitas coisas que você pode pensar ao projetar sua sala de jantar. Você quer um conjunto harmonizado de mobília, por exemplo, ou prefere criar uma sensação mais eclética? Quais os tipos de cores você deseja usar na decoração para a sala de jantar? homify tem uma riqueza de ideias de design de ambientes para você escolher, então por que não usar fotografias e ideias de homify para criar uma belíssima sala de jantar?

O que levar em conta ao projetar minha sala de jantar?

Garantir que há muito espaço para se movimentar e relaxar. É muito bom ter uma enorme e majestosa mesa no centro da sala, mas isso realmente será um obstáculo se os convidados precisarem se apertar em torno dela para chegar aos seus assentos. Na hora de decorar a sala de jantar, pense a respeito da luz, também, e quando o ambiente será utilizado com mais frequência. Faça uso de janelas que deixem a bonita luz do pôr-do-sol entrar, caso o espaço de refeições seja usado principalmente para jantares, ou coloque alguns itens de louça para o café da manhã numa disposição que receba a entrada da luz do sol no nascer do dia, se a sala de jantar também for utilizada com espaço para a primeira refeição do dia.

Quais cores devo escolher para minha sala de jantar?

Uma coisa a se pensar respeito disso é se a sala de jantar deve combinar com o resto da casa ou apartamento. Se assim for, a escolha de cores para a sala de jantar é simples: basta seguir o esquema da paleta utilizada na sala de estar. No entanto, também pode ser uma boa ideia dar à sala de jantar a sua própria identidade, para que ela se torne um espaço para refeições diferenciado em seu lar. Tons claros e pastéis suaves são perfeitos para dar um ar espaçoso e arejado, enquanto vermelhos vibrantes e tons fortes de marrom são bons para fazer qualquer sala de jantar aparentar-se confortável e acolhedora.

Dicas para decorar a sala de jantar

Uma vez que o esquema geral de cores foi determinado, acessórios como lâmpadas, caminhos de mesa, toalhas e almofadas podem ser escolhidos para complementar a decoração para a sala de jantar. O que poderia ser mais fácil? Pense sobre onde a luz do sol entrará em diferentes momentos do dia e posicione mesas e poltronas em lugares que possa captar a claridade, já as lâmpadas, deixe-as em lugares onde você precisará compensar a escuridão. O que deve ser levado em conta na compra dos móveis para sala de jantar é tentar imaginar como esse mobiliário contribuirá para a estética geral do ambiente, além de considerar se ele se encaixa bem dentro do espaço que você tem disponível. homify tem uma grande variedade de diferentes tipos de móveis para sala de jantar, por isso sempre há algo para agradar a todos os tipos de espaço para refeições por aqui. A mobília para sala de jantar é algo que pode sempre ser personalizado usando mantas e almofadas, então por que não combinar alguns móveis confortáveis com alguns desses acessórios?

Ideias de decoração para a sala de jantar pequena

Quando se trata de ideias para pequenas salas de jantar, homify tem sugestões para todos as extensões possíveis. Pequenas salas de jantar têm a vantagem transmitir uma aparência de aconchego, e usar uma decoração em tons vibrantes contribuirá para melhorar este efeito. Mas, para criar a sensação de um ambiente maior, substitua as cortinas pesadas por cortinas elegantes e opte por janelas maiores, com o intuito de captar a luz do sol em abundância. Decorar a sala de jantar utilizando tons claros, no que se refere a paredes e pisos, também ajudará a não deixar estes tipos de ambiente com uma aparência de lugar apertado. Pequenas salas de jantar muitas vezes tendem a ter um visual particularmente minimalista, então por que não verificar a inspirações minimalistas para estes ambientes presentes em homify?

Qual melhor estilo para minha sala de jantar?

Como criar: salas de jantar estilo campestre

Nada é mais caseiro do que uma tradicional sala de jantar em estilo campestre. Opte pela abundância de madeira e tijolos expostos para criar esse efeito, completando o cenário com uma suave malha em cores quentes. Uma grande mesa de jantar de madeira é uma necessidade para criar o efeito estilo campestre, e algumas fotos de paisagens rurais também podem contribuir para caracterizar ainda mais o ambiente. E por que não optar pelo efeito retrô completo, adicionando um imponente candelabro sobre a mesa de jantar, no lugar de utilizar um lustre elétrico?

Como criar: salas de jantar modernas

Pense a frente de seu tempo com as modernas salas de jantar! Salas de jantar em estilo moderno certamente contarão com ampla tecnologia de ponta, como sistemas de som para encantar seus convidados com uma boa música durante o jantar. Opte por sistemas de iluminação futuristas e elegantes, juntamente com um mobiliário contemporâneo para completar a aparência. homify tem uma gama fabulosa de mobiliário moderno para sala de jantar à sua escolha. As cores vibrantes como neons e a abundância em tons metálicos (em almofadas ou caminhos de mesa) são indispensáveis para a criação de uma moderna sala de jantar. Para um elegante toque final, escolha alguma obra de arte moderna para fixar nas paredes, ou talvez opte por uma nova escultura de um artista contemporâneo para ter como peça central de decoração sobre mesa, em sua moderna sala de jantar.

Como criar: salas de jantar estilo eclético

Salas de jantar ecléticas são ótimas para explorar diferentes facetas da personalidade dos donos da casa, além de conciliar antigas relíquias de família com artigos de brechós e modernos acessórios, todos de uma forma elegante. Misture e combine várias cores diferentes, por exemplo, adicionando a uma almofada em tom vermelho vibrante um detalhe em cor verde folha para obter um atraente efeito eclético. Não há como negar que uma sala de jantar eclética é um lugar alegre para estar. Este é aquele estilo onde sua criatividade pode ir além, por isso, se você se sentir atraído por um tema específico, como minimalista ou campestre, talvez optar pelo eclético acabe sendo mais a sua cara.

Como criar: salas de jantar estilo escandinavo

Com um simples mobiliário de madeira, designs suaves, cores arejadas e muita luz, as salas de jantar estilo escandinavo sempre trarão uma sensação de amplitude. homify tem belíssimas ideias para a sala de jantar escandinava à sua escolha, o que torna muito mais fácil reproduzir este estilo em ambientes de qualquer tamanho. Complete a sensação escandinava aprendendo a preparar algumas refeições norte-europeus para servir aos convidados! Povos escandinavos também são famosos por amar café de boa qualidade, de modo que a instalação de um espaço exclusivo para uma máquina de café acaba sendo uma outra ótima maneira dar a sua sala de jantar o ar elegante e jovial do estilo escandinavo. Belos objetos monocromáticos e módulos simples (muitas vezes posicionados em torno de espaços para plantas e folhas) são a essência de uma decoração para a sala de jantar escandinava.

Como criar: salas de jantar minimalistas

O estilo minimalista é um dos melhores e mais práticos ao se pensar em ideias para a sala de jantar. Então fuja da poluição visual e opte por algo mais clean, como paredes monocromáticas. Quando se trabalha com este design, também é possível adicionar algumas obras de arte minimalistas na mesa ou na parede. Uma mesa simples, algumas cadeiras no mesmo modelo e, talvez, um belo conjunto de toalhas seja tudo o que você precisa para criar uma sala de jantar minimalista. Não há necessidade de centenas de lâmpadas pequenas, tapetes, almofadas e assim por diante: esta é uma das mais simples ideias para a sala de jantar e realmente remete a algo moderno e jovial. Ideal para um apartamento que, mesmo pequeno, não deixa de ser um local de entretenimento para a família.