Salas de estar - inspiração e design de interiores | homify

Salas de estar

A sala de estar

Como deve ser a sala de estar perfeita? Cada um tem uma concepção diferente da sala dos sonhos. No entanto, há regras básicas que devem ser observadas para decorar e configurar a sala de estar de forma harmoniosa. Deve-se ter sempre em conta, em primeiro lugar, as condições características do espaço, mas, por outro lado, também se devem evidenciar as preferências pessoais de cada um, na hora de organizar o interior da sala de estar. De qualquer forma, a sala de estar deve ser aconchegante e refletir a nossa personalidade. Como decorar facilmente uma sala de estar: devemos ser criativos na escolha da decoração mas não esquecer que a sala deve estar em harmonia com o resto da casa. Vamos revelar algumas dicas para decorar a sala de estar, fazendo as escolhas certas e descobrir quais os elementos que devem ser tomados em conta para converter a sua sala de estar em seu cômodo ideal:

Ideias e inspiração para decorar as salas de estar

Do moderno ao clássico, do extravagante ao minimalista: na nossa seção Salas de Estar  existem inúmeras ideias e inspirações sobre como decorar uma sala para todos os gostos. A partir do momento em que encontre uma imagem da sua sala de estar preferida, com um único clique, você poderá adicionar esta imagem ao seu livro de ideias. Os livros de ideias, são um lugar para você armazenar a suas inspirações. A qualquer momento se pode adicionar ou excluir imagens e alterar manualmente a sua ordem. Adicionalmente, os campos de texto que estão predefinidos nos livros de ideias permitem que você inclua comentários pessoais aos seus projetos favoritos. Os livros de ideias já criados são armazenados automaticamente no seu perfil – assim as suas ideias para a sala de estar estarão sempre disponíveis!

Como posso decorar a minha sala de estar?

Na decoração para a sala de estar, existem vários estilos que podem ser utilizados. Dado que o espaço deve refletir principalmente a personalidade do seu proprietário. Primeiro é essencial que se consiga definir a nossa própria personalidade. Depois de esclarecer este ponto, podemos começar a tomar decisões sobre a pintura da parede, o revestimento do chão ou o mobiliário que se pretende utilizar. Quer apostar em cores vibrantes ou prefere cores suaves? Tão importante como a aparência, é a funcionalidade. Assim, antes mesmo de decorar a sala, se deve perguntar a si mesmo quais são as caraterísticas cruciais em uma sala de estar: conforto irradiante, amplitude e funcionalidade? É claro que esses diferentes requisitos podem ser combinados em um só espaço, no entanto, quanto mais precisa forem as ideias para decorar a sala de estar, mais fácil será a sua implementação em um projeto.

Que cor devo escolher para as paredes da minha sala de estar?

Antes de escolher as cores para a sua sala de estar, se deve considerar se há pretensão sem pintar a sala inteira ou apenas algumas partes. Nesse sentido, o tamanho da sala desempenha, em relação à cor, um papel crucial: enquanto as cores pastel são mais adequadas para salas pequenas, as cores vibrantes são mais adequadas para salas de estar grandes, dado que a incidência da luz solar pode atribuir tons diferentes à cor das paredes. O ideal é testar a cor desejada inicialmente em pequenas áreas e observar durante o dia se o efeito é satisfatório.

Que tipo de pavimento escolher para a minha sala de estar?

Para o revestimento do chão das salas, há uma grande variedade de opções de design. Enquanto a madeira tem um efeito acolhedor e simpático, as cerâmicas irradiam elegância e são muito fáceis de limpar. Os tapetes, por outro lado, podem ser facilmente substituídos e têm a vantagem de manter os pés quentes. A escolha, em última análise, é uma questão de gosto e depende das condições da sala de estar. Antes de optar por um determinado tipo de pavimento, devemos questionar que efeito se deseja alcançar e qual o efeito que se pretende obter: deve a sala transpirar conforto e paz ou atuar como apenas mais um cômodo comum da casa?

Qual o estilo de decoração de sala mais combina comigo?

Seja rústico, moderno ou minimalista, o estilo revela muito sobre o caráter de cada pessoa. Mais uma razão para sabermos exatamente quais são as nossas preferências. O estilo da nossa sala de estar deve ser discreto ou ser o centro das atenções? Quais áreas mais devemos destacar? Não importa qual for a sua aposta ou preferência em termos de design, o importante é que se enquadre em sua personalidade.

Como posso decorar a minha sala de estar?

Os acessórios são os elementos ideais para enfatizar certos aspectos. Como geralmente os elementos decorativos são mais facilmente substituíveis do que os móveis, eles podem trazer as últimas tendências para dentro da sala de estar, sem a necessidade de grandes alterações. E os acessórios devem combinar com o restante da sala de uma forma prática e sem a necessidade de grandes mudanças.

Dicas sobre como decorar uma sala de estar:

Se queremos decorar a nossa sala, devemos entender que o mobiliário na maioria dos casos não é fácil de mudar, por isso  é necessário se pensar no futuro, nas consequências que a aquisição de certos móveis podem acarretar no futuro. O nosso conselho: invista no clássico! Usando mobiliário básico, podemos facilmente adaptar a nossa sala para que esta esteja sempre atualizada. Antes de começar a procurar o mobiliário adequado, é preciso levar em consideração, as caraterísticas da sala de estar. É um espaço grande ou pequeno? É iluminada ou escura? O resto da decoração é simples ou ornamentada? Ao responder a estas questões, obterá uma imagem mais clara do tipo de mobiliário que a sua sala de estar requer.

Salas de estar campestres

Tecidos suaves, cores creme e padrões clássicos – O estilo campestre respira conforto. O elemento mais importante deste estilo é a madeira, sem dúvida. Não importa se estamos perante uma mesa de centro ou um aparador – a madeira não pode faltar em nenhuma sala de estar de estilo campestre. Em termos de decoração, os pequenos detalhes desempenham um papel importante: desde a almofada estampada, aos quadros até às velas.

Salas de estar minimalistas

Linhas direitas e cores simples. Em uma sala de estar minimalista, o mobiliário deve ser reduzido ao essencial. Fiel ao lema menos é mais, se deve verificar de vez em quando se é necessário reorganizar os elementos decorativos. Dessa maneira, é importante deixar espaço suficiente para a arrumação; quanto mais integrado e funcional, mais fácil será organizá-lo. Quanto ao chão, teto e paredes, deve sempre permitir a sobra espaço para realçar o concreto e o vidro.

Salas de estar clássicas

Uma sala de estar clássica tem um padrão de design elegante e intemporal. Em vez de cores chamativas nas suas paredes ou peças de mobiliário pouco comuns, esse estilo pede peças clássicas e simples. A combinação típica consiste em uma mistura de tons pretos e brancos e de várias tonalidades de cinza. Isto porque, quando se criam salas de estar clássicas, o objetivo é criar uma sensação de harmonia, que só é alcançada quando se consegue uma interação entre o chão, a cor das paredes, os móveis e os elementos decorativos.

Salas de estar ecléticas

Para quem considera a decoração simples pouco atraente com o tempo, o ideal é optar por uma sala de estar eclética. Não há limites no que diz respeito a cores, formas e padrões, a imaginação não tem limites. Para utilizar o estilo eclético em uma sala de estar é altamente recomendável que não se tenha aversões a inconsistências de estilos. Por outro lado, a mistura de cores e padrões são mais que bem vindas. Um tapete étnico ao lado de um sofá Chesterfield ou uma parede com grafite atrás de um sofá xadrez – porque não? No conceito eclético há apenas uma regra de estilo: é permitido aplicar tudo o que gostamos – quanto mais colorido e chamativo, melhor!

Salas de estar rústicas

Se tivermos que descrever o estilo rústico em duas palavras, seria: sem luxos. A madeira é o elemento mais importante e assim é essencial em todos os detalhes, desde sua projeção a decoração de salas rústicas. Com móveis rústicos se cria um ambiente mais acolhedor e sem complicações. Desta forma, se deve ser prudente ao utilizar elementos decorativo – a funcionalidade deve ser a prioridade.

Salas de estar modernas

As salas de estar modernas são as que seguem as últimas tendências. Se optarmos por uma sala moderna, temos de aceitar e levar em conta a mudança ao passar do tempo, não só a nível de gosto pessoal, mas também de variações nas tendências de decoração. Para ter uma sala de estar que se adapte às últimas tendências, é aconselhável apostar em linhas clássicas e ir alterando aspectos parciais como o papel de parede, o tapete ou fotografias da parede e etc.

Salas de estilo industrial

Para se projetar  salas de estar de estilo industrial, se deve levar em conta certas condições básicas, como uma planta plana e aberta – no melhor das hipóteses, um loft ou uma antiga fábrica. Os materiais mais caraterísticos são o tijolo e o cimento, mas também o uso do branco, preto e cinza. Geralmente, o estilo industrial é frio e simples, mas pode-se atenuar esse fato com o uso de tapetes, almofadas, cortinas e outros elementos decorativos.

Salas de estar escandinavas

O design otimizado é o epítome da Escandinávia. Uma sala de estar estar escandinava é marcada pelo uso do branco e por todos os tons de cores pastel, mas também pela presença de formas geométricas e da madeira no seu estado natural. O estilo escandinavo sugere uma decoração delicada e tons suaves em suas paredes e elementos decorativos. O ideal é evitar uma mistura de outros estilos em um ambiente de decoração predominantemente escandinava.

Salas mediterrâneas

Quando se pensa em uma sala mediterrânea, a primeira coisa que nos vem imediatamente à cabeça é pavimentos em terracota e combinações de diferentes tons e texturas de castanho. O design de interiores para a sala de estar mediterrânea se baseia nas características dos países Mediterrâneos como a Itália, a Espanha e a Grécia. Devido ao clima quente e à proximidade com o mar, materiais como pedra natural e cores como o branco e o azul também têm um papel essencial nesse estilo de decoração. Quanto à seleção do mobiliário, aos têxteis e à pintura das paredes se deve levar em conta um estilo de vida muito especial: a Dolce Vita.

Decorar salas de estar pequenas

Decorar salas de estar pequenas pode ser um verdadeiro desafio. Com a abordagem adequada, os metros quadrados não terão qualquer influência sobre o quão acolhedor e confortável a sala de estar será. Como princípio, em salas de estar pequenas, deve ser evitado o uso de um design atrevido e a utilização de cores vibrantes que retiram a sensação de amplitude do espaço. Preferencialmente sugerimos o uso de cores suaves e claras e a seleção de móveis nos mesmos tons do piso ou das paredes, causando uma ilusão ótica que compensará a falta de espaço de uma forma discreta.