Salas de estar - inspiração e design de interiores | homify

Salas de estar – fotos, inspiração e design de interiores

  1. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  2. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?

Milhares de ideias e inspirações para decorar salas de estar

Do moderno ao clássico, do extravagante ao minimalista: aqui na homify existem inúmeras ideias e inspirações sobre como decorar uma sala para todos os gostos. A partir do momento em que encontrar uma imagem da sua sala de estar preferida, você poderá adicionar esta imagem ao seu livro de ideias. Os livros de ideias são um lugar para você armazenar a suas inspirações. A qualquer momento se pode adicionar ou excluir imagens e alterar manualmente a sua ordem. Adicionalmente, os campos de texto que estão pré definidos permitem que você inclua comentários pessoais aos seus projetos favoritos. Os livros de ideias já criados são armazenados automaticamente no seu perfil – assim as suas inspirações para a sala de estar estarão sempre à um clique!

Como criar a decoração perfeita para a minha sala de estar?

Cada um tem uma concepção diferente da sala dos sonhos. No entanto, há regras básicas que devem ser observadas para que a decoração e a configuração de uma sala de estar seja feita de forma harmoniosa. Deve-se ter sempre em conta, em primeiro lugar, as condições características do espaço, mas, por outro lado, também devem se destacar as preferências pessoais de cada um na hora de organizar o aquele ambiente.

Na decoração para a sala de estar, existem vários estilos que podem ser utilizados. Primeiro é essencial que se consiga entender e definir a própria personalidade. Depois de esclarecer este ponto, podemos começar a tomar decisões sobre a pintura da parede, o revestimento do chão ou o mobiliário que se pretende utilizar. Quer apostar em cores vibrantes ou prefere cores suaves?

É bom ter em mente que tão importante como a aparência, é a funcionalidade. Isso significa que nada adianta ter um móvel incrível para esconder todos os eletrônicos se a sua sala for pequena, por exemplo. Tire todas as medidas antes de sair comprando a mobília e tenha muita atenção: menos é mas, neste caso.

Quais móveis escolher?

Sofás muito grandes acabam deixando a aparência da sua sala de estar bastante pesada, assim como móveis que vão do teto ao chão abarrotados de elementos. Invista em um sofá confortável, mas de cor neutra e com braços estreitos, caso a sua sala não seja lá das maiores. Não entulhe e aposte em itens práticos, que podem ser mudados de lugar como pufes, mesas retráteis e bancadas baixas para a televisão, como racks.

Se a sua sala de estar for realmente pequena, livre-se da mesinha de centro e utilize banquetas no lugar. Painéis cobrem perfeitamente os fios da tv, enquanto prateleiras e nichos flutuantes deixam o ambiente leve. Prefira tons neutros e deixe as cores ousadas para acessórios, almofadas e plantas. Uma parede apenas pintada em tom diferente também dá outro ar à sala de estar!

Que cor devo escolher para as paredes da minha sala de estar?

Antes de escolher as cores para a sua sala de estar, se deve considerar se há pretensão sem pintar a sala inteira ou apenas algumas partes. Nesse sentido, o tamanho da sala desempenha, em relação à cor, um papel crucial: enquanto as cores pastel são mais adequadas para salas pequenas, as cores vibrantes são mais adequadas para salas de estar grandes, dado que a incidência da luz solar pode atribuir tons diferentes à cor das paredes.

O ideal é testar a cor desejada inicialmente em pequenas áreas e observar durante o dia se o efeito é satisfatório. Geralmente, cores neutras como o bege, marrom ou cáqui são sem erro, mas salas coloridas ainda podem levar um toque de amarelo, azul ou verde escuro por exemplo! Se você quer criar um ambiente acolhedor, aposte em tons quentes e revestimentos como a madeira.

Que tipo de pavimento escolher para a minha sala de estar?

Para o revestimento do chão das salas há uma grande variedade de opções de design. Enquanto a madeira tem um efeito acolhedor e simpático, a cerâmica irradia elegância e é muito fácil de limpar. Os tapetes, por outro lado, podem ser facilmente substituídos e têm a vantagem de manter os pés quentes. A escolha é uma questão de gosto e depende das condições da sala de estar. O clima também deve ser levado em consideração.

Antes de optar por um determinado tipo de pavimento, devemos questionar que efeito se deseja alcançar e qual o efeito que se pretende obter: deve a sala transpirar conforto e paz ou atuar como apenas mais um cômodo comum da casa?

Casas e apartamentos com sala de estar integrada à sala de jantar podem brincar neste momento, escolhendo diferentes materiais e cores de piso para diferenciar a funcionalidade dos ambientes, ou ainda rebaixando o nível da sala de estar. Para o inverno essa ideia é perfeita, uma sala baixinha com lareira e televisão é perfeita para um domingo em família!

Observações para casas com crianças

Outros detalhes são muito importantes dependendo da rotina e de quem habita dentro da casa. Quem tem criança pequena deve tomar atenção redobrada com tomadas, quinas e objetos pontiagudos.

Elementos decorativos muito frágeis e que podem se quebrar e machucar – como por exemplo, vidros, cristais ou espelhos – devem ser banidos ou estrategicamente posicionados no alto.