Quartos - inspiração e design de interiores | homify

Quartos

O quarto – um lugar de paz

No mundo agitado de hoje, seu quarto deve ser um oásis de calma, algum lugar para escapar das exigências do trabalho ou da família, um retiro para leitura silenciosa, assistir televisão e, é claro, um lugar para dormir. Uma cama confortável deve ser o ponto de partida quando se pensa em designs quarto. Esta peça muito importante da mobília do quarto pode expressar sua personalidade e se destacar diante das demais, bem como assegurar que você tenha uma boa noite de sono.

Onde posso encontrar ideias e inspirações para o quarto?

O seu estilo de quarto pode ser encantadoramente feminino, rústico inglês, exclusivamente masculino ou romântico. Você pode gostar das linhas elegantes do moderno design escandinavo ou dos babados e rendas de um quarto chateau francês. Seja qual for o seu gosto, a seção quarto de homify traz para você algumas ideias de decoração e inspirações. Quando encontrar algo que goste salve-o em seu livro de ideias, adicione notas ou lembretes e construa uma página de recados com ideias para o quarto. Seu livro de ideias será armazenado com segurança neste site, para que você possa atualizá-lo sempre que quiser.

Qual é o design de quarto certo para mim?

Para encontrar inspiração para o quarto perfeito, primeiramente considere as atividades que serão realizadas nesse ambiente. Se dormir é a ocupação principal, então, concentre-se em camas e escolha o maior tamanho que confortavelmente se encaixe no espaço. Se você também quiser usar o espaço para leitura e escrita, adicione uma poltrona ou uma área de trabalho que complemente a decoração do quarto. Outros fatores a considerar são a forma e o tamanho do seu quarto, a posição das janelas e a entrada da luz do sol. Você quer seguir com as linhas elegantes de um mobiliário para decorar o quarto estilo moderno ou você prefere misturar e combinar os itens antigos e novos, coletando peculiaridades que expressem sua personalidade? Pense sobre o investimento para o projeto de seu quarto a longo prazo. Se você for ousado e extravagante agora, será que suas ideias para o quatro permanecerão as mesmas em quatro ou cinco anos?  

Dicas para decorar o quarto:

Ao pensar em ideias para o quarto decida se você quer um esquema único de cores ou se será possível mesclar um pouco. Roupas de cama deslumbrantes cobertas por cores e desenhos extravagantes contrastam com parede do quarto e pavimentos em tons mais suaves, enquanto uma parede mais ousada é perfeitamente harmonizada com um tecido de linho branco. Escolha algumas cores para cortinas, almofadas e acessórios menores que possam ser substituídos com mais frequência para dar a seu quarto uma forma simples de atualização. A inspiração para o quarto perfeito envolve pensar sobre a mensagem que você deseja transmitir com o seu mobiliário. Será que você vai optar por algo simples, clean e linear ou preferirá curvas mais acentuadas e ousadas? Seja criativo com o seu layout de mobiliário. Tente manter a cama no centro de um grande quarto para criar uma área de trabalho na parte de trás dela, ou posicione-a em um canto para dar uma aparência fora do eixo.

Quais as cores para quartos são ideais para mim?

Decorar o quarto proporciona a oportunidade perfeita para que você escolha suas cores favoritas e papéis de parede. Para garantir uma noite de sono tranquila, escolha cores suaves e relaxantes, como cinza claro, salmão, verde pálido ou azul céu. Use roupa de cama, cortinas, luminárias e enfeites para introduzir detalhes em cores vibrantes. Se uma cor realmente agrada a você, utilize-a por todo o seu quarto numa variedade de tons, texturas e estampas. Travesseiros empilhados na cama também são ótimos para explorar suas cores favoritas. Tente combinar estampas grandes e pequenas em desenhos florais e geométricos para obter uma perfeita apresentação.

Que tipo de piso devo colocar no meu quarto?

O tipo de piso de seu quarto é a primeira e última coisa que seus pés tocam todos os dias e, por isso, você deve se sentir confortável com ele. Carpetes são sempre suaves e mantém o ambiente quente, além de serem uma boa maneira de trazer cor para decorar o quarto. Ele também fornece um bom isolamento contra o ruído e correntes de ar. A beleza natural do piso de madeira coberto com tapetes coloridos é uma outra maneira de dar ao seu quarto um olhar personalizado. O revestimento de madeira é também um isolante eficaz para o ruídos e calor e, quando recebe cuidados apropriados, pode durar por muitos anos.

Que tipo de acessórios de quarto são ideais para mim?

Acessórios são a maneira perfeita de expressar sua própria personalidade em um quarto. Acessórios de decoração do quarto, tais como luminárias, almofadas e enfeites são mais baratos para serem substituídos do que móveis, por isso, quando a moda ou o seu humor mudarem, eles podem ser atualizados. Escolha algumas peças que complementam sua mobília do quarto e expressam quem você é, para criar um efeito singular sem deixar o seu quarto com aparência de desordem.

Como faço para mobiliar um quarto pequeno?

Pensar em ideias inspiradoras para mobiliar um quarto pequeno pode ser um desafio. Um truque é usar uma paleta de cores suaves para criar uma ilusão do espaço, junto com leve iluminação e sutis estampas em sua roupa de cama. Ou, para uma aparência mais dramática, ser ousado e decorar o quarto inteiro em uma cor vibrante, ou ainda, utilizar o recurso de cobrir apenas uma divisória com papel de parede do quarto. A inspiração para o quarto com espaço bem aproveitado envolve a utilização de listras, que também cria uma ilusão de largura e altura em ambientes menores. É importante manter pequenos quartos organizados, por isso seja criativo com suas soluções de armazenamento, talvez optando pela instalação de um conjunto de prateleiras em torno de sua cabeceira, para deixar livre outros espaços. Outra opção é usar módulos simples, como criados-mudos, e instalar as lâmpadas na parede do quarto.

Quartos claros

Quartos claros são ambientes simples para se personalizar. A cor branca realmente amplia uma sala, criando uma sensação de espaço e trazendo luz em áreas mais escuras. A decoração do quarto em branco é perfeitamente adequada para os ambientes menos utilizados, tais como quartos de hóspedes. Se você quer seguir com algo totalmente branco, utilize tábuas de madeira para combinar e, em seguida, adicione texturas como rendas e bordados em roupas de cama ou escolha uma vistosa colcha em tricô. Para evitar a aparência de consultório, insira um toque de cor utilizando uma cadeira de descanso, uma almofada colorida, colchas ou um quadro que chame a atenção. Madeira escura ou mobiliário em pinho combinam perfeitamente com a decoração do quarto em branco, adicionando cor e calor. O branco é um grande tema para casas à beira-mar, uma vez que harmonizam muito bem com cores e listras dos acessórios náuticos.

Quais papeis de paredes e tintas devo usar no quarto?

As cores escuras encolhem um quarto, enquanto paletas mais pálidas trazem sensação de amplitude. O azul é uma cor tranquila, tida como calmante natural para retardar o ritmo cardíaco e reduzir a pressão arterial. Impressões grandes de gravuras, imagens e listras coloridas resultam em paredes marcantes, atrás ou em frente à cama. Combine as cores com sua roupa de cama ou escolha um elemento da paleta utilizada nas paredes para repeti-lo em seus acessórios. Seja criativo renove algum móvel antigo cobrindo-o com a mesma estampa utilizada no papel de parede do quarto. Outras ideias para o quarto: prateleiras revestidas com cores vibrantes, utilização de papel de parede para demarcação de diferentes zonas quarto ou, para algo realmente ousado, aplicação de papel de parede no teto.


Guia de estilo para projetar e decorar o quarto

Como criar: quartos modernos

Quartos estilo moderno não apresentam desordem, utilizam linhas limpas e fundos neutros, compensando com acessórios e iluminação em cores vibrantes e padrões abstratos. Manter a parede do quarto branca permite mais flexibilidade com mobiliário e acessórios. Camas baixas contemporâneas e cadeiras estilo retrô, como uma sugestão da década de 1950, são ideias para o quarto perfeitas para dar-lhe uma aparência mais moderna. Como um toque inesperado, tente usar estampas de animais e texturas em cores menos comuns

Como criar: quartos de estilo campestre

Muitas mobílias em padrões clássicos são perfeitas para quartos estilo campestre, além de resistentes e duráveis. Use estampas florais para dar um toque de cor aos estofados ou, para uma aparência totalmente ousada, escolha um detalhe campestre e repita-o por todo o ambiente. Nesse sentido, mesclar a estampas das cortinas com as da cama também é eficaz. Se o teto for alto, a iluminação feita por meio de lustres estilo candelabro trará um ar de campo ao ambiente. Crie uma lareira para decorar o quarto utilizando um criativo revestimento. Também é possível ter uma decoração do quarto elegante em um estilo campestre, utilizando móveis refinados em carpintaria, colchas que imitam retalhos estilo patchwork e seus acessórios favoritos.

Quartos de estilo industrial

Perfeito para a vida urbana moderna, os quartos industriais abrangem elementos da cidade como tijolo vermelho, aço escovado e plástico moldado para uma estética de design que é precisa e funcional. Embora geralmente associada a grandes apartamentos ou lofts, este estilo também pode trazer um interessante conjunto de texturas para pequenas propriedades. Cinza e preto são as cores dominantes, camas e outros itens de mobiliário são simples e minimalistas, persianas são muitas vezes preferidas às cortinas. É masculino por mais duro que seja, mas é um estilo que dá uma sensação de jovialidade e brilho com coloridas peças de design contemporâneo ou pinturas de grandes dimensões.

Como criar: quartos de estilo industrial

Quartos estilo industrial são encontrados em espaços como lofts e muitas vezes são uma parte integrante de um espaço maior. Se este for o caso, utilize móveis e biombos para criar uma sensação de privacidade. Peças utilitárias de móveis e acessórios em aço inoxidável combinam bem com madeira envelhecida e alvenaria, em preto e branco, cinza ou monocromático. Pisos de concreto podem ser polidos e tapetes em desenhos abstratos ou que imitam de pele de animal podem ser usados para adicionar toques de cor. Coloque obras de arte coloridas na parede do quarto e cubra as janelas com grandes cortinas brancas de vel. Se você tiver espaço, seja criativo e decore ainda mais. Tente criar uma área de trabalho estilo mezanino acima da cama, com acesso por uma escada de metal.

Como criar: quarto de estilo rústico

Edredom pesado e colcha de retalhos são perfeitos para quartos de estilo rústico. Mobiliário vintage em madeira natural ou uma aparência de desgaste funcionam perfeitamente, desde que a intenção seja manter uma sensação de calor e acolhimento. Use camas tradicionais de madeira ou camas simples em metal, harmonizadas com colchas coloridas drapeadas. Utilize cestos de vime para o guardar objetos, cores no tom terra para os pisos e cortinas brancas e esvoaçantes nas janelas.

Como criar: quartos de estilo escandinavo

Quartos de estilo escandinavo são funcionais e discretos, mas muito aconchegantes. Escolha tons suaves e selecione muito bem alguns móveis em madeira clara. Mantenha acessórios simples e destaque a cama com edredons e colchas pesadas. Acessórios em branco e azul mantêm o visual discreto, juntamente com tapetes em tons terra. Inclua um fogão a lenha ou utilize revestimento em madeira em uma das paredes.