Quarto infantil – inspiração e design de interiores

  1. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  2. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  3. APARTAMENTO FUNCIONÁRIOS III: Quarto infantil  por Gislene Lopes Arquitetura e Design de Interiores
    Premium
  4. Quarto Filha : Quarto infantil  por Renata Basques Arquitetura e Design de Interiores
    Premium
  5. Quarto Filha 2 : Quarto infantil  por Renata Basques Arquitetura e Design de Interiores
    Premium
  6. Sala de Ballet da menina: Quartos das meninas  por IZI HOME Interiores
    Premium

Ideias para quartos infantis – um lugar para sonhar

Quartos de criança são muito mais que um lugar para dormir, mas um ambiente para que elas se inspirem, estabeleçam a sua própria identidade, brinquem, estudem e sonhem. Ao criar o quarto perfeito para uma criança, o projeto deve levar em consideração suas preferências pessoais, o espaço disponível e a possibilidade de adaptação deste espaço quando a criança crescer. A aparência geral deve estar em sintonia com o estilo da casa para criar harmonia por toda parte. O planejamento cuidadoso assegura que o efeito desejado seja obtido no futuro, assim como um ambiente moderno e encantador, ou um rico espaço que estimule a imaginação. 

Ideias e inspiração para quartos de criança 

Saber por onde começar pode ser a parte mais difícil de projetar quarto perfeito das crianças. homify oferece dicas interessantes inspiração para quartos de criança em seu website. Um moderno berçário ou quatro para crianças, por exemplo, pode ser elegante sem deixar de ser divertido e acolhedor. Fácil para sofrer adaptações, é projetado para ser totalmente atemporal. Recursos como cortinas, imagens e iluminação podem ser substituídos, e a mobília do quarto das crianças reformada ou atualizada, de modo que o ambiente evolua, acompanhando o crescimento da criança. 

Como faço para decorar um berçário? 

Ao considerar ideias de decoração para berçários, é aconselhável que se planeje um ambiente adaptável para quando a criança crescer. Por exemplo, paredes pintadas são mais fáceis de atualizar do que papel de parede. Paredes cobertas por cores luminosas e adesivos dão um brilho especial ao quarto, estimulando a mente do bebê, além de ser algo facilmente removível. Também é possível cobrir as janelas com cortinas ou persianas que bloqueiam a luz – sempre utilizando tons pastéis ou padrão impresso que se adeque ao estilo do berçário. Ao selecionar e instalar o berço e os armários, lembre-se que, no futuro, este mobiliário infantil deve poder ser movimentado ou substituído para que o berço dê lugar a uma cama, sejam adicionados guarda-roupas mais espaçosos e módulos extras para brinquedos e livros. 

Como faço para projetar quartos de jovem? 

Quando a criança amadurece e se torna um adolescente, é uma boa ideia consultá-lo (a) antes de ir adiante com um projeto. Inspirar-se em seus gostos pessoais e preferências pode gerar ideias para quartos de jovens. A dica é optar por um projeto maduro e assegurar que o espaço e suas necessidades pessoais sejam respeitados. Se a intenção for utilizar o mobiliário infantil existente, é possível repaginá-lo lixando-o, envernizando-o ou pintando-o com uma cor neutra. Considere, ainda, que todo adolescente precisa de uma parede para pendurar seus pôsteres. Se houver espaço disponível, instale também uma mesa de estudo. Para o adolescente que gosta de receber amigos, que tal a instalação de um confortável sofá? Remova os brinquedos do quarto, e encontre prateleiras adequados para os livros e armazenamento de pertences pessoais. Como ideia para quarto de meninos, sempre leve em consideração a utilização de suas cores favoritas. Por exemplo, tecidos em tons terra com detalhes escuros, combinando com a mobília em tons neutros, podem ser uma ótima escolha. Se para orientar o planejamento for adotado um tema, escolha o que melhor se adapte o passatempo favorito do adolescente, como música, jogos de computador, ou esportes. Da mesma forma, ideias para o quarto de meninas devem inspirar sua personalidade. Por exemplo, uma adolescente pode preferir um estilo com cores fortes, almofadas decoradas e mobílias revestidas por gravuras, ou talvez ela prefira um olhar feminino e elegante, como paredes em lavanda em harmonia com uma mobília na cor branca, como uma tradicional penteadeira. 

Inspiração para quartos de criança 

Ao considerar ideias para quartos de criança, é importante focar na criação de um cenário ideal para estimular a criatividade e potencial dessa criança, incentivando-a a crescer com ideias e estimulando-a com a atividade certa. Bem como decorar o quarto em um tema remeta à infância, também é importante adicionar outros artigos de interesse, tais como iluminação de temática náutica, desenhos, ou até mesmo uma caixa de brinquedos no formato de um pirata de madeira. Para uma menina, rosa ou roxo podem ser suas cores favoritas. Incorpore funcionalidades ao projeto, tais como a utilização de uma cama com uma cabeceira alta, véus drapeados, abajures e uma estante para livros que esteja em sintonia com um tema de conto de fadas. Desta forma, o quarto será transformado de um lugar apenas para dormir a um ambiente no qual a criança mergulha em um verdadeiro mundo de fantasia. 

Qual cor devo utilizar na decoração para quartos de criança? 

Uma criança deve se sentir confortável em seu quarto, por isso é importante escolher as cores que lhe agradem – ou tentar harmonizá-las, se necessário. Se uma criança prefere roxo escuro, isto pode criar um efeito sombrio. Para um quarto grande, ainda é possível cobrir uma parede toda com a cor roxa. Em outros casos, é possível pintar as paredes em uma cor com um tom próximo, como o lilás, e adicionar detalhes em tecidos na cor roxa. Já para um estilo eclético, o uso da cor não tem limites; caso contrário, também é possível escolher as cores favoritas e harmonizá-las adequadamente. Para uma sensação de luminosidade e frescor, escolha tons de branco ou pastel. Inserir e explorar a cor por meio do uso inteligente de recursos extras, como tapetes e gravuras, são boas ideias para quartos de criança. 

Qual piso é o mais adequado para quartos de criança?

Existem inúmeras opções para piso ao se pensar na decoração para quartos de criança, e a melhor opção pode ser sempre a que mais lhe agrada. Um carpete é macio e alto pode amortecer uma queda, caso a criança tropece, por exemplo. O que acaba também sendo ideal para climas mais frios. No entanto, o lado negativo é que o material pode sujar e manchar e sua substituição trabalhosa, já que envolve a movimentação de todo o mobiliário infantil do quarto. Pisos de madeira podem ser bastante atraentes, embora exijam pinturas regulares, reformas ou envernização para manter sua aparência. Já o piso laminado possui uma aparência moderna, embora seja frio para se caminhar sem calçados. Portanto, se acabar optando por tábuas de madeira ou piso laminado, considere a utilização de um tapete em tons de terra, como magenta, verde ou bege, para obter ambiente mais acolhedor, ou escolha um tapete com estampa mais arrojada e adicione uma fusão de cores no quarto da criança. 

Qual tipo de decoração combina mais com o meu filho? 

Ao escolher um estilo de decoração que mais se combine com uma criança, opte por cores, acessórios e temas que sejam mais sensíveis a ela. Isso pode estar expresso em seus livros favoritos, programas de TV, jogos, animais e cores. Por exemplo, uma jovem que é particularmente sensível a animais de fazenda se identificará mais com um quarto onde o tema country está incorporado no design, como uma parede decorada com gravuras de ovelhas, roupas de cama com desenhos de porquinhos e um abajur em forma de animal. Se for um adolescente e ele gostar da cor preta, por exemplo, o estilo clássico para quartos de jovem pode ser ideal. Neste caso, a dica é pintar as paredes branco e adicionando detalhes em preto. 

Como transformar quartos de criança em quartos de jovem? 

A poucos passos simples podem transformar quartos de criança em quartos de jovem. Se o quarto é grande o suficiente, um adolescente irá gostar de ter sua cama de solteiro substituída por uma de casal. Renove todas as paredes com suas cores favoritas, e reforme ou substitua a mobília do quarto. Brinquedos e livros antigos devem ser retirados do quarto, embora manter alguns poucos favoritos também possa dar um ar retrô e divertido ao ambiente. Com a evolução dos estudos, talvez seja necessária a instalação de novas estantes para os livros, enquanto a caixa de brinquedos deixa de existir. Para os últimos ajustes, substitua roupas de cama, cortinas, tapetes e luminárias infantis. 

Configurando um pequeno quarto de criança 

Ao projetar um pequeno quarto de criança, é essencial utilizar o espaço disponível de forma eficaz. O uso de cores, módulos, recursos de iluminação e mobiliário infantil podem criar um efeito de espaço amplo e arejado. Cor branca, tons pasteis e um delicado papel de parede farão o quarto parecer maior, enquanto as cores escuras e grandes estampas arrojadas o farão parecer ainda menor. O posicionamento estratégico de um espelho reflete luz ao redor da sala e cria um efeito de espaço e luminosidade. Evite imagens grandes e, ao invés disso, escolha uma seleção de pequenas gravuras emolduradas para a parede. Opte por piso laminado com um pequeno tapete ao centro, ou escolha um carpete neutro, com cores claras como creme ou bege. Janelas com cortinas de rolo transmitem uma sensação clean, além de liberar a parede. Berços e camas sob medida podem ter adaptadas a elas gavetas para roupas e estantes para brinquedos e livros, assim como um pequeno guarda-roupas, uma mesa para estudos ou um banquinho, quando instaladas no alto. Evite aparência poluída num quarto pequeno optando por armários com portas. E evite mobílias exageradas para o quarto de crianças, pois isso pode sobrecarregar o espaço. 

Qual melhor estilo para as crianças? 

Ao escolher um estilo particular para decoração para quartos de criança, lembre-se de que este será o reflexo de sua personalidade e preferências pessoais. No entanto, também é importante que a inspiração para quartos de criança transmita harmonia e equilíbrio, assegurando que o estilo escolhido esteja em sintonia com o resto da casa.

Clássico

Quartos de criança em um design clássico mantém uma aparência atemporal elegante e sofisticado. Para conseguir um quarto infantil clássico, lembre-se que cada peça do mobiliário, acessórios e tecidos devem se complementar, com o intuito de criar um equilíbrio elegante. Evite uma mistura de mobília em diferentes cores e desenhos. Opte por tons neutros para a cor da parede principal, como branco ou creme, e considere adicionar sutis tons de realce em cinza, verde ou amarelo. 

Moderno 

Um estilo moderno é facilmente adaptável e é, portanto, uma escolha atraente para decoração para quartos de criança. Deve ser elegante a ponto de criar um ambiente confortável e descontraído, sem ser escasso ou superlotado de mobiliário infantil. Seguindo as regras de decoração – onde menos é mais, um quarto infantil moderno é extremamente fácil de ser atualizado, com a simples substituição de seus itens, como berço, tapetes, gravuras e tecidos (tais como cortinas e roupas de cama infantis). 

Eclético 

Para aqueles que gostam de ousar com diferentes cores, texturas e formas, a concepção de um quarto infantil eclético pode ser a melhor opção. Crie um ambiente que desafia as fronteiras convencionais e incentiva a criança a abrir sua imaginação. Por exemplo, escolha roupa de cama inspirada na ousada paleta color block, adicionando cortinas infantis floridas, gravuras de animais e um tapete estilo asteca. Já o mobiliário infantil pode ser pintado e decorado com gravuras. 

Escandinavo

Ideias para quartos de criança ao estilo escandinavo é algo muito popular, atualmente. Para conseguir esse efeito, opte por tons terra e os utilize com moderação – deixe que o mobiliário infantil e os acessórios também façam esse trabalho. Escolha móveis simples, de madeira e em formas geométricas para o quarto das crianças. Os demais itens do quarto também devem ser em material natural, para dar uniformidade ao ambiente. Por exemplo, um abajur com base de concreto daria um ar de quarto infantil escandinavo e também seria algo inovador e interessante. Para manter o ambiente com um ar acolhedor, opte por utilizar um tapete que lembre pele de animal.