Portas: Ideias, Fotos, Modelos e Design | homify Portas: Ideias, Fotos, Modelos e Design | homify

Portas: Ideias, Fotos, Modelos e Design | homify

Quais os principais tipos de materiais para portas

As portas têm grande importância para valorizar uma casa ou apartamento. Entretanto, mais do que isso, elas devem oferecer funcionalidade e conforto seja em ambientes internos ou externos.

Por isso, é fundamental entender as características próprias de cada material, bem como suas vantagens ou desvantagens.

Madeira

São considerados os modelos favoritos para o lar. Muito utilizadas para portas interiores ou exteriores, são encontradas em uma ampla gama de desenhos, variando de opções modernas às clássicas.

Os preços sofrem bastante variação conforme o tipo de material, o tamanho da porta, sua espessura e o desenho aplicado. Devem receber acabamentos impermeabilizantes se utilizadas como portas externas.

Aço

Ótimas para exteriores, já que garantem excelente resistência à ação do tempo. Demandam manutenção contínua para que não fiquem com aspecto ultrapassado. São imponentes e muito seguras.

Seu preço é considerado elevado com relação aos outros modelos. Quando instaladas em cidades litorâneas, devem receber cuidado redobrado devido à possibilidade de oxidação no contato com a maresia.

Vidro

São ótimas para a instalação no exterior, sendo muito comuns em estabelecimentos comerciais. Podem ser encontradas em modelos temperados ou em vidro laminado, garantindo maior resistência. Quando utilizadas nos lares, proporcionam a sensação de leveza e elegância.

PVC

Versáteis, as portas de PVC podem ser produzidas em modelos exclusivos e oferecem ótima resistência às intempéries, o que garante sua utilização no interior ou exterior da casa. Sua manutenção e instalação são simples e oferecem elegância ímpar em seu acabamento.

Alumínio

Estes modelos são muito utilizados em portas exteriores, como em cozinhas ou varandas. São de ótima resistência e durabilidade, sendo perfeitas para cidades litorâneas, já que não são afetadas pela maresia.

Proporcionam conforto térmico e são encontradas em um preço relativamente baixo comparada aos outros modelos. Entre as desvantagens estão o possível desconforto acústico, já que não bloqueiam sons externos.

Como escolher as melhores fechaduras para portas

Se portas são sinônimos de segurança, as fechaduras são imprescindíveis para garantir isso. Entre os principais tipos, estão:

Fechaduras com mola: Não são tão resistentes e devem ser opção para portas no interior da casa.

Fechadura com padrão deadbolt: São mais fortes do que as fechaduras de mola e podem ser consideradas para portas externas.

Fechaduras com bloqueio vertical e duplo cilindro: São quase inquebráveis e excelentes para garantir total proteção ao seu lar. Perfeitas para portas externas e espaços comerciais.

Quais os principais tipos de portas

Além do tipo de material utilizado para a confecção das portas, é importante conhecer os modelos de portas disponíveis no mercado para garantir que sua escolha seja a mais assertiva o possível.

Porta camarão

São também conhecidas como portas articuladas e trabalham em dobras que deslizam a partir de trilhos. Os modelos mais comuns são desenhados em duas ou três partes.

De abrir

São os modelos mais comuns de portas e podem ser facilmente instaladas tanto dentro, quanto fora de casa.

Duplas

São similares às portas de abrir, mas contam com duas folhas, garantindo maior espaço para a passagem das pessoas.

Corrediças (deslizantes)

São excelentes para garantir importante ganho de espaço no interior de casa, podendo ser utilizadas para integrar ambientes. São ótimas tanto para o interior, quanto para o exterior da casa.

Pivotante

São semelhantes às portas comuns, mas sua abertura é realizada por pinos instalados nos batentes, o que confere uma abertura mais elegante.

Sanfonada

São desenhadas em diversas folhas que se retraem sem precisar de angulação para a abertura, o que garante ótimo ganho de espaço no ambiente onde está instalada.

Quais os principais modelos de portas cruas

Além das portas com acabamento já definido e quais os tipos de aberturas, é interessante conhecer também os tipos de portas que são vendidas cruas. Ou seja, compradas diretamente do fabricante ou marceneiros.

Entre os principais tipos, estão:

Decorada

São portas, geralmente, em madeira que recebem complementos delicados para reforçar a elegância e a personalidade do produto. Esses complementos podem ser em ferro, vidro ou outros tipos de materiais.

Decorada com visor

Além da decoração que complementa o estilo, as portas com visor contam com pequenas aberturas de vidro que garantem boa iluminação ao interior do lar e trazem facilidade para que os moradores vejam o que ocorre no lado externo da casa.

Veneziana

São portas desenhadas com pequenas aberturas para permitir que o interior do lar fique melhor ventilado.

Postigo

São portas desenhadas com uma folha com abertura individualizada. São ótimas para trazer ventilação externa e iluminação natural ao interior do lar.

Lisa

São portas de madeira totalmente cruas, sem acabamentos e, muitas vezes, sem as furações para maçanetas e fechaduras. São mais baratas e trazem possibilidade de personalização total.

Basculante

São desenhadas com vitrôs que podem ser abertos ou fechados com o uso de alavancas. São muito comuns em cozinhas ou áreas de serviço.

Como ter portas perfeitas em casa

Com tantas informações, você estará muito mais perto de garantir que a escolha de sua porta seja feita com perfeição.

Entretanto, não esqueça que é fundamental contar com bons profissionais para alcançar o acabamento desejado. Aproveite nosso espaço exclusivo para consultas, orçamentos e projetos.

Além disso, é sempre interessante contar com boas inspirações para o seu lar. Navegue entre nossos projetos exclusivos para portas de madeiraportas de correrportas de entradaportas de vidroportas de interiores.

Certamente, você encontrará a inspiração em portas perfeitas para deixar sua casa ainda mais linda!