Portas interiores – fotos, inspiração e design

  1. Cozinha integrada com living: Portas interiores  por ANE DE CONTO  arq. + interiores
  2. Portas de correr espelhadas: Portas interiores  por ANE DE CONTO  arq. + interiores
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. Rancho M.A.: Portas interiores  por Igor Cunha Arquitetura
  5. Pergolado  e revestimento em aço corten: Portas interiores  por Belas Artes Estruturas Avançadas
  6. Portas interiores  por 存果空間設計有限公司
  7. Portas interiores  por ICON INTERIOR
  8. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  9. Portas interiores  por Arq. Barbara Bolivar
  10. Portas interiores  por Studio Maiden
    Ad
  11. Portas interiores  por Studio Maiden
    Ad
  12. Portas interiores  por Anyway Doors
  13. Portas interiores  por yuukistyle 友紀建築工房
    Ad
  14. Portas interiores  por FingerHaus GmbH
    Ad
  15. Portas interiores  por Studio Maiden
    Ad
  16. Portas interiores  por Architect Kaushal Thakur Group
  17. Portas interiores  por Almacén de Carpintería Gómez
  18. Portas interiores  por Bhavana Interiors Decorators
  19. Portas interiores  por Anyway Doors
  20. Portas interiores  por ООО Ланкони
  21. Portas interiores  por ООО Ланкони
  22. Portas interiores  por yuukistyle 友紀建築工房
    Ad
  23. Portas interiores  por APRO CONSTRUCTION MANAGEMENT S.L.
  24. Portas interiores  por Design Mind Mirae
  25. Portas interiores  por FG FALSONE
  26. Portas interiores  por FG FALSONE
  27. Portas interiores  por FG FALSONE
  28. Portas interiores  por Falegnameria Ferrari
  29. Portas interiores  por Falegnameria Ferrari
  30. Portas interiores  por Falegnameria Ferrari
  31. Portas interiores  por 一枚板テーブルと無垢材家具・キッチンの祭り屋
  32. Portas interiores  por Dintel arquitectura y construcción
  33. Portas interiores  por Dintel arquitectura y construcción

Portas para dentro de casa

As portas internas são peças da mais extrema importância para o lar. Além de garantirem a segurança, as portas podem ser utilizadas para oferecer conforto térmico e acústico, garantir ganho de espaços e colaborar com a beleza dos ambientes.

Embora muitas pessoas não levem o processo de escolha das portas tão a sério, é importante ter o cuidado de garantir que o modelo certo seja escolhido para contribuir devidamente com as funções do ambiente. Um bom exemplo disso, é que, em lugares pequenos, as portas deslizantes podem garantir um ganho de espaço precioso, já que não precisam de angulação mínima para a abertura.

Portanto, ao pensar nas portas para dentro de sua casa, não pense duas vezes em consultar boas dicas e profissionais para não errar nas escolhas. 

Quais os principais tipos de portas internas 

Já sabendo sobre a importância de escolher corretamente as portas para dentro da sua casa, é hora de entender as principais diferenças entre os modelos mais comuns do mercado. 

Portas pivotantes 

São modelos que estão cada vez mais valorizados no mercado, já que as famílias têm se encantando com seu desenho imponente e elegante, garantindo muita personalidade na decoração do lar.

A rotação dessas portas é realizada com o uso de pinos verticais centralizados, fazendo com que a folha ofereça dois vãos entre os batentes. Além dos modelos vendidos prontos, é possível fazer encomendas específicas com marceneiros para a escolha de folhas simples ou folhas duplas. O complemento com puxadores verticalizados de metal será perfeito para incrementar ainda mais beleza nesses modelos.

As portas pivotantes são ótimas para ambientes como sala de estar ou, ainda, como porta principal na entrada da casa. 

Portas de abrir 

Considerado o modelo mais popular, a porta de abrir é construída com uma folha única que abre em angulação com o auxílio de dobradiças.

Podem ser compradas em folhas cruas, garantindo a possibilidade de personalização total, ou em diferentes tipos de desenhos e cores. São mais utilizadas com maçanetas, mas outros modelos com diferentes tipos de puxadores são também populares. Sua manutenção é realizada facilmente com o uso de lubrificantes nas dobradiças e podem ser produzidas com painéis de madeira maciça, garantindo baixo ruído. 

Portas corrediças (portas deslizantes) 

Excelentes para ganhar espaço, essas portas funcionam com o uso de trilhos instalados na parte superior e inferior do vão de passagem.

São modelos ótimos para garantir a fácil divisão ou integração de interiores. Como exemplo, imagine que uma porta corrediça aberta pode estender o tamanho da sala em conjunto com a cozinha ou ser utilizadas para individualizar os ambientes quando fechadas.

Podem ser encontradas em diferentes tipos de materiais, como a madeira – perfeita para decorações em estilo rústico – ou em vidro, que são excelentes para garantir presença da iluminação natural. 

Portas sanfonadas 

Econômicas, as portas sanfonadas são geralmente produzidas em PVC, o que faz delas um modelo leve e muito fácil de ser instalado.

São portas ideias para espaços onde não há constante passagem das pessoas, já que a repetição na abertura poderá facilmente danificá-las.

Sua limpeza é fácil de ser realizada, demandando apenas um pano macio umedecido. Os melhores locais para a instalação dessas portas são o banheiro, a cozinha e a dispensa. 

Portas camarão 

Assim como as portas sanfonadas, as portas camarão são excelentes para garantir economia de espaço, já que sua abertura também é realizada a partir de dobras.

São modelos belíssimos que contribuem com elegância e um toque sofisticado aos ambientes. Podem contar com duas ou mais folhas conectadas por meio de três dobradiças e, após dobradas, ficam acomodadas junto a um dos batentes.

Esse tipo de porta é excelente para serem utilizadas em lavabos ou para integrar os ambientes da casa. 

Quais as diferenças entre portas internas e externas 

Portas direcionadas ao uso interno e externo são bem diferentes quanto ao processo de produção e materiais utilizados. Enquanto uma é projetada para garantir resistência no dia a dia, a outra deve garantir maior segurança e proteção contra intempéries. Veja abaixo as principais características de cada tipo: 

Portas internas 

São desenhadas para serem mais estreitas, já que precisam ocupar o menor espaço possível, principalmente em banheiros e quartos.

Têm longa vida útil, já que não estão expostas às intempéries. São muito comuns em madeira para garantir privacidade aos ambientes, mas podem ter também outras funções, como portas corrediças que divisam ou integram ambientes. 

Portas externas 

São mais imponentes e pesadas, já que são produzidas para garantir segurança, conforto térmico e acústico e contribuir com a beleza da fachada.

São produzidas em materiais mais resistentes, como alumínio, ferro e outros tipos que seriam incomuns para o interior do lar.

Demandam mais cuidado com a manutenção, já que estão sempre sofrendo com a ação do sol e chuvas. O ferro, por exemplo, não é recomendado para regiões litorâneas devido a maresia, no lugar delas, as portas de alumínio são ótimas opções.

Portas externas demandam mais complementos decorativos, como puxadores em tamanho grande, peças em ferro ou desenhos que valorizam a peça. 

Como escolher uma porta perfeita 

Garantir a porta perfeita para dentro de sua casa é muito importante, já que elas são parte importantíssima do orçamento para construir ou reformar seu lar.

Para isso, recomendamos que você consulte nossos profissionais especializados, que estão sempre à disposição para oferecer orçamentos e projetos para questões relacionadas ao seu lar.

Além disso, você pode conferir nossas seções específicas sobre portas de correrportas de entradaportas de vidroportas de madeira. Siga navegando conosco e inspire-se!