Portas de Madeira: Ideias, Fotos, Modelos e Design | homify Portas de Madeira: Ideias, Fotos, Modelos e Design
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3566:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Portas de Madeira: Ideias, Fotos, Modelos e Design

Como escolher a porta de madeira para sua casa

Portas têm a função primordial de garantir proteção ao lar. Contudo, essa não é sua única função, já que elas contribuem fundamentalmente para valorizar a fachada da casa e o estilo decorativo. E, entre as opções comumente encontradas no mercado, as portas de madeira têm destaque especial.

Sendo uma das mais tradicionais opções para ser utilizadas dentro ou fora de casa, as portas de madeira podem ser encontradas em modelos, acabamentos, tamanhos e cores diferentes, de acordo com as suas preferências pessoais. Portanto, conhecer muito bem as principais características sobre esse tipo de compra para o seu lar, será muito importante,

Para falar mais sobre isso, trouxemos abaixo alguns tópicos valiosos que, certamente, contribuirão muito para que você tenha a melhor experiência possível ao escolher a porta perfeita para sua casa.

Portas de madeira: como escolher

Saber diferenciar os tipos de porta conforme o espaço onde serão instaladas será muito importante para que você evite comprar gato por lebre. As portas de madeira para o lado externo são produzidas com matérias-primas específicas que garantem a durabilidade e a resistência mesmo em meio às intempéries.

Portas de madeira para área externa

As portas utilizadas para espaços como entrada ou garagem, deve ser produzidas com cuidados específicos para garantir maior resistência à umidade e ao calor, além de demandarem cuidados com aplicações contra pragas, como o cupim.

Para a porta de entrada, são sugeridas portas de madeira maciça, que além de oferecer a melhor proteção possível, garantam também conforto térmico e acústico, impedindo que ruídos externos entrem em sua casa -- algo especialmente importante se você reside em áreas urbanas.

Ao comprar sua porta para a área externa, é importante ter em mente que essas peças são produzidas em dois tipos principais: as portas maciças e as portas sólidas.

As portas maciças não são folheadas e trazem mistura de tipos de materiais em sua fabricação.

Já as portas sólidas também oferecem excelente segurança para a casa, mas não é recomendada sua utilização em espaços externos descobertos, já que são menos resistentes às ações climáticas. Esses tipos de portas são ótimas para espaços cobertos, como pequenos terraços frontais da casa ou garagens cobertas. Diferente das portas maciças, as portas de madeira sólida recebem uma camada externa que permite aspectos decorativos, como frisos, aplicações e etc. Essas camadas são geralmente em Imbuia, Mogno e Angelim.

De maneira geral, em ambos os casos, recomenda-se a manutenção a cada três anos, já que seu acabamento poderá descascar e pequenos defeitos de uso contínuo poderão ficar mais evidentes.

Portas de madeira para dentro de casa

São portas fabricadas com interior semi-oco, o que faz delas opções mais leves e fáceis de serem instaladas. Quando vendidas com o fundo prime, trazem a facilidade de já poderem ser pintadas, garantindo maiores possibilidades de personalização.

Assim como as portas de madeira externas, esses modelos também podem ser encontrados com apliques, rebaixos e outros complementos decorativos.

Diferente das portas externas, que são produzidas para serem mais imponentes, as portas internas trabalham com acabamentos mais delicados e sofisticados, se adequando perfeitamente ao estilo decorativo de cada ambiente.

Quais os principais tipos de portas de madeira

Porta de madeira

São os modelos mais tradicionais, com abertura em angulação, sendo muito utilizadas em halls de entrada. Podem ser complementadas com decorações em vidro, ferro e outros materiais. A principal indicação é de que sejam escolhidas com material que garanta conforto acústico ao interior do lar.

Porta de madeira almofadada

São portas construídas com diferentes camadas de madeira, onde superfícies fixas com relevo emolduram seu acabamento. São ótimas para customizações com tinta, tecidos ou outros materiais, garantindo forte personalidade à decoração da casa.

Porta de madeira frisada

São boas opções que contam com modelos articulados, o que pode resultar em ótimo ganho de espaço onde estão instaladas. Seu acabamento é realizado com filetes verticais ou horizontais, conferindo resultados mais elegantes à decoração.

Porta de madeira lisa

Esses modelos são básicos, mas, especialmente versáteis para ambientes internos. São vendidas em fabricação semi-oca ou sólida.

Porta pivotante de madeira

Sofisticadas, as portas pivotantes são imponentes e garantem excelente resultado decorativo para o lar. Podem ser lisas, frisadas ou contar com acabamentos que utilizem materiais complementares, como o vidro.

Como escolher a porta perfeita para sua casa

As portas mais comuns são vendidas nos tamanhos de 72 a 82 cm. de largura x 2,10 m. de altura, sendo que, para ambientes privados, como os quartos, são indicadas modelos mais estreitos, e para locais utilizados como passagem comum, como as entradas das casas, são indicadas as portas mais largas.

De maneira geral, seja qual for a sua escolha, é imprescindível contar com a supervisão de bons profissionais para que a porta de madeira desejada seja escolhida com um material de boa qualidade e fique perfeita para a composição decorativa desejada para o seu lar. Para isso, recomendamos que você acesse nossa página exclusiva com arquitetos e decoradores, e faça consultas sobre orçamento e possíveis necessidades especiais.

Além disso, você pode também conferir projetos absolutamente incríveis para outros tipos de portas, como portas de correrportas de entradaportas de vidroportas de interiores.

Aproveite todas as dicas e inspire-se para fazer do seu lar, o melhor lugar do mundo!