Portas de garagem – fotos, design e decoração

  1. Pergolado  e revestimento em aço corten: Portas de garagem  por Belas Artes Estruturas Avançadas
  2. Fachada: Portas de garagem  por Juliana Agner Arquitetura e Interiores
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. Fachada Garagem: Portas de garagem  por Juliana Agner Arquitetura e Interiores
  5. Fachada : Portas de garagem  por Juliana Agner Arquitetura e Interiores
  6. Pergolado  e revestimento em aço corten: Portas de garagem  por Belas Artes Estruturas Avançadas
  7. Residência Jardim Avelino: Portas de garagem  por LAM Arquitetura | Interiores
  8. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  9. Portas de garagem  por CIERRES METALICOS AVILA, S.L.
  10. Portas de garagem  por NATUREL METAL FERFORJE
  11. Portas de garagem  por ÖQ Arquitectos
  12. Portas de garagem  por CIERRES METALICOS AVILA, S.L.
  13. Portas de garagem  por Architektur
  14. Portas de garagem  por NATUREL METAL FERFORJE
  15. Portas de garagem  por CIERRES METALICOS AVILA, S.L.
  16. Portas de garagem  por NATUREL METAL FERFORJE
  17. Portas de garagem  por NATUREL METAL FERFORJE
  18. Portas de garagem  por Garageflex
  19. Portas de garagem  por PROJETARQ
    Ad
  20. Portas de garagem  por RRA Arquitectura
  21. Portas de garagem  por Garageflex
  22. Portas de garagem  por Garageflex
  23. Portas de garagem  por ミナトデザイン1級建築士事務所
  24. Portas de garagem  por Morelli & Ruggeri Architetti
    Ad
  25. Portas de garagem  por Reformas Solum S.L.
  26. Portas de garagem  por Công ty TNHH Thiết Kế Xây Dựng Song Phát
  27. Portas de garagem  por Bordalo Portas e Automatismos
  28. Portas de garagem  por YU SPACE DESIGN
  29. Portas de garagem  por ASVS Arquitectos Associados
  30. Portas de garagem  por YALÇIN MİMARLIK & DEKORASYON
  31. Portas de garagem  por STUDIO RANDETTI - PROGETTAZIONE E DESIGN
  32. Portas de garagem  por ÖQ Arquitectos
  33. Portas de garagem  por ÖQ Arquitectos

As garagens são espaços essenciais para famílias que possuem veículos, sendo a garantia de segurança e proteção para motos, carros e até mesmo sendo utilizadas para outros fins, como oficinas ou outros espaços complementares ao lar. Entretanto, para que essa estrutura realmente garanta um abrigo perfeito, a escolha correta dos portões será fundamental.

Por isso, conheceremos juntos, neste post, os principais tipos de portões de garagem que poderão dar maior praticidade e contribuir com a beleza de sua casa. Seja a sua garagem instalada na parte frontal ou oposta à casa, manter os intrusos afastados é um dos pontos principais, entretanto, não o único.

Quais os principais tipos de portões para garagens

Além de proteção, um bom portão para garagem deverá garantir um valioso ganho de espaço no espaço interno do local. E, para isso, a opção por portões corrediços ou com abertura vertical, poderá fazer toda a diferença.

Entre tantos modelos, é importante que a escolha contribua também para a personalidade de sua habitação. Se, por exemplo, as características do seu lar forem rústicas, os portões em madeira maciça serão perfeitos. Entretanto, se o seu lar for caracterizado por linhas modernas, portões em alumínio ou com acabamentos mais discretos, poderão funcionar perfeitamente.

Quanto aos principais tipos de materiais utilizados, estão:

- De vidro

- De madeira

- Ornamental

- De chapa

- De ferro

- De alumínio

Já os principais modelos quanto à abertura, são:

Portas de abrir

São os modelos mais comuns, onde a dobradiça é localizada junto aos batentes. São consideradas o modelo mais econômico, entretanto, podem não garantir a funcionalidade desejada, já que tomam bom espaço quando abertas, principalmente se instaladas com a folha abrindo para dentro do local.

Porta corrediça (deslizante)

São portas onde as folhas correm sobre trilhos de maneira lateral. Com esse modelo, há excelente ganho de espaço na garagem. Podem ser escolhidas com uma ou mais folhas corrediças e contribuem com visual moderno ao local onde estão instaladas.

Porta basculante

São portas que abrem para cima, sendo muito comuns como portões de garagem. Práticas, elas devem receber o cuidado de serem instaladas em uma estrutura grande o suficiente para permitir a passagem do carro com facilidade.

Porta sanfonada

São modelos de portas versáteis que podem ser encontradas em diversos tamanhos para garantir facilidade na abertura de espaços. As portas sanfonadas são opções econômicas que podem garantir boa proteção contra intempéries. Entretanto, não devem ser consideradas portas seguras, já que seu material é simples e fácil de ser arrombado.

Portas camarão

Embora não sejam tão comuns em garagens, podem cumprir bem essa função em necessidades mais emergenciais. Semelhantes às portas sanfonadas, esse tipo de porta é desenhada a partir de um sistema com dobras, onde dobradiças mais seguras garantem a longa durabilidade deste modelo. Além dessas vantagens, as portas camarão compõem elegância e beleza ao local onde estão instaladas.

Qual o tamanho de um portão para garagem

O tamanho do portão para sua garagem dependerá totalmente do tamanho do carro que você possui em seu lar.

De maneira geral, os carros podem ter de 1,69 m. a 2,20 m. Portanto, você deverá levar em consideração as medidas de seu veículo. A solução mais comum é utilizar o espaço mínimo de 3,04 m. para um carro, já que haverá a necessidade de garantir folga para a passagem dos retrovisores. Contudo, vale o bom senso de verificar o modelo de seu veículo.

Para carros agrupados um ao lado do outro, deve ser considerado o espaço mínimo de 5,48 m. para dois carros e de 7,62 m. para três carros.

Portão manual x portão automático para a garagem

Escolher entre modelos de portões manuais ou automáticos para a garagem pode fazer toda a diferença quanto a conforto e comodidade. Contudo, é preciso fazer a escolha certa para evitar possíveis riscos com a segurança.

Os portões manuais são mais baratos e rápidos de serem instalados, sendo escolhido em grande variedade de modelos, como apresentamos no início deste artigo. O principal cuidado demandado é a manutenção frequente nas dobradiças, que deverão estar sempre lubrificadas para evitar travamentos.

Já os portões automáticos funcionam melhor quando escolhidos nos modelos deslizantes ou basculante. Entretanto, os modelos basculantes podem enfrentar dificuldades para serem automaticamente abertos quando são muito grandes. Já, entre os modelos de portões de garagem que passam por automatização, a melhor opção são os portões deslizantes, que facilitam o trabalho dos motores.

Uma boa dica na escolha do portão automático, é que o modelo escolhido seja rápido na abertura e fechamento para garantir maior segurança ao lar. De qualquer maneira, seja qual for a opção, é sempre interessante complementar o seu portão com câmeras e outros equipamentos de vigilância.

Como ter um portão perfeito para sua garagem

Para escolher o modelo de portão perfeito para sua garagem, leve sempre nossas dicas em consideração e consulte nossos profissionais especializados em projetos realizados com as características específicas das quais seu lar precisa.

Além disso, navegando conosco, você encontrará excelentes ideias e projetos de garagens ou de espaços que utilizam diferentes modelos de portas, como portas de madeiraportas de correrportas de entradaportas de vidroportas de interiores, que, certamente, contribuirão muito bem para deixar o seu lar cada vez mais perfeito!