Piscinas Infinitas: Ideias, Fotos, Projetos e Construção | homify Piscinas Infinitas: Ideias, Fotos, Projetos e Construção

Piscinas Infinitas: Ideias, Fotos, Projetos e Construção

  1. Tau 346: Piscinas infinitas  por André Petracco Arquitetura
  2. Construção piscina com prainha: Piscinas infinitas  por AGM Construções e Reformas
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. Edifício Royal: Piscinas infinitas  por Triple Arquitetura Inteligente
  5. CASA W.G: Piscinas infinitas  por Isa De La Volpe • Arquitetura • Interiores • Construção
  6. Residência Buritis: Piscinas infinitas  por Leda Maria Arquitetura
  7. Residência Buritis: Piscinas infinitas  por Leda Maria Arquitetura
  8. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  9. Residência: Piscinas infinitas  por BRCK ARQUITETURA + INTERIORES
  10. Residência: Piscinas infinitas  por BRCK ARQUITETURA + INTERIORES
  11. Casa Primavera: Piscinas infinitas  por Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris
  12. Casa São Roque: Piscinas infinitas  por Otoni Arquitetura
  13. : Piscinas infinitas  por MVK Arquitetura, Engenharia e Construções
  14. Jardim em Florianópolis: Piscinas infinitas  por Raul Hilgert Arquitetura de Exteriores
  15. Casa de Campo: Piscinas infinitas  por Studio²
    Ad
  16. Área de lazer residência A.L.: Piscinas infinitas  por Daniela Ponsoni Arquitetura
  17. Área de lazer: Piscinas infinitas  por Arquitetura Claudine Gottardo
  18. Área de lazer: Piscinas infinitas  por Arquitetura Claudine Gottardo
  19. Área de lazer: Piscinas infinitas  por Arquitetura Claudine Gottardo
  20. Residência F|S: Piscinas infinitas  por Giovanna Gonçalves - Fotografia de Arquitetura
  21. Residencia Renaiscense: Piscinas infinitas  por TRÍADE ARQUITETURA
  22. COM VISTA PARA SERRA RIOGRANDENSE : Piscinas infinitas  por Maciel e Maira Arquitetos
  23. Residência em Itatiba: Piscinas infinitas  por Daniela Ponsoni Arquitetura
  24. Residência em Itatiba: Piscinas infinitas  por Daniela Ponsoni Arquitetura
  25. CASA DA BAÍA - Paula Martins: Piscinas infinitas  por PAULA MARTINS ARQUITETURA, INTERIORES E DETALHAMENTO
  26. CASA : Piscinas infinitas  por Squassoni Arquitetura e Construção
  27. casa contemporanea: Piscinas infinitas  por Steck Arquitetura
  28. CATAGUA HOUSE: Piscinas infinitas  por VITOR FERNANDO Architecture
  29. CASA PICO DA NEBLINA: Piscinas infinitas  por PRB ARQUITETURA
  30. Arquitetura levada a sério: Piscinas infinitas  por MACHADO DE ALMEIDA ARQUITETURA E INTERIORES
  31. L78: Piscinas infinitas  por Tammaro Arquitetura e Engenharia
  32. L78: Piscinas infinitas  por Tammaro Arquitetura e Engenharia
  33. L78: Piscinas infinitas  por Tammaro Arquitetura e Engenharia

Que seja para passar momentos agradáveis com amigos ou a família aproveitando desde os primeiros raios de sol ou ainda relaxar ao fim de uma jornada exaustiva: a verdade é que os brasileiros adoram casa com piscina!

Agora se tem algo mais luxuoso que ter uma piscina em casa, com certeza é ter um modelo de borda infinita. A paisagem tropical se funde com as águas e tonalidades se completam, unindo o céu com o horizonte em lindos tons de verde ou azul.

Seja pelo efeito ou pelo design, a verdade é que este tipo de escolha na sua casa não apenas faz os moradores se sentirem bem, como também valoriza – e muito – uma propriedade na hora de vender!

Se na década de 90 esse artefato era exclusividade de hotéis, hoje ele também se faz presente em moradias de luxo. Combinadas com um deck de madeira e um mobiliário correto, como ombrelones e espreguiçadeiras de qualidade, qualquer casa fica parecendo de novela.

Como funciona para construir uma piscina com efeito de borda infinita?

Os materiais usados para esse tipo de construção são os mesmos que aqueles escolhidos para qualquer piscina regular. Isso significa que os revestimentos podem ser vinílico, pastilhas de vidro, cerâmica, porcelana, pedras vulcânicas, pedras naturais, pedra polida, metal, etc. Os preços de cada acabamento variam muito, mas também vale a pena dizer que uma piscina com hidromassagem e o acabamento correto em concreto armado tem uma vida útil muito maior.

Antes de construir a sua piscina com borda infinita deve-se prestar atenção à localização do sol, que, posicionado na parte noroeste do terreno permite uma visão ainda mais incrível da sua piscina. Outro detalhe que valoriza muito um projeto com este tipo de piscina é quando o terreno fica localizado em um declive, combinado com o pôr-do-sol, não existirá uma casa de campo, praia ou veraneio mais gostosa para se aproveitar.

Para construir esse tipo de piscina, é preciso instalar um sistema com calha e canalização, para que a água seja direcionada à um reservatório, filtrada e bombeada de volta para o tanque. Também é necessário destacar que o espaço necessário para este tipo de construção deve ser de, no mínimo, 30m².

Por questões de segurança, a parede externa da calha deve conter pelo menos vinte centímetros de largura para garantir um certo recuo, assim não existirá nenhum risco caso alguma pessoa decida sair da estrutura por este lado.

Versão simplificada

Existe ainda a “falsa borda infinita” que consiste em um sistema com pedriscos. A água do tanque transbordará apenas se houver movimentação e cai em uma calha profunda, depois que o nível da piscina estiver mais baixo, basta enchê-la novamente, como seria feito em qualquer piscina comum.

Versão tradicional

Uma bomba eletrônica faz com que a água transborde e volte à piscina continuamente. Adotar esse sistema pode encarecer a obra – informe-se com os melhores profissionais.

Desvantagens de uma piscina infinita

Um dos inconvenientes de uma piscina infinita é uma implementação técnica mais complicada e restritiva do que uma piscina tradicional, é claro. Algumas peculiaridades devem ser inseridas para que o projeto seja realizado (tanque intermédio, calhas, sistema hidráulico) e equipamentos especiais também (sensor de nível, válvulas, bomba dedicada ao infinito), algumas características que não existem em piscinas convencionais.

Outra desvantagem é que o balanço hídrico é mais volátil, o transbordamento contínuo de água tem impactos na qualidade da água:

- É difícil manter uma temperatura constante – a instalação de uma bomba de calor ou o sistema de aquecimento (solar, elétrico, a gás ou óleo) é recomendada;

- Variações de pH são mais fortes e também é maior o risco de calcificação do que em uma piscina tradicional. Por um lado, a piscina deve ser equipada com um controlador de pH automático. Isso não é obrigatório, mas muito mais confortável do que uma regulação do pH o manual (1 ou 2 vezes por semana). Por outro lado, é preciso manter a vigilância do calcário (calcificação do filtro e o revestimento) e fazer tratamentos mais frequentes.

Acima de tudo, a estrutura principal da piscina exige um trabalho de alvenaria impecável para passar o efeito de transbordamento: são 3 m³ de água descarregada por metro linear de transbordamento.

No final, todos estes pontos justificam o fato de os preços serem maior do que em uma piscina tradicional.

Cuidados

Os cuidados de manutenção em uma piscina de borda infinita são quase os mesmos de piscinas convencionais, com algumas observações extra.

- A calha deve ser impermeabilizada e revestida com o mesmo material escolhido para o revestimento da piscina (já que a água retornará para a piscina, portanto deve estar sempre limpa)

- Verificação periódica dos ralhos da calha, que geralmente ficam em áreas mais escondidas

Quanto custa, em média, uma piscina dessas?

Esta, infelizmente, é a parte mais delicada. A verdade é que a construção de qualquer piscina já tem um custo elevado, porém uma piscina de borda infinita custará cerca de R$ 2 mil por metro quadrado, ou seja,15% mais caro que uma piscina tradicional.