Jardins de Pedras: Ideias, Fotos e Dicas de Paisagismo | homify Jardins de Pedras: Ideias, Fotos e Dicas de Paisagismo
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3566:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Jardins de Pedras: Ideias, Fotos e Dicas de Paisagismo

Existem muitos tipos de jardins que podemos projetar para a nossa casa, desde os mais exóticos, cheios de flores, plantas tropicais e caminhos, até os mais minimalistas, preenchendo um pequeno canto vazio com frescor e alegria. No entanto, para aqueles que procuram sair do tradicional e que gostam de jardins únicos e diferentes, existe a opção de criar em seu próprio pátio um lindo jardim zen, ou então apenas um jardim de pedra.

Um jardim de pedras, como o próprio nome indica, é formado principalmente por pedras, pedriscos e cascalhos em diferentes tamanhos e formas. Pode ser acompanhado por outros elementos, como flores, arbustos, árvores e água; bem como objetos decorativos feitos de madeira, metal ou cerâmica. No paisagismo, este tipo de jardim é conhecido como rocalla.

Benefícios de ter um jardim de pedra em casa:

- Eles são fáceis de manter

- São econômicos

- Podem ser adaptados a todos os espaços - pequenos ou grandes

- Eles ficam lindos tanto no interior quanto no exterior

- Se adaptam à todos os estilos

- Eles são adequados para todos os tipos de clima

- Sua durabilidade é muito maior do que um jardim comum

Desvantagens:

Devido ao peso da pedra, eles podem afundar e, a longo prazo, têm um efeito negativo no solo.

Que tipo de pedra pode ser usada para criar um jardim de pedras?

O objetivo em um jardim de pedra é que ele seja o mais natural possível, este efeito pode ser garantido com pedras que sejam de diferentes tamanhos e formas. Você pode decidir por uma única pedra ou uma combinação de várias, mas é importante que você conheça as mais usadas e fáceis de encontrar em quase todas as cidades do Brasil:

Pedras de rio: o mais econômico e fácil de obter. É perfeito para formar e preencher a maior parte do jardim.

Pedras sabão: composta de mármore é ideal para criar jardins elegantes.

Pedregulhos: de forma irregular, mas com um contorno arredondado. Tamanhos e tons diferentes: branco, cinza, bege e até rosa. Ideal para qualquer estilo de jardim.

Rocha vulcânica: de tamanho pequeno e cor escura. Confere um aspecto elegante e também pode ser usada para impedir que cresçam ervas daninhas.

Cascalho: pequenas pedras em formas irregulares, podem ser encontradas em cores diferentes, de cinza a preto.

Pedra lavada: uma mistura de pedras fraturadas de diferentes formas e cores.

Cristais: de diferentes formas, tamanhos e cores, como por exemplo: quartzo, olho de dragão, pedra da lua, etc.

Pedra de alvenaria: são esculpidas em formas irregulares e não esculpidas. Muito usadas na construção e decoração de jardins.

Pedras não esculpidas: são porosas e têm a forma de conchas. Elas são excelentes para jardins rústicos.

Laja: em diferentes cortes, tons irregulares e diferentes. É ideal para trilhas e um pouco mais cara em relação à outras opções, porém confere um aspecto maravilhoso!

Como criar um jardim de pedra?

Você pode entrar em contato com um dos profissionais registrados no diretório de homify, como arquitetos e paisagistas ou você pode iniciar a aventura de criá-lo sozinho. Antes de começar a criar o seu jardim, seja no interior ou no exterior, a primeira coisa a ter em mente é que ele deve procurar o caminho mais natural possível.

Passo 1:

Prepare a área, limpando e certificando-se de que está tudo bem drenado, de modo que não haja nenhuma queda, irregularidade ou poça.

Passo 2:

Arar o solo e colocar uma base de areia macia, que você pode obter em qualquer loja de ferragens a um preço razoável.

Passo 3:

Comece a colocar as rochas. Comece com o tamanho grande e jogue com as alturas. Certifique-se de que o resultado seja assimétrico e que algumas pedras fiquem um pouco enterradas, isso confere um toque super natural. Tenha em mente também o cuidado de deixar as pedras um pouco afastadas para que as plantas escolhidas possam se desenvolver sem qualquer problema.

Passo 4:

Coloque as plantas entre as pedras e jogue um pouco de terra para cobrir suas raízes bem. É importante que você escolha plantas baixas ou rastejantes, são as que melhor se adaptam à forma da rocha. Escolha plantas regionais, de modo que o cuidado e a manutenção de seu jardim serão muito menores. Se você escolher plantas com flores, seu jardim ficará lindíssimo e colorido.

Passo 5:

Se você quiser que as redondezas do jardim pareçam bem uniformes, aposte no cascalho - este truque garante que não seja cultivada uma grama irregular.

Cubra o chão ao redor do jardim com uma malha para evitar que o cascalho afunda. A maneira mais fácil de colocar a malha é aplicá-la no jardim de modo que se faça uma abertura para o centro. A malha cairá ao redor do jardim e você pode acomodar facilmente as pedras. Você pode escolher diferentes cores ou quartzo para torná-lo mais profissional.

Plantas recomendadas para um jardim com pedra no lar:

As plantas que são sugeridas para fazer um jardim de pedra melhor são: bacopa ou cotonete, pois ambas espécies têm boa floração e são resistentes à todos os tipos de clima. Mosses, pés de gato, armaduras, espécies anãs de Narciso e quase todas as ervas aromáticas que você encontra em muitas regiões do nosso país, como tomilho, menta, camomila e lavanda.

É importante considerar incluir plantas nativas na área onde você mora, assim elas crescem mais rápido e não serão necessários cuidados especiais.

Os estilos mais populares para um jardim de pedra:

Como mencionamos, uma das grandes vantagens de ter esse tipo de jardim em casa é que ele se adapta a qualquer estilo. Os mais populares são: estilo mediterrâneo, asiático, country, rústico e desértico. Aqui em homify, você pode ver muitas idéias de jardim em todos os estilos e tamanhos, e que se encaixam em todos os orçamentos. Aproveite as milhares de fotos que temos para você e inspire-se!