Janelas de porão – fotos, inspiração e design

  1. Janelas de porão  por dwell design
  2. Janelas de porão  por 디자인랩 소소 건축사사무소
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. Janelas de porão  por Bade Newby Display
  5. Janelas de porão  por MIDE architetti
  6. Janelas de porão  por OBIC Design
  7. Janelas de porão  por Style Within
  8. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  9. Janelas de porão  por Style Within
  10. Janelas de porão  por Gullaksen Architects

No Brasil, as casas ou edifícios com sótãos e porões não são muito comuns. No entanto, em algumas regiões, casas ou edifícios comerciais são construídos com este espaço abaixo do nível do solo, que tem vários usos. Um dos elementos a considerar no projeto do porão está nas janelas que terão este cômodo.

Antes de pensar sobre o tipo de janelas que deseja para um porão, pense na necessidade de iluminação natural que você precisa, o que depende do uso que você vai dar ao espaço. Um laboratório ou uma sala de trabalho e uma oficina de fotografia, são exemplos de usos que precisam de menos iluminação natural, mas se for para um quarto, um terraço, área de estudo ou sala de jogos, existem outros aspectos a serem considerados no quesito iluminação.

Quais aspectos devem ser considerados ao escolher uma janela para o porão?

O clima local: se for um lugar chuvoso, planeje bem a localização das janelas para que não drenem água para o interior do ambiente.

Umidade: isso depende muito do material, do isolamento e da ventilação - garanta que tudo isso seja observado e evite a proliferação de fungos ou mofo, pois é uma área da casa em que o sol não bate diretamente.

Funcionalidade: não se trata de construir paredes ou expansões, mas para aproveitar o espaço que você já tem para integrar a luz natural, certifique-se do planejamento correto do cômodo. Para isso, recomendamos que você contrate um profissional.

Ajuste e precisão: um erro nas medidas, ângulo de posicionamento ou vazamento no isolamento pode gerar um desastre: a água da chuva é drenada, o local esfria demais ou sufoca, pode correr risco de contaminação do exterior, etc.

Isolamento: deve ser feito com um material adequado – o alumínio nem sempre é a melhor opção para climas frios, nem madeira para zonas áridas. Por outro lado, várias placas podem manter os interiores à uma boa temperatura, um material poderoso é o policarbonato.

O uso do espaço: será a lavanderia, uma sala de armazenamento ou recreação para crianças? Em qualquer caso, a iluminação requerida é diferente: quando se trata de observar, ler ou estudar, você deve integrar a maior iluminação possível. Em outros casos, recomenda-se apenas ventilar e economizar um pouco de eletricidade.

Design e estilo: certifique-se de que seu design esteja integrado ao estilo de sua residência, que pareça agradável e atraente e não uma prisão.

Considere que uma das funções dessas janelas é permitir a entrada de objetos de emergência, como escadas, caixas e ferramentas.

Quais são as melhores janelas para um porão?

As janelas de PVC são as mais recomendadas, em madeira ou em alumínio. A razão é que estes materiais são flexíveis e não geram corrosão, considerando que um porão conta inevitavelmente com a umidade.

Uma janela de madeira é aconselhável se estiver localizada em uma área elevada, como uma clarabóia, que não esteja em contato com o solo. O mesmo serve para o caso do alumínio.

As janelas modulares de tamanhos padrão são excelentes opções, pois em caso de necessidade de uma substituição, esta moldura será facilmente encontrada, sem precisar de grandes manutenções.

Procure investir em janelas deslizantes, as janelas com dobradiça podem ser bloqueadas por algum acontecimento inesperado no exterior ou podem sofrer as ações do tempo.

Sugestões:

É bom ter uma moldura a mais em casa, que pode substituir a sua janela com rapidez.

Considere o tamanho do PVC e do vidro adequado para uma melhor resistência.

Materiais para janelas do porão

PVC ou vinil: são completamente livres de ferrugem, resistentes à umidade, flexíveis e fáceis de limpar. Suportam mudanças de temperatura e podem ser manipulados em várias cores e estilos. Eles são bastante econômicos.

Fibra de vidro: é uma opção muito durável e resistente, também pode ser encontrado em cores e estilos diferentes, requer pouca manutenção, tem grande força e seu custo também é mais alto.

Madeira: não é o material ideal, devido à umidade, proximidade com insetos, etc., embora você possa escolher dependendo da localização.

Alumínio: é econômico, resistente e durável, mas propenso à corrosão. Certifique-se de que este material esteja protegido com a tinta adequada.

Como substituir uma janela do porão?

Quando uma janela não cumpre qualquer uma de suas funções, é hora de uma substituição. Não é aconselhável deixar uma janela funcionando de forma irregular porque existem riscos como acidentes, roubos ou danos à casa. Algumas dicas são:

- Tenha sempre peças extra e verifique quais são necessárias

- Verifique as medidas e o modelo da janela

- Se for necessário ter mais ou menos luz, é hora de mudar o tipo de janela

- Considere o estilo e aparência da janela original, você pode colocar um estilo diferente temporariamente antes de encontrar o modelo certo

- Certifique-se de ter as ferramentas necessárias e adequadas, ou melhor ainda: contrate especialistas em janelas e isolamentos

Decoração e proteção para janelas de porão

O ideal é colocar cortinas de tecidos leves, pois é indispensável a entrada da luz natural, aproveitando o horário diurno.

Dependendo do estilo do cômodo, talvez as persianas horizontais de madeira ou alumínio funcionem melhor, em alguns casos ou persianas verticais fazem melhor uso da iluminação natural.

As persianas conferem aspecto elegante e são bastante funcionais, uma vez que podem dirigir a luz de forma controlada, adequando com muita graça os níveis de iluminação.

Você pode integrar duas camadas de cortinas, garantindo um equilíbrio em cor sólida uma certa transparência durante o dia.

Considere os tecidos ou materiais que parecem bons do lado de fora, lembre-se de que as janelas são bem visíveis.