Janelas de madeira – fotos, inspiração e design

  1. Projeto Dormitório Com Suíte e Closet: Janelas de madeira  por Thaiad Pinna -Studio de Arquitetura e Interiores
  2. Portas de correr: Janelas de madeira  por ODVO Arquitetura e Urbanismo
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. Janelas de madeira  por NASU CLUB
  5. Janelas de madeira  por TEKTON | テクトン建築設計事務所
  6. Janelas de madeira  por marco tassiello architetto
  7. Janelas de madeira  por FG FALSONE
  8. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  9. Janelas de madeira  por 中山建築設計事務所
  10. Janelas de madeira  por Marvin Architectural
  11. Janelas de madeira  por Marvin Architectural
  12. Janelas de madeira  por EILAND
  13. Janelas de madeira  por Meritxell Ribé - The Room Studio
  14. Janelas de madeira  por 中山建築設計事務所
  15. Janelas de madeira  por 中山建築設計事務所
  16. Janelas de madeira  por studioindoneosia
  17. Janelas de madeira  por QuickBooks Technical Support Number 1-844-706-6636
  18. Janelas de madeira  por auge architetti
  19. Janelas de madeira  por 前田篤伸建築都市設計事務所
  20. Janelas de madeira  por 前田篤伸建築都市設計事務所
  21. Janelas de madeira  por 前田篤伸建築都市設計事務所
  22. Janelas de madeira  por 株式会社高野設計工房
  23. Janelas de madeira  por Arqbau Ltda.
    Ad
  24. Janelas de madeira  por Arqbau Ltda.
    Ad
  25. Janelas de madeira  por Laura Avila Arquitecta
    Ad
  26. Janelas de madeira  por Woodbau Srl
    Ad
  27. Janelas de madeira  por PhilippeGameArquitectos
    Ad
  28. Janelas de madeira  por FG FALSONE
  29. Janelas de madeira  por FG FALSONE
  30. Janelas de madeira  por FG FALSONE
  31. Janelas de madeira  por FG FALSONE
  32. Janelas de madeira  por FG FALSONE
  33. Janelas de madeira  por Crescente Böhme Arquitectos
    Ad

Quais são as vantagens e desvantagens das janelas de madeira?

As molduras de madeira não são as opções mas baratas no Brasil em comparação com os acabamentos em ferro ou PVC, mas quem tem o privilégio adora apostar neste acabamento para as janelas ou batentes, seja em casas residenciais quanto casas de veraneio da praia e do campo. Abaixo estão algumas razões pela quais as janelas de madeira se tornam uma das escolhas mais queridas:

- As janelas de madeira são relativamente flexíveis para se adequar ao estilo arquitetônico da casa (tradicional, minimalista, clássica, moderna etc.).

- Conferem um aspecto rústico e natural belíssimo

- São capazes de resistir às mudanças bruscas de temperatura, como o frio e o calor intensos

- Capaz de resistir calor e frio do interior e exterior de qualquer cômodo

- Este material também é um ótimo isolante acústico

- Dependendo do tipo de madeira, o tratamento não é muito difícil, a resistência ao clima depende do tipo e da qualidade da madeira.

Mas é claro que há também inconvenientes:

- Não é muito fácil encontrar madeira de boa qualidade

- Toda a casa de madeira deve ter um preparo especial do solo e do material para evitar as térmitas e cupins

- Requer manutenção periódica e um revestimento anti fúngico

- Embora seja resistente ao calor, a exposição contínua à altas temperaturas pode acarretar a mudanças no volume da madeira que vai tornar a janela difícil de abrir

- Se a qualidade da madeira não for boa, então ela não durará muito, porque não é forte o suficiente para suportar a carga da parede

- A tinta de madeira também deve ser à prova de intempéries, caso contrário, ela parecerá danificada

Que tipo de madeira é adequado para as janelas?

A teca é certamente a primeira a ser chamada para a madeira de melhor qualidade. Mas muitas outras também são de boa qualidade, como a de cânfora ou mahogany.

Madeira Teca

A teca é famosa não só por sua bela textura, mas também garante estabilidade e durabilidade. Portanto, muitas vezes ela se tornou a principal escolha de materiais de construção para os amantes da madeira. Além disso, a madeira teca também se mostrou resistente às térmitas, porque o teor natural de óleo é o que a torna única e inigualável em comparação à outros tipos de madeira. Especialmente pelo fato de que a madeira de teca é uma espécie de madeira premium, que só cresce bem no Sudeste Asiático.

A qualidade também é determinada pela aplicação de seu acabamento. Além de proteger a madeira da exposição externa, ela também pontua com graça o valor estético, destacando as vantagens e até mesmo a qualidade da madeira. Pelo fato de não ser fácil de estragar e se decompor, a teca é relativamente fácil de manter. A presença de teor de óleo também torna a madeira teca à prova d'água. Suas fibras grossas tornam mais fácil o trabalho de cortar, moldar e gravar.

Madeira de cânfora

Esse tipo de árvore é perene e tem o crescimento a longo prazo, o que torna a madeira tradicionalmente rara e muito valiosa. O seu cheiro específico e forte ajuda a prevenção de insetos e anti-taças, além de ser um ótimo material à prova de umidade. Quem quer apostar em armários ou prateleiras deste revestimento, pode armazenar roupas finas como lã, cashmere ou suéter de algodão. Essa madeira também deixa um cheiro delicioso na coleção de livros!

Madeira Meranti

A cor é sempre entre um tom vermelho escuro para rosa. A desvantagem é o alto teor de água dentro desta madeira, por isso é aconselhável que esse tipo de madeira não seja usada como madeira forjada. No entanto, os poros e as fibras ainda são relativamente grandes. Não é recomendada para uso no exterior já que este material não é à prova de intempéries. Mas isso pode ser revertido se for tratada com um acabamento específico de tinta específica ou óleo sintético.

Madeira de resina marinha / balau amarelo

Durável e forte, mais forte do que a madeira de cânfora, infelizmente esse tipo de madeira às vezes racha e é necessário que seja usado algum tipo de enxerto para consertar a rachadura. Às vezes esse material é usado para janelas, mas não é lá muito recomendado para portas pesadas.

Madeira Merbau

Pode ser uma alternativa à madeira de teca porque é bastante fixa e estável, também muito conhecida por sua resistência aos insetos. Possui uma linha de fibras descontínuas e de cor escura. Esta madeira é realmente gomosa, portanto é mais adequada para uso em peças de mobiliário.

Madeira de Sungkai

As fibras de madeira são lindas e suaves, mas são relativamente pequenas, por isso são adequadas apenas para quadros e molduras, especialmente para janelas.

Qual a pintura mais adequada para janelas de madeira?

Existem vários tipos de tintas que podem ser aplicadas nas janelas de madeira:

- Pintura a óleo: feche perfeitamente a superfície dos caixilhos de madeira. As opções de cores são tantas que a tonalidade pode ser combinada com o gosto e estilo da sua casa. Sua aplicação é muito fácil e rápida.

- Pilar: Especialmente usado para revestir os batentes e parapeitos que possuem fibras únicas e atraentes – aqui, o objetivo principal é acentuar a textura natural do material. Adequado para o exterior, já que pode ser exposto diretamente ao sol sem nenhum problema.

- Laca ou tinta duco: quase o mesmo que a pintura a óleo, a diferença está na forma como funciona. O duco precisa ser aplicado com spray, por isso leva mais tempo.

- Melamina: semelhante ao polimento, mas só pode ser usado em ambientes fechados. Sua aplicação é feita por pulverização, para que o produto possa entrar intensamente na fibra da madeira.

- PU (poliuretano): Não muito diferente da melamina, mas só cobre a superfície da madeira sem ser absorvido no interior das fibras da madeira. Sua aplicação é a mesma – com spray.

Além de ser um acesso ao exterior da casa, as janelas fazem parte da importante estrutura de qualquer habitação, e por isso devem ser adaptadas de acordo com cada projeto. Certifique-se de que sua escolha está correta e contrate sempre especialistas para cuidar do assunto. Se quiser desfrutar da bela vista do céu, considere instalar clarabóias.