Janelas: fotos, inspiração e design

  1. Esquadria Única: Janelas   por Casa Container Marilia - Arquitetura em Container
  2. Jaguariuna: Janelas   por PM Arquitetura
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. Suíte master: Janelas   por ESPAÇO PROJETO
  5. Apartamento com conceito aberto: Janelas   por NATALIA BARTOLOMEO ARQUITETURA | DESIGN STUDIO
  6. Divisão cozinha x jantar e estar: Janelas   por daniela kuhn arquitetura
  7. Bambu Carbono Zero e Arq. Isay Weinfeld: Janelas   por BAMBU CARBONO ZERO
  8. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  9. Interiores: Janelas   por MBDesign Arquitetura & Interiores
  10. Volumetrias que espelham modernidade  : Janelas   por Ruschel Arquitetura e Urbanismo
  11. Residência Jardim Marajoara: Janelas   por MeyerCortez arquitetura & design
  12. Casa | 762: Janelas   por Estúdio IR
  13. Casa Ilha Bela Márcio Kogan: Janelas   por BAMBU CARBONO ZERO
  14. Projeto residencial praia: Janelas   por LX Arquitetura
  15. Oficina Cerveja: Janelas   por Otoni Arquitetura
  16. Abertura Central: Janelas   por Otoni Arquitetura
  17. Abertura Central: Janelas   por Otoni Arquitetura
  18. Apartamento Ravena: Janelas   por Fabio Rudnik Arquitetura
  19. Casa e Clínica MG: Janelas de PVC  por canatelli arquitetura e design
  20. Casa e Clínica MG: Janelas de PVC  por canatelli arquitetura e design
  21. Projeto Dormitório Com Suíte e Closet: Janelas de madeira  por Thaiad Pinna -Studio de Arquitetura e Interiores
  22. Recorte e acabamento: Janelas   por transversal
  23. Interiores 105: Janelas   por Laís Galvez Arquitetura e Interiores
  24. Vista dos caixilhos das salas: Janelas   por ODVO Arquitetura e Urbanismo
  25. Portas de correr: Janelas de madeira  por ODVO Arquitetura e Urbanismo
  26. Casa das Varandas: Janelas de PVC  por Alexandre Zelinski Fotógrafo de Arquitetura
  27. Luminária de janela de demolição  em  ferro : Janelas   por ARQUITETA CLEUSADESOUZA
  28. Rancho 14: Janelas   por A+R  arquitetura
  29. Pavilhão da Rádio CBN: Janelas de PVC  por Izilda Moraes Arquitetura
  30. Pavilhão da Rádio CBN: Janelas de PVC  por Izilda Moraes Arquitetura
  31. Pavilhão de Entrada - Campinas Decor : Persianas e venezianas  por Izilda Moraes Arquitetura
  32. Pavilhão de Entrada - Campinas Decor : Persianas e venezianas  por Izilda Moraes Arquitetura
  33. AP AD: Janelas   por Mutabile

Janelas abrem o seu lar para respirar o ar fresco do mundo. É ali, naquele espaço, que você buscará momentos de contemplação com o cenário ao redor, divagará sobre suas rotinas do dia a dia e, eventualmente buscará inspiração.

Entretanto, as qualidades de contar com uma boa janela não vão de encontro apenas com seus anseios do dia a dia. As janelas têm um grande poder para valorizar sua fachada e reforçar a personalidade de seu imóvel.

Com o tipo certo de janela, sua casa poderá ficar mais rústica ou moderna, mais escura ou naturalmente mais iluminada, mais espaçosa ou mais intimista. Portanto, tenha a calma e o cuidado necessários para pesquisar e encontrar o melhor estilo de janela para o seu lar.

Quais os principais tipos de janelas

Entender a variedade de materiais que o mercado dispõe será fundamental para escolher o melhor tipo de janela para sua casa. De maneira geral, os modelos em alumínio, madeira, Blindex, PVC e ferro são os mais comuns. Confira abaixo as características de cada tipo:

Alumínio

Leve, o alumínio é um material versátil e excelente para ser utilizado em janelas de qualquer espaço. Essa opção é perfeita para cidades litorâneas, já que o contato com a maresia não corrói sua estrutura.

É possível encontrar janelas em alumínio cru ou com diferentes cores, conforme a necessidade em preços baixos e com ótima durabilidade, se bem conservadas.

A desvantagem fica pela pouca variedade de opções e facilidade em danificar o material.

Madeira

A elegância da janela de madeira é uma alternativa sempre interessante para dar acabamentos mais aconchegantes ao lar. Disponíveis em diversos estilos, do clássico ao moderno, as janelas neste material podem ser encontradas em opções menores, para quarto ou em grandes tamanhos, para a sala.

A desvantagem fica pela manutenção cuidadosa que devem receber contra a umidade e o ataque de cupins. Outro ponto negativo é o possível empenamento da janela quando produzida com madeira de baixa qualidade.

Blindex

As janelas todas produzidas em vidro são ótimas para acabamentos mais modernos e com forte personalidade para o lar. Além disso, são perfeitas para quem deseja ter ambientes melhor iluminados, já que permitem presença total da iluminação natural, fazendo com que os espaços fiquem mais aconchegantes e acolhedores.

Entre as desvantagens está a falta de privacidade, que pode ser resolvida com a utilização de cortinas.

PVC

Com ótima durabilidade e resistência, as janelas produzidas com PVC são opções cada vez mais procuradas para a construção de casas. Excelente isolante térmico e acústico, as janelas de PVC são ótimas para quem reside em bairros mais urbanos e precisa afastar os ruídos ao redor. Além disso são materiais fáceis de serem limpos, garantindo que o lar esteja sempre agradável.

Entre as desvantagens dessa opção está o valor relativamente maior do que outros tipos de janela, o que faz com que nem sempre seja a primeira opção para a compra.

Ferro

Um dos materiais mais utilizados na construção, as janelas de ferro são utilizadas já há alguns séculos. Sua grande variedade de opções garante que sempre exista um modelo perfeito para combinar com o projeto desejado. O preço relativamente baixo, a durabilidade e o acabamento mais elegante complementam a lista de pontos positivos das janelas produzidas em ferro.

Entre as desvantagens dessa opção está a possível oxidação ao longo dos anos e o peso que dificulta a instalação.

Como instalar uma janela

De maneira geral, é fundamental contar com mão de obra especializada para a instalação da janela, já que possíveis erros comprometerão a estética e a funcionalidade da peça.

O primeiro passo é garantir que o vão onde será instalada a janela esteja bem nivelado e aprumado e tenha uma folga de 1 ou 2 cm. Verifique onde serão localizadas as grapas e quebre a parede na medida em que estão os chumbadores acoplados. Abra as grapas da esquadria e encaixe no buraco da parede onde a janela será instalada.

Lembre-se de manter as folhas móveis travadas para evitar danos na peça. Se a janela ainda estiver com a proteção, não a remova até terminada a instalação. Proteja possíveis espaços da janela do toque da argamassa. Verifique na embalagem do produto aplicado para chumbar a janela qual o prazo mínimo para secagem e só após isso remova os protetores de sua janela.

Como decorar uma janela

Para a decoração de sua janela, você poderá com diferentes complementos que, certamente, valorização ainda mais o seu lar.

A opção mais comum são as cortinas, que poderão ser escolhidas no tamanho e estilo que melhor se adequarem. Persianas são excelentes opções para que a iluminação natural traga aconchego nos ambientes durante o dia e mantenham a privacidade desejada durante a noite. Já as cortinas blackouts são boas soluções para quem deseja uma sala para TV com clima de cinema.

As opções são muitas e vale a pena projetar a melhor solução de acordo com as necessidades de sua família.

Como fazer a manutenção de janelas

As janelas são investimentos importantes e devem ser mantidas em boas condições para que o seu lar esteja sempre em boa aparência.

Para isso, mantenha uma limpeza constante de acordo com o tipo de material de sua janela. De maneira geral, um pano umedecido e detergente neutro são suficientes para isso.

De qualquer maneira, sempre conte com um especialista para fazer possíveis reparos, evitar umidade e garantir que as fechaduras estejam sempre em boas condições. Para encontrar um bom profissional que esteja próximo a você, basta acessar esta página do homify!

E então, gostou das dicas? Siga navegando conosco e encontre muito mais soluções para deixar sua casa incrível!