Espaços

  1. HALL / ESCADA: Escadas  por AE ARQUINTERIORES
  2. Casa de Campo  - ITU: Escadas  por AM arquitetura e interiores
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. Residência Pq. Esplanada: Escadas  por Isabela Notaro Arquitetura e Interiores
  5. Escada e área íntima com nosso piso de madeira Quaruba: Escadas  por Rodapé.com Triângulo
  6. ESCADA DE ACESSO PISO SUPERIOR: Escadas  por Dib Studio Arquitetura e Interiores
  7. Escada: Escadas  por Espaço do Traço arquitetura
  8. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  9. Escada Modelo Inloco com uma Viga Lateral: Escadas  por ESCADAS MILLENIUM®
  10. Escada Modelo Inloco com uma Viga Lateral: Escadas  por ESCADAS MILLENIUM®
  11. Living Social : Escadas  por Rabisco Arquitetura
  12. Condomínio Sta. Mônica Jardins  RJ: Escadas  por Esquadrize - Soluções em Alumínio e Vidros
  13. CASA DE PRAIA: Escadas  por Maciel e Maira Arquitetos
  14. Mostra Artefacto 2018 por Elaine Ramos : Escadas  por Elaine Ramos | Arquitetos Associados
  15. Hall : Escadas  por Projeto 883
  16. Sala de estar / escada: Escadas  por Stúdio Márcio Verza
  17. Espaço Galart - Mostra Elite Design: Escadas  por Tania Bertolucci  de Souza  |  Arquitetos Associados
  18. Espaço Galart - Mostra Elite Design: Escadas  por Tania Bertolucci  de Souza  |  Arquitetos Associados
  19. Escada curva : Escadas  por Penha Alba Arquitetura e Interiores
  20. Escada Modelo Inloco com as Vigas Especiais: Escadas  por ESCADAS MILLENIUM®
  21. CASACOR Itapema 2018 - Ambiente Sea Loung: Escadas  por Solaris Decor
  22. Apartamento Horto Florestal: Escadas  por Pires e Medeiros Arquitetura
  23. Escada Modelo Millenium: Escadas  por ESCADAS MILLENIUM®
  24. Escada revestida em mármore: Escadas  por Janete Krueger Arquitetura e Design
    Ad
  25. Mansão Vertical: Escadas  por Paulinho Peres Group
  26. Residência AF: Escadas  por Marcelo Pestana Arquitetura
  27. Apartamento Horto Florestal: Escadas  por Pires e Medeiros Arquitetura
  28. Reforma Residencial : Escadas  por Arquiteta Carol Algodoal Arquitetura e Interiores
  29. CASA I : Escadas  por Camila Pimenta | Arquitetura + Interiores
  30. SHOWROOM ORNARE BELO HORIZONTE: Escadas  por Studio Cicconi
  31. Studio Perfil Jabaquara: Escadas  por Conie Design
  32. Escada: Escadas  por Otoni Arquitetura
  33. Escada Modelo Inloco com as Vigas Especiais: Escadas  por ESCADAS MILLENIUM®

Inspirações para escadas

Escadas são elementos funcionais que ligam um pavimento ao outro de casas, sobrados, lofts, entre outros ambientes, mas que também podem acrescentar uma função estética a estes locais. Por isso, existem diversas formas de se trabalhar este espaço para que ele traga charme e enriqueça a decoração desta área geralmente esquecida da casa. Não importa se você quer construir ou dar vida nova a este espaço, o mais importante é fazer com que ela combine com o resto do projeto e se torne um diferencial na sua casa. O homify oferece centenas de possibilidades, ideias e inspirações para transformar a sua escada em um elemento chave no décor; não importa o tamanho disponível ou estilo que você escolha. 

Onde encontro ideias para projetar escadas?

No homify você encontra ideias de materiais, revestimentos e dicas de decoração perfeitas para diversos estilos de escadas, para que você aproveite este ambiente com inteligência. Investir em novos revestimentos, pintura ou até uma iluminação diferente podem fazer com que este ambiente da sua casa seja aproveitado ao máximo em termos de decoração e funcionalidade. O homify tem inúmeras ideias diferentes para escadas, desde as mais modernas ou industriais até as mais rústicas. Certamente alguma delas irá te ajudar no seu projeto.

Como decorar uma escada?

A escada ganhou status na decoração moderna e não precisa ser apenas sinônimo de acessibilidade. Além de melhorar a circulação entre dois ambientes, ela também pode se transformar em um espaço com personalidade e ainda trazer um ar inovador e arrojado à decoração. Através de diversos formatos, materiais ou acabamentos, mais compactas ou extensas, com ou sem compartimentos ou armazenamento, o importante é pensar em uma escada que ofereça conforto na hora de se deslocar entre um andar e o outro da casa sem perder o estilo.  No homify você encontra arquitetosarquitetos de interiores que podem te ajudar a planejar e projetar a escada da sua casa do jeito exato que você deseja. 

Apesar de muitas vezes o potencial das escadas não seja levado em conta, é possível otimizar este espaço para que ele se torne ainda mais útil. Mesmo se não houver espaço suficiente para ser transformado em local de armazenamento, por exemplo, é possível usar a cor ou  diversos outros elementos de decoração para criar o efeito que você quiser. Caso haja espaço para armazenamento, ele pode ser aproveitado de diversas maneiras, como para exibir livros de arte e objetos de decoração e viagens ou ser usado como dispensa e local para guardar itens como bicicleta ou os eletrodomésticos da cozinha. Utilize as ideias e inspirações do homify para ter certeza de que a sua escada se torne um espaço interessante e esteja sendo usada da melhor maneira possível. 

Que estilo devo escolher para a escada da minha casa?

Com estrutura fixada no chão, teto ou paredes laterais, as escadas podem ser feitas de diversos materiais. Os mais comuns são madeira, vidro, cimento ou aço, com diversos revestimentos, como cerâmica ou granito. Um ponto importante na hora de projetar ou decorar uma escada é levar em conta o estilo e os acabamentos usados do restante da casa. A escolha de todos estes itens pode variar de acordo com o espaço, prazo e orçamento, além do estilo ou mistura de estilos escolhido. Veja alguns estilos que podem ser adotados.

Moderno

Uma escada em estilo moderno é perfeita para apartamentos contemporâneos e garantem um ar elegante, sofisticado e leve a qualquer tipo de ambiente. Neste estilo, materiais como vidro ou aço podem trazer o efeito desejado.

Industrial

Adotar o estilo industrial para a sua escada é uma ideia perfeita se você quer montar um apartamento com ar mais urbano. Neste caso, podem ser utilizados materiais como o cimento e o aço para garantir o tom pretendido. Fica ótimo em estruturas que possuem canos e tijolos aparentes por exemplo.

Rústico

Uma escada em estilo rústico possui formas mais robustas é ideal para quem tem afinidade com a as texturas da madeira e do cimento. Combina com locais que possuem este tipo de material em outros elementos da decoração.

Escandinavo

Uma escada em estilo escandinavo e tende a ter linhas mais retas e formas simples, além de ser mais clara e possuir uma iluminação simples. Para garantir este tom, materiais como o vidro, cimento ou aço são indicados.

Formatos de escada

Também é importante escolher o formato da escada, que está diretamente ligado ao espaço disponível para o planejamento deste elemento. Mas na hora de selecionar entre as opções de formato e também os revestimentos, lembre-se de pensar nos residentes da casa, para evitar acidentes domésticos. No caso de idosos e crianças, por exemplo, atenção à segurança é fundamental. Por isso, recomendamos o revestimento com pisos antiderrapantes e a inclusão de um corrimão. Além disso, todos os degraus devem ter a mesma altura, entre 15 e 18 cm, e a largura precisa ser maior do que 90 cm. Veja alguns dos formatos mais tradicionais de escadas, que você pode pesquisar aqui no homify. 

Escada em linha reta 

Essa tipo de escada é ideal para ambientes que possuem uma parede longa na horizontal. Ela é ideal se a ideia é aproveitar o espaço embaixo para colocar móveis, armários planejados, entre outras opções.

Escada em “L”

Parecida com a escada em linha reta, essa escada apresenta uma mudança de direção a 90 graus para um dos lados. É bastante comum em prédios residenciais ou sobrados antigos.

Escada em “U” 

Neste caso, a escada possui um patamar intermediário no qual há uma mudança de direção para o sentido oposto. Bastante estilosa e ideal para locais com diversos patamares.

Escada caracol, helicoidal ou espiral

Este modelo possui um eixo central e os degraus são orientados à sua volta. Geralmente este tipo de escada é pré-moldado, o que pode ser um diferencial para prazos de entrega e orçamentos mais curtos, além de ser ideal para locais pequenos. 

Escada curva ou circular

São as escadas que possuem curvas suaves, sem um eixo central em torno da qual a escada circula. Neste caso é difícil que o espaço abaixo seja aproveitado para armazenamento, além de demandar mais espaço e tempo para a sua construção. 

Escada para sótão

Este modelo de escada garante acesso ao sótão e pode ser feita de duas formas. A escada pode ser fixa e ocupar um espaço pequeno no cômodo, ou ser retrátil e alcançável através de uma alavanca no alto da parede. Uma escada para sótão no modelo retrátil feita em materiais como madeira, aço ou alumínio pode custar entre R$750 e R$3.500.