Nas casas de hoje em dia, a cozinha é muito mais do que apenas um lugar para preparar refeições, é também um santuário para comer, beber e relaxar com a família e os amigos. Portanto, esse espaço precisa de algumas qualidades únicas, necessita dos móveis de cozinha certos e deve ser resistente o suficiente para aguentar calor, vapor, líquidos e movimentação de pessoas. Acima de tudo, deve ser um ambiente agradável e refletir o seu estilo. Permita-se a esse direito e você terá mais do que um lugar para cozinhar!
Reformar ou comprar uma cozinha é sempre uma tarefa difícil. Você prefere um estilo folclórico clássico ou moderno, minimalista ou elegante? Talvez você prefira ser eclético e criar algo exclusivamente para o seu estilo? Comece com o básico – o seu espaço, o seu orçamento e a sua visão. Em seguida, busque por inspirações online. Você vai encontrar uma série de ideias atraentes sobre decoração para te auxiliar na hora de comprar uma cozinha.
Planejamento para a cozinha é um negócio sério, mas você deve fazê-lo no sentido de descoberta e criatividade. Primeiro, considere o espaço disponível para isso e, obviamente, limite a extensão e defina o layout. Em seguida, defina o estilo. Você quer algo estilo cozinha rústica, ou a elegância do minimalismo urbano? Suas respostas vão determinar a sua escolha para materiais e cores. Afinal, o planejamento para a cozinha é a mistura de arte e ciência, e o resultado é um espaço prazeroso para se ver e cozinhar.
Ao decorar sua cozinha, comece pelas cores, já que elas afetam poderosamente o humor. A cor vermelha pode energizar e aquecer um ambiente, enquanto que as cores azul e verde transmitem um sentimento calmo. Tenha em mente que cores mais claras geram sensação de ampliação do espaço, o que é vantajoso para quartos compactos. Em geral, os pisos devem ser mais escuros do que a paredes da cozinha e também mais moderados. Ou seja, decoração inteligente, baseada num mundo de possibilidades. Um toque agradável é misturar um visual clássico com comodidades ultramodernas para criar um espaço que é, ao mesmo tempo, elegante e eficiente.
A cozinha é um dos ambientes mais exigentes da casa, em decorrência do constante fluxo de vapor, gordura e calor. Isto significa que você deve se preocupar com a durabilidade, bem como com o estilo ao projetar paredes da cozinha. Azulejos são uma escolha bastante resistente e à prova de umidade, além de existirem em uma deslumbrante variedade de padrões. A pintura é uma outra opção, desde que seja fácil para se limpar, uma consideração importante em uma cozinha movimentada. Papel de parede para cozinha é outra boa opção. Um estilo inteligente tem como princípio básico garantir a harmonia entre as paredes da cozinha, gabinetes e outras áreas funcionais.
Já se foi o tempo em que sua única opção de cor para uma cozinha era o branco, e essa ainda permanece como a escolha mais popular. Cozinhas claras são indiscutivelmente elegantes e proporcionam um sentido desejável de espaço e luminosidade para qualquer configuração. A cor branca também combina com qualquer modalidade de cozinha, do clássico ao contemporâneo. Cozinhas na cor preta, com as suas formas escuras e elegantes também estão se tornando populares. Sua escolha dependerá dos recursos disponíveis e, claro, do clima que você deseja criar. Lembre-se que espaços pequenos são melhor aproveitados com a utilização de cores claras, enquanto tons escuros tornam quartos maiores mais íntimos e aconchegantes.
Pense um pouco sobre o chão de sua cozinha, diariamente massacrado por ataques de vapor, fumaça, vazamentos e movimentação de pessoas. Isso exige piso feito de material que possa continuar a ter uma boa aparência, apesar dos fatores de stress decorrentes da vida quotidiana. Longas placas de cerâmica são uma escolha de superfícies da cozinha resistente, fácil de limpar, elegante e resistente à água. Pedras, como mármore ou granito, são também favoritas, especialmente em cozinha com ilha ou de estilo rústico. Agora você pode escolher seu novo piso com base em propriedades peculiares. O que inclui pisos vinílicos e laminados, pois ambos são resistentes e à prova d’água e podem ser encontrados em materiais naturais.
O que levar em consideração sobre superfícies da cozinha A tecnologia para superfícies da cozinha tem percorrido um longo caminho nos últimos anos. Embora os antigos pisos de madeira, cerâmica, pedra, vidro e alumínio ainda reinem, atualmente, bancadas e cozinha com ilha estão cada vez mais sendo revestidas com pisos laminados. Acessíveis, resistentes e fáceis de limpar, ainda existem em uma variedade estonteante de estilos e padrões. Para os mais tradicionais, a madeira é um eterno favorito favorecido por sua força e beleza naturais. As pedras, no entanto, são mais resistentes. Um piso de pedra bem projetado pode ficar maravilhoso além de ser resistente à ácido e impermeável. O granito também é um favorito na categoria resistência.
A cozinha é um grande investimento e quando bem feito, resultará em décadas de deleite, portanto, planeje cuidadosamente. A cozinha deve ser um lugar que transforma o ato de cozinhar em algo tranquilo, armazena com segurança tudo o que você precisa e inspira-o durante o café da manhã. Então, considere os requisitos – espaço disponível, tamanho e tipo de cozinha que você pretende fazer, quantidade de membros da família e assim por diante. Com o que esse espaço se parece? Uma cozinha rústica ou uma área elegante e futurista? Escolha uma empresa especializada em planejamento para a cozinha e experimente.
A cozinha aberta está cada vez mais em voga hoje em dia, assim como imóveis que rompem as fronteiras tradicionais de design de interiores. Além disso, o ato de cozinhar agora é visto como essencial para o estilo de vida moderno e algo para ser compartilhado e não escondido. No entanto, cozinha com ilha ou cozinha aberta exigem um planejamento cuidadoso. O design começa com exaustores eficientes, para retirada de fumaça, vapor e odores de comida. Você também precisa iluminar corretamente sua cozinha aberta. Sua decoração deve misturar-se com os espaços adjacentes, sejam eles a sala de jantar ou a de estar.
Criar a cozinha dos sonhos de alguém demanda uma mistura especializada de arte e ciência. Um bom arquiteto especializado planejamento para a cozinha deve ter sensibilidade para planejar um lugar esteticamente belo, aliada a seus sólidos conhecimentos em canalização, eletricidade e regulamentos locais. Ele também deve estar ciente de todos os materiais disponíveis, como os melhores móveis de cozinha, acabamentos e matérias-primas. Contratar um profissional é mais uma garantia de que você ficará dentro do orçamento e uma forma de evitar diversos potenciais percalços.
Muitos moradores de grandes cidades possuem mini cozinhas em suas casas. Felizmente, com um pouco de criatividade e planejamento você pode maximizar a metragem de sua mini cozinha. Primeiro, escolha cores sabiamente. Tons claros ou neutros funcionam melhor para criar uma sensação de espaço. Escolher apenas uma tonalidade também ajuda a criar uma sensação de amplitude. Em seguida, aposte nas superfícies brilhantes. Aço inoxidável, vidro, telha e cerâmica são sutis formas de ampliação de uma mini cozinha. Se você estiver colocando em um piso de azulejos, opte por peças grandes, porem leves e coloridas, seguindo padrões simples.
Clássico, retrô, moderno, minimalista, cozinha rústica, mediterrâneo, eclético ou escandinavo? Estilos de cozinha existem em uma variedade rica e diversificada de opções. Como escolher? Essencialmente, o estilo é uma questão muito pessoal. Cada um tem o seu próprio conceito e também pode ser influenciado pela criatividade de outros. Ao mesmo tempo, somos compelidos pelo orçamento, espaço, recursos e da necessidade de funcionalidade. Em última análise, seus olhos vão identificar e confirmar o estilo que realmente chama de seu. Quando você vir uma imagem que te inspira estará pronto para transformá-la em algo concreto – a cozinha de seus sonhos.
Cozinhas rústicas
Há algo maravilhosamente encantador na cozinha de estilo rústico. Elas mantêm a promessa de comida saudável, boa companhia e demonstram real preocupação com a natureza. O estilo cozinha rústica combina cores suaves, acabamentos naturais e madeira maciça, parquet ou piso de pedra com móveis de cozinha vintage, criando um efeito que exala simplicidade. Mas não há necessidade de se assemelhar a algo antiquado. Esses ambientes podem misturar o charme de uma cozinha rústica ou uma cozinha campestre com os acessórios mais modernos, opções de armazenamento e acabamentos que criam um espaço alegre e delicioso para cozinhar e relaxar.
Cozinhas modernas
As cozinhas modernas de hoje em dia são verdadeiras obras-primas de estilo e funcionalidade. Misturam estilos elegantes com os novos acabamentos que chegam no mercado. Estes incluem estilosos móveis de cozinha, folheados, tecnologia a laser e laminados de alta pressão que trazem uma elegante instalação sem emendas para qualquer tipo de configuração. Em termos de layout, as modernas favorecem planos abertos e muitas vezes nos encantando com uma cozinha com ilha artisticamente projetada. Como um oásis de espaço funcional para a preparação de alimentos e relaxamento. Opções invisíveis de armazenamento também são favoritas, com seus armários sem puxadores, que deslizam de maneira imperceptível.
Cozinhas estilo eclético
Com tantas opções tentadores de estilos de cozinha disponíveis, a escolha pode se tornar difícil. Mas por que ficar com apenas um? A boa notícia ao escolher o visual para a sua cozinha é que você não está limitado a apenas um estilo. De fato, ótimos resultados podem ser conquistados por meio da mistura de motivos e modelos a partir de uma variedade de fontes. Com as cozinhas de estilo eclético você pode misturar estilos, cores e desenhos para criar um espaço exclusivamente seu. O resultado pode ser uma mistura peculiar, atraente que define e mostra o seu senso de estilo, bem como proporciona o lugar ideal para aventuras culinárias.
Cozinhas de estilo escandinavo
A cozinha estilo escandinavo varia de modos clássicos que datam da época do rei Gustavo III traçando um longo caminho até o recente modernismo sueco. No entanto, um dos fatores determinantes é o uso de materiais naturais, na busca incessante de uma sensação de luz e amplitude. Cozinhas de estilo escandinavo são dominadas pelas cores da paisagem norte austero – o branco da neve, e as cores pastel das estações do ano – menta, azul e cinza. Adicione prateleiras abertas e outros espaços para armazenamento e você terá um local luminoso e arejado, além da sensação de organização. As superfícies da cozinha tendem a ser de madeira tratada, de modo que a matéria natural permaneça visível. O minimalismo escandinavo baseia-se na herança de cores suaves e adiciona variados contrastes. Esses contrastes podem assumir a forma de painéis em portas coloridas ou azulejos decorativos, e acabam por adicionar um toque caloroso ao fundo branco austero. Outros efeitos contrastantes dramáticos podem ser criados utilizando móveis de cozinha na cor preta, telhas ou balcões.