Coberturas de Apartamento: Ideias, Fotos e Modelos | homify Coberturas de Apartamento: Ideias, Fotos e Modelos
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3648:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Coberturas de Apartamento: Ideias, Fotos e Modelos

Aproveitar a laje da casa para criar um terraço na cobertura da casa não é nada mal. Com o espaço livre a céu aberto, o lar ganha um local a mais para reunir a família e os amigos em fins de semana relaxantes.

Com o planejamento correto, é possível fazer um novo local para abrigar a churrasqueira ou um espaço gourmet que irá valorizar ainda mais a casa.

Além disso, para os adeptos de uma vida mais saudável, o terraço na cobertura poderá ser utilizado para criar um pequeno jardim ou horta, já que a iluminação natural será a melhor possível e a organização com vasos pode trazer facilidades.

Como construir um terraço no telhado

Se a sua laje oferece de 10 a 15 m² livres, já pode garantir um ótimo espaço para abrigar o terraço que você deseja.

De maneira geral, seja qual for o projeto, pode ser muito importante reforçar a estrutura da laje para que a casa não sofra com o peso extra do mobiliário, eletrodomésticos e plantas que tomarão o local. E nisto, há grande importância de contar com profissionais especializados que ofereçam as melhores soluções.

Outro ponto fundamental, será averiguar a possível necessidade de solicitar permissões aos órgãos públicos sobre mudanças estruturais em sua casa. Arquitetos e engenheiros são de grande ajuda para facilitar o processo burocrático e prevenir possíveis multas. Além disso, há a necessidade de perceber se o novo terraço poderá afetar de alguma maneira as residências vizinhas.

Com o profissional contratado, estabeleça o projeto para o terraço levando em consideração a projeção do sol ao longo do dia e as proteções necessárias contra intempéries.

Para o mobiliário, recomenda-se peças que tenham boa resistência contra a luz solar e possíveis períodos de chuva. Churrasqueiras pré-fabricadas podem ser consideradas. Se houver possibilidade de contar com projetos sob medida, o resultado irá valorizar ainda mais seu lar.

Quais são as melhores ideias para um terraço na cobertura

Além de ocupar seu terraço com uma churrasqueira, existem ainda outros projetos muito interessantes que podem ser facilmente instalados no local.

Um dos principais interesses das famílias que buscam por uma área de lazer em casa, é contar com uma piscina para refrescar os dias quentes ao longo do ano. Logo, se houver esse interesse, é preciso tomar uma série de cuidados específicos.

De maneira geral, cada 1000 litros de água podem representar 1 tonelada a mais de peso para o seu terraço. Logo a supervisão profissional que considere possíveis necessidades de reforços na fundação ou colunas será indispensável.

O mesmo vale para salões de jogos. O equipamento com mobiliário acompanhado de mesa de bilhar, por exemplo, pode representar ao menos 500 kg a mais sobre a laje.

Para instalações de um banheiro ou lavanderia, é fundamental contar com um estudo de estrutura para considerar as perfurações necessárias para projetos de hidráulica que garantam o fornecimento de água e captação de esgoto.

Se o espaço não contar com uma cobertura total, os revestimentos devem ter funções antitérmicas e, se possível, antiderrapantes. Para complementar a estrutura do terraço na laje, há a necessidade ainda de guarda-corpo na devida altura e fixação.

Terraço na cobertura x telhado

Se durante a construção você desejar trocar a cobertura com um telhado por um terraço, saiba que poderá economizar uma boa quantia.

Isso porque pisos, seja de cerâmica ou de cimento queimado, custam menos do que telhas. O principal cuidado está na impermeabilização necessária em todo o espaço. Embora peças de cerâmica pareçam impermeáveis, elas podem permitir infiltrações que irão prejudicar a estrutura da laje.

A solução para isso é investir em manta impermeabilizante e instalação. Em média, essa opção para cobrir 50 m² custam cerca de R$ 1.500, já contando com o piso liso que ficará abaixo e acima da manta, a emulsão asfáltica e a própria manta. A instalação requer mão de obra especializada, já que é realizada com o uso de maçaricos que irão derreter a manta sobre o piso.

Os possíveis problemas decorrentes da troca do telhado por um terraço são o fato de que sua casa terá uma nova área grande para limpar e, se não aplicada a proteção térmica necessária sobre a laje, o cômodo localizado abaixo poderá ficar muito quente.

Como ter um terraço incrível na cobertura de casa

Encontrar boas ideias para construir o terraço que você tanto sonhou é muito importante para ajudar em decisões sobre a decoração, as plantas que deixarão o local mais aconchegante e os revestimentos que valorizarão a personalidade do espaço.

Para tudo isso, você pode aproveitar muito bem a navegação entre as páginas do homify, onde encontrará postagens, projetos e profissionais especializados nas mais diferentes soluções desejadas.

Portanto, seja para decorar um novo espaço, como o terraço, ou para remodelar um antigo cômodo, aqui você sempre encontrará as melhores inspirações!