Chalés e casas de madeira: Ideias, Fotos, Arquitetura, Construção | homify Chalés e casas de madeira: Ideias, Fotos, Arquitetura, Construção

Chalés e casas de madeira: Ideias, Fotos, Arquitetura, Construção

  1. Chalé rústico: Chalés e casas de madeira  por Paulo Stocco Arquiteto
    Ad
  2. CASA SAMAMBAIA: Chalés e casas de madeira  por Franthesco Spautz Arquitetura
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. CASA SAMAMBAIA: Chalés e casas de madeira  por Franthesco Spautz Arquitetura
  5. Residência Estilo Celeiro: Chalés e casas de madeira  por Marcela Martins Arquitetura
  6. CASA JS: Chalés e casas de madeira  por Cíntia Schirmer | arquiteta e urbanista
  7. CASA JS: Chalés e casas de madeira  por Cíntia Schirmer | arquiteta e urbanista
  8. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  9. CASA SAMAMBAIA: Chalés e casas de madeira  por Franthesco Spautz Arquitetura
  10. CASA SAMAMBAIA: Chalés e casas de madeira  por Franthesco Spautz Arquitetura
  11. CASA SAMAMBAIA: Chalés e casas de madeira  por Franthesco Spautz Arquitetura
  12. CASA SAMAMBAIA: Chalés e casas de madeira  por Franthesco Spautz Arquitetura
  13. CASA SAMAMBAIA: Chalés e casas de madeira  por Franthesco Spautz Arquitetura
  14. CASA SAMAMBAIA: Chalés e casas de madeira  por Franthesco Spautz Arquitetura
  15. CASA SAMAMBAIA: Chalés e casas de madeira  por Franthesco Spautz Arquitetura
  16. CASA A&R: Chalés e casas de madeira  por AMPLIZA Tuni & Santos Arquitetos
  17. CASA A&R: Chalés e casas de madeira  por AMPLIZA Tuni & Santos Arquitetos
  18. CASA A&R: Chalés e casas de madeira  por AMPLIZA Tuni & Santos Arquitetos
  19. CASA A&R: Chalés e casas de madeira  por AMPLIZA Tuni & Santos Arquitetos
  20. CASA RP -opção de fachada 02: Chalés e casas de madeira  por Cíntia Schirmer | arquiteta e urbanista
  21. Projeto de Ampliação Residencial: Chalés e casas de madeira  por Studio G - Arquitetura e Design
  22. Residência Costa da Lagoa - Florianópolis / SC: Chalés e casas de madeira  por Raiz Arquitetônica
  23. Residência Costa da Lagoa - Florianópolis / SC: Chalés e casas de madeira  por Raiz Arquitetônica
  24. Residência Costa da Lagoa - Florianópolis / SC: Chalés e casas de madeira  por Raiz Arquitetônica
  25. Residência Ibiraquera: Chalés e casas de madeira  por Raiz Arquitetônica
  26. Residência Ibiraquera: Chalés e casas de madeira  por Raiz Arquitetônica
  27. Casa Félix: Chalés e casas de madeira  por NOMA ESTUDIO
  28. Casa Félix: Chalés e casas de madeira  por NOMA ESTUDIO
  29. Casa Félix: Chalés e casas de madeira  por NOMA ESTUDIO
  30. CASA DE RETIROS SÃO JOSÉ: Chalés e casas de madeira  por Mutabile
  31. CASA DE RETIROS SÃO JOSÉ: Chalés e casas de madeira  por Mutabile
  32. CASA DE RETIROS SÃO JOSÉ: Chalés e casas de madeira  por Mutabile
  33. CASA DE RETIROS SÃO JOSÉ: Chalés e casas de madeira  por Mutabile

As casas ou chalés de madeira se destacam por serem uma alternativa para quem quer fugir da opção tradicional (e na maioria das vezes mais cara) que é a casa de alvenaria. Em relação à casas tradicionais, as casas pré-fabricadas de madeira podem sair por cerca de 40% do preço final.

Além do visual incrível por fora e por dentro, o material dispensa o uso de cimento, tijolos e muitos outros complementos para que a casa fique pronta. Uma moradia feita em madeira também é extremamente aconchegante e consegue manter as temperaturas quentes durante o inverno, sem perder o frescor e a característica arejada no verão.

Se você tem uma família então vai sentir a diferença que é aproveitar o tempo com todos os membros em uma casa com cara de lar, sem ter que se preocupar tanto na manutenção dos diversos detalhes que uma casa de alvenaria implica.

Essa com certeza é uma escolha que salva dinheiro e tempo a longo prazo, deixando mais espaço para você se preocupar com o que realmente importa: qualidade de vida. E se o entorno da sua casa tiver uma abundante vegetação, você ainda pode apostar em um belíssimo quintal ou jardim com horta para combinar ainda mais com esse estilo natural de viver.

Materiais e manutenção 

Para que essa temperatura interna se mantenha muito agradável, porém, é ideal que alguns cuidados sejam tomados, como apostar em uma manta térmica para que o frio e o calor sejam absorvidos, além de prevenir as infiltrações.

A manutenção de uma casa dessas é mínima, mas algumas pessoas ainda preferem envernizar toda a superfície externa e garantir uma casa sempre nova. A construção da moradia a 50 centímetros acima do chão também resulta em maior ventilação, evitando a umidade.

Madeira maciça e de lei são as mais comuns para esse tipo de construção (peroba, pinus ou grápia com acabamento em cedrinho), e elas geralmente não apresentam nenhum risco para infestação de cupins. Ainda que o proprietário ou a proprietária tenham algum receio deste tipo de problema, existem diversos tipos de produtos e tratamentos para evitar qualquer dor de cabeça.

Ruídos e estalos

Apesar de o material apresentar suas características sonoras quando exposto à temperaturas muito altas ou muito baixas, a casa de madeira construída com madeira seca evita esses constantes ruídos.

Os barulhos constantes só acontecem quando as empresas constroem casas com madeira verde, que, quando secas, acabam deixando frestas nas tábuas e gerando mas estalos.

Durabilidade e riscos

Quem acha que a casa de madeira vai durar menos do que uma casa de alvenaria, caiu em um verdadeiro mito. A única questão a ser levada em consideração é a localização da construção da casa de madeira – afinal de contas, é certo dizer que uma casa dessas não resistiria à desastres naturais, como enchentes, furacões e deslizamentos. 

Estilos de casas de madeira

Além da madeira de lei e maciça, ainda tem muitas pessoas que adoram construir suas casas com madeira de reflorestamento ou demolição. O charme fica para o visual da casa, que apresenta uma estética muito mais rústica e campestre quando é feita com madeira sem muito tratamento, verniz ou mudança de cor.

Essa moradia pode ter um quê campestre ou ainda bem rústico, combinando com o visual praiano. Mas isso não significa que quem more na cidade ou em um contexto urbano não possa ter um lar lindo desses! Para combinar com a calidez do revestimento, aposte em uma iluminação com lâmpadas amarelas e alguns toques de cor simples, em objetos decorativos como almofadas e outros acessórios.

Agora, se você prefere o estilo moderno, então a sua casa pode ter uma forma mais quadrada e janelas bem amplas ao redor de toda a estrutura, aproveitando do contexto natural se você tiver o privilégio de ter uma moradia incrível no meio da natureza.

Como encontrar o profissional ideal?

Aqui na homify nós conectamos os melhores arquitetos, paisagistas e designers de interiores do Brasil e do mundo com pessoas que queiram construir, reformar ou renovar suas casas.

Basta deixar a sua solicitação de projeto, com todos os detalhes relevantes para o seu orçamento de projeto e a construção da sua obra e um profissional deverá entrar em contato o quanto antes para tornar o seu sonho realidade.

Muita inspiração

Além de encontrar o arquiteto perfeito para a construção da sua casa modular ou casa de madeira, aqui na homify você pode navegar em um dos maiores bancos de imagens de todos os temas relacionados à arquitetura e decoração, reunindo inspiração para a sua futura casa.

Crie um livro de ideias, comece a salvar as imagens que mais chamam a sua atenção e mostre como você gostaria de ter a sua casa. São diversos estilos e modelos para todos os bolsos, basta começar a navegar agora mesmo!