Casas Pré-fabricadas: Ideias, Fotos, Arquitetura, Construção | homify Casas Pré-fabricadas: Ideias, Fotos, Arquitetura, Construção
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3646:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Casas Pré-fabricadas: Ideias, Fotos, Arquitetura, Construção

  1. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  2. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?

Quanto tempo demora para ficar pronta?

Realizar o tão desejado sonho de ter a casa própria no Brasil é tão difícil e caro, não? Bem, em partes. É inegável que o mercado imobiliário na nossa terra não apresenta os preços mais agradáveis, principalmente quando pensamos em cidades grandes como Rio de Janeiro, São Paulo ou Belo Horizonte.

Mas ter a própria casa também não é tão impossível assim. Hoje, com toda a tecnologia e rapidez das casas pré-fabricadas, fica mais fácil escolher materiais acessíveis e de baixo orçamento, o conforto que cabe no bolso.

Isso tudo porque as casas pré-fabricadas demoram cerca de 1 a 3 meses para ficarem prontas, dependendo das condições climáticas, terreno e quais serão os materiais de sua construção.

Quais são os materiais de uma casa pré-fabricada e qual é a sua durabilidade?

Muitas pessoas acreditam que os materiais em que são construídas as casas modulares são bastante limitados em termos de escolha. Mas a grande verdade é que tudo depende da empresa escolhida - quanto melhor sua reputação e experiência no assunto, maior será a possibilidade de ter sua casa personalizada e do jeito que você espera!

Geralmente, esse tipo de moradia pode usar moldes de concreto ou madeira, já que, dessa maneira, é possível aumentar a velocidade na hora de construir uma casa do zero, em comparação com uma casa de acabamento tradicional.

Na produção de uma casa modular, chapas de concreto são produzidas e cortadas, levando em consideração o tamanho do imóvel. As vigas de aço são fincadas no chão para garantir o sustento necessário, e, em seguida, os blocos de concreto vão sendo encaixados como em um jogo de quebra-cabeças. Por último, o telhado completa o processo.

No âmbito durabilidade, naturalmente o aço é o material que resiste sem tantos problemas à ação do tempo. A localização da casa também deve ser levada em consideração, afinal de contas uma área com tempestades e chuvas constantes acaba exigindo uma estrutura mas eficiente, que não sofra dilatações, movimentações, encolhimentos ou até mesmo torções na sua base.

Quanto custa e qual é o tamanho mínimo?

Claro que o preço varia muito de região para região, o tamanho da casa, os materiais escolhidos e outros pormenores, mas uma casa modular é geralmente mais barata do que uma casa de alvenaria.

Por não precisarem de uma mão de obra altamente qualificada e não serem feitas de alvenaria, as casas pré-fabricadas podem ter seus custos reduzidos em até metade do valor de uma casa comum. Por exemplo, enquanto uma casa de alvenaria de 90m² pode custar certa de R$ 60 mil, uma casa pré-moldada acaba custando apenas R$ 35 mil.

Isso significa que elas são mais acessíveis à população de classe baixa - que pode também utilizar o programa do governo “Minha Casa, Minha Vida” para realizar o sonho da casa própria.

Outro detalhe importante na hora de lembrar quando a escolha for por uma casa pré-fabricada é o tamanho: existem algumas regras de tamanho mínimo. As casas de alvenaria devem ter pelo menos 50m², porém no caso das casas modulares, a metragem mínima não pode ser inferior a 40m².

Como é por dentro?

Já que a casa modular nada mais é do que uma moradia totalmente montada, isso significa que o interior é praticamente terminado, e leva as características da escolha do comprador. Na maior parte das vezes o material do interior da casa acompanha a mesma lógica do exterior - porém isso não é uma regra, hoje é possível implantar isolantes térmicos, proteção anti-chamas ou ainda construir um edifício inteiro em aço, por exemplo.

Porém, é bom lembrar que alguns detalhes não podem ser totalmente modificados, como a altura e largura de portas, janelas e paredes - estas seguem um padrão definido pela empresa construtora.

Como funciona a montagem de uma casa modular?

A compra e o planejamento das peças desse tipo de moradia é feita com uma empresa, enquanto que uma outra empresa terceirizada deve entrar no jogo para fazer a montagem da casa.

O aspecto delicado, aqui, é que a empresa construtora não se responsabiliza por qualquer dano no transporte ou na montagem da moradia. Portanto, vale a pena pesquisar direitinho toda a situação judicial de ambos nomes escolhidos. Procure se comunicar com o PROCON, tendo em mãos o CNPJ das empresas, por exemplo.

Vantagens de ter uma casa pré-fabricada de madeira

Se você procura uma casa de madeira, com certeza deveria considerar a opção pré-moldada. Além de economizar cerca de 30% na construção e no tempo de finalização da obra (cerca de 90 dias), esse tipo de casa é simplesmente perfeita para o clima brasileiro.

O material nobre aquece no inverno e refresca no verão, além de ser totalmente amiga da natureza, se você decidir por uma matéria-prima reciclada ou madeira de reflorestamento. Uma casinha de madeira é sempre um respiro em meio ao caos da cidade grande - e também não podemos negar que sua beleza é clássica. Ficou com medo das pragas? Não se preocupe, já existe tecnologia avançada o bastante para você sequer lembrar que elas existem!

Surgiu o interesse em projetar sua casa pré-fabricada? Deixe sua solicitação de projeto na homify, a maior plataforma de arquitetura do Brasil, e realize agora mesmo seu sonho!