Casas passivas – fotos e design de interiores

  1. VARANDA JB: Casas passivas  por Arquiteto AISLAN MAILON  (Studio AM7)
  2. Projetos - Arquiteto Renato Sabadin: Casas passivas  por Renato Sabadin
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. Casas passivas  por FingerHaus GmbH
    Ad
  5. Casas passivas  por FingerHaus GmbH
    Ad
  6. Casas passivas  por Architekturbüro Schaub
  7. Casas passivas  por Lazza Arquitectos
    Ad
  8. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  9. Casas passivas  por Excelencia en Diseño
  10. Casas passivas  por António Bilelo, Arquitecto
  11. Casas passivas  por TANGENTE ARQUITECTURA LOCAL
  12. Casas passivas  por 株式会社 ATELIER O2
  13. Casas passivas  por TANGENTE ARQUITECTURA LOCAL
  14. Casas passivas  por 株式会社 ATELIER O2
  15. Casas passivas  por iQbit, SA de CV
    Ad
  16. Casas passivas  por Maisons Loginter
  17. Casas passivas  por 株式会社 ATELIER O2
  18. Casas passivas  por Joris Verhoeven Architectuur
  19. Casas passivas  por Joris Verhoeven Architectuur
  20. Casas passivas  por steel
  21. Casas passivas  por steel
  22. Casas passivas  por steel
  23. Casas passivas  por iQbit, SA de CV
    Ad
  24. Casas passivas  por ash4project B.V.
  25. Casas passivas  por David Colwell Design
  26. Casas passivas  por 株式会社山口工務店
  27. Casas passivas  por Evomod - Construções Modulares
  28. Casas passivas  por Lores STUDIO. arquitectos
  29. Casas passivas  por Evomod - Construções Modulares
  30. Casas passivas  por Construyendo Reciclando
    Ad
  31. Casas passivas  por XXStudio
  32. Casas passivas  por Isothermix Lda
    Ad
  33. Casas passivas  por Barak Mizrachi Architects

O que significa o termo “casas passivas”?

As casas passivas ou “passivhaus” (em alemão) são construções que visam o objetivo de redução do consumo de energia de aquecimento ou arrefecimento (refrigeração) entre 75% e 90%, diminuindo portanto, a sua pegada ecológica.

Para quem não sabe, a pegada ecológica é um método de cálculo ambiental que avalia a pressão do consumo humano em relação aos recursos naturais. Medida em hectares globais (gha), este método permite comparar diversos tipos de consumo e medir a fim de analisar se estes estão dentro da capacidade ecológica do nosso planeta. Neste caso, um hectare seria o correspondente à um hectare de produtividade média de todo o mundo para terras e águas. Para resumir, a pegada ecológica leva em consideração recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira, fibra, energia renovável, etc).

As casas passivas não se limitam apenas aos projetos residenciais, mas sim à toda uma gama de tipos de construções diferentes, como escolas, supermercados, creches e novos edifícios. Este é um termo que se refere à um tipo de design integrado ao projeto arquitetônico original. Elas são chamadas assim pois foram construídas em países de língua alemã e escandinava, mas já fazem sucesso em outras partes dos EUA e Europa, como Portugal e Espanha.

Pontos principais que existem na construção de uma casa passiva

Algumas características são fundamentais para a construção de uma casa passiva dentro dos objetivos pré-estabelecidos, como o excelente isolamento térmico, ausência de eixos e esquinas que produzam perdas ou ganhos indesejados de energia, ventilação mecânica com recuperação de calor no caso de construções em geografias de climas frios (aproveitando esse calor gerado por pessoas ou eletrodomésticos dentro da própria residência), impedimento de correntes de ar e regeneração excessiva dele.

A casa passiva também aproveita a energia solar e prioriza a eliminação de “pontes térmicas”, ou seja, isso significa que a instalação das janelas e portas é realizada de maneira inteligente, orientadas para o melhor aproveitamento da iluminação natural e também para evitar as fugas de calor e frio. Todos estes aspectos resultam em uma qualidade de vida melhor e um consumo energético reduzido.

Todos estes conceitos se concretizam em um projeto que leva em consideração um software informático, baseado no Excel e chamado de PassivHaus Planning Package (PHPP), que adapta e calcula qual será o comportamento térmico de qualquer edifício levando em consideração qual será o padrão térmico do modelo de casa passiva.

As vantagens de se viver em uma casa passiva é que a temperatura será a mesma durante o ano todo (entre 20 e 25 graus), as emissões de CO2 são bastante reduzidas e a umidade do ar também se mantém sempre controlada, aspectos ideais para manter sempre bem a saúde de toda a sua família.

Quanto custa uma casa passiva?

O mais interessante disso tudo é que a construção de uma casa dessas não significa um aumento no orçamento final, ou ainda que exista uma leve diferença no preço pago para se ter uma casa mais ecológica, esta diferença deve ser uma adição em torno de 5% do valor total da obra.

Esse investimento é mínimo e muito vantajoso, já que todo esse planejamento acaba fazendo uma diferença enorme no bolso de todos os proprietários no fim de cada mês. Isso porque as contas de energia elétrica costumam vir muito mais baixas do que o normal, quando uma casa é construída de maneira sustentável e inteligente. Os moradores que decidem optar por este caminho acabam aproveitar ao máximo as condições meteorológicas e geográficas de seu entorno.

Muitos arquitetos e especialistas prevêem que este tipo de moradia é a casa do futuro e os preços tendem a baixar ainda mais, representando a melhor solução para o bolso e para o meio ambiente daqueles que têm interesse em comprar sua casa própria.

Onde encontrar arquitetos especializados?

Aqui na homify você pode encontrar profissionais da arquitetura, design e decoração de interiores de todos os cantos do mundo. Nossa plataforma está presente em mais de 30 países e são milhares de pessoas de renome que fazem parte da nossa rede.

Ficou interessado (a) em construir uma casa passiva? Deixe a sua solicitação de projeto ou registre-se em nossa plataforma. São centenas de milhares de imagens de casas ecológicas, baratas e sustentáveis para te inspirar no próximo projeto!

Cadastre-se e crie um livro de ideias

Além de se conectar com arquitetos do Brasil e do mundo que entendem exatamente todas as necessidades e desejos dos seus clientes, você ainda pode navegar em um dos maiores bancos de imagens do tema dentro do nosso site.

Você vai encontrar muitas inspirações de casas passivas e também outros projetos nacionais incríveis, como casas de adobe e outras construções acessíveis e amigas da natureza. Ou então quem sabe você se apaixone por reformas de banheiros e cozinhas, descobrindo novos materiais que vão tornar o sonho de uma casa linda, moderna e renovada finalmente possível de ser realizado.