Casas geminadas – fotos, inspiração e design de interiores

  1. Residencial Multifamiliar 2 Unidades: Casas geminadas  por MVK Arquitetura, Engenharia e Construções
  2. Projeto de sobrado geminado: Casas geminadas  por Jr Arquitetura + interiores
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. Projeto  de casas geminadas: Casas geminadas  por Jr Arquitetura + interiores
  5. Condomínio Residencial Mont Blanc: Casas geminadas  por Cláudia Legonde
  6. Casas pequenas e modernas.: Casas geminadas  por L2 Arquitetura & Interiores
  7. Condomínio geminado triplex: Casas geminadas  por Deborah Iachinski Arquitetura & Interiores
  8. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  9. Fachada Geminado: Casas geminadas  por Arq. Bruno Luz
  10. Fachada Geminado: Casas geminadas  por Arq. Bruno Luz
  11. Fachada Geminado: Casas geminadas  por Arq. Bruno Luz
  12. Fachada Geminado: Casas geminadas  por Arq. Bruno Luz
  13. Casa geminada: Casas geminadas  por Jr Arquitetura + interiores
  14. Casa geminada: Casas geminadas  por Jr Arquitetura + interiores
  15. Projeto de sobrado geminado: Casas geminadas  por Jr Arquitetura + interiores
  16. Projeto de sobrado geminado: Casas geminadas  por Jr Arquitetura + interiores
  17. Planta baixa humanizada: Casas geminadas  por Jr Arquitetura + interiores
  18. Projeto  de casas geminadas: Casas geminadas  por Jr Arquitetura + interiores
  19. Casas pequenas e modernas.: Casas geminadas  por L2 Arquitetura & Interiores
  20. Casas pequenas e modernas.: Casas geminadas  por L2 Arquitetura & Interiores
  21. Casas pequenas e modernas.: Casas geminadas  por L2 Arquitetura & Interiores
  22. Casas pequenas e modernas.: Casas geminadas  por L2 Arquitetura & Interiores
  23. Casas pequenas e modernas.: Casas geminadas  por L2 Arquitetura & Interiores
  24. Residencial Multifamiliar 2 Unidades: Casas geminadas  por MVK Arquitetura, Engenharia e Construções
  25. Residencial Multifamiliar 2 Unidades: Casas geminadas  por MVK Arquitetura, Engenharia e Construções
  26. : Casas geminadas  por MVK Arquitetura, Engenharia e Construções
  27. : Casas geminadas  por MVK Arquitetura, Engenharia e Construções
  28. Condomínio Residencial Mont Blanc: Casas geminadas  por Cláudia Legonde
  29. Condomínio Residencial Mont Blanc: Casas geminadas  por Cláudia Legonde
  30. Condomínio Residencial Mont Blanc: Casas geminadas  por Cláudia Legonde
  31. Condomínio Residencial Solaris Residence: Casas geminadas  por Cláudia Legonde
  32. Fachada Posterior Interna: Casas geminadas  por IEZ Design
  33. Fachada Posterior Interna: Casas geminadas  por IEZ Design

O que são casas geminadas?

Muito diferente da palavra germinada (que vem do verbo germinar, gerar, nascer ou desenvolver), as casas geminadas têm este nome por conta da raiz de sua palavra, gemini, que em latim significa gêmeo.

Esse tipo de habitação ganhou essa definição por conta de sua estrutura, que pode compartilhar o mesmo telhado ou a mesma parede em duas ou mais moradias e possuem aspecto simétrico. No interior, a organização dos cômodos pode ser exatamente idêntica ou ter uma configuração espelhada em relação à sua casa gêmea.

Vantagens e desvantagens

Esse tipo de imóvel é bastante atraente para quem procura uma solução econômica, seja na compra ou na construção de uma casa dessas. Elas não custam tão caro quanto as casas unifamiliares porque sua fundação e paredes são compartilhadas, e ainda poupam nos quesitos refrigeração e aquecimento.  

O valor final pode ficar ainda menor se os materiais empregados e a mão de obra sejam mais baratos, e ainda existe a opção de conversar com os vizinhos para dividir os custos ou realizar as obras com a mesma empresa. Por exemplo, se existe a necessidade de trocar o telhado, procure conversar com os proprietários locais.

A manutenção deste tipo de imóvel também é baixa, já que os quintais são bem menores ou inexistentes, considerando que o tamanho do terreno é geralmente modesto. Outra vantagem é que geralmente a taxa paga pelo condomínio inclui alguns serviços como a remoção de folhas e lixo e ainda algumas grandes reparações.

As áreas comuns geralmente incluem algumas características atraentes, como piscina, quadras, centro de recreação para crianças ou parque. O valor pago pelo condomínio inclui também a limpeza e a manutenção dessas áreas, dividido por todos os proprietários ao redor.

Um aspecto importante a ser mencionado é a segurança. Como muitas dessas casas estão presentes dentro de condomínios fechados, a maioria das casas apresenta um sistema bem seguro, e quando não é oferecido pela empresa contratante, os moradores geralmente se organizam para que esse ponto fundamental esteja em ordem. Em muitas vilas e comunidades, a entrada é restrita.

Se por um lado as casas geminadas oferecem muitas vantagens, é certo dizer que esse tipo de habitação não é lá muito privado. As casas são construídas coladas lado a lado, e isso significa que o seu vizinho pode ver ou ouvir muitas de suas atividades realizadas no conforto do seu lar, já que as paredes são geralmente finas. Caso o seu vizinho tenha crianças pequenas, por exemplo, você provavelmente vai ouvir o barulho de choro e dos pequenos correndo e brincando pela casa.

Tomar sol ou organizar uma festa no quintal de casa não é uma possibilidade muito grande, porque geralmente não é oferecido um grande espaço com jardim extenso, como é o caso das moradias unifamiliares.

Caso ocorra uma infiltração, por exemplo, provavelmente o problema afetará as duas casas e será preciso bastante paciência e comunicação entre as famílias para sanar qualquer defeito da melhor forma possível.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a incidência do sol. Com uma parede que divide duas habitações, a ventilação e a entrada de luminosidade natural fica um pouco comprometida, e, portanto, as outras paredes devem ser compensadas com janelas e um projeto muito bem planejado.

Configuração e disposição dos cômodos

Esta moradia pode ser térrea ou sobrado. O segundo caso é mais comum, já que para a construção de uma casa de apenas um pavimento, é necessário dispor de um terreno muito mais amplo.

Apesar de existirem diversos tipos de projeto que mudam o posicionamento dos cômodos, via de regra as áreas comuns como sala de estar, sala de jantar, cozinha e lavabo ou banheiro de hóspedes são encontrados no piso térreo, enquanto que as áreas mais íntimas como o banheiro e os quartos ficam no segundo andar.

A verdade é que, apesar de bastante econômica, a construção desse tipo de moradia deve ser evitada caso você tenha a possibilidade de morar em um lote maior, pois o conforto é inegavelmente maior.

Como encontrar profissionais e arquitetos para construir a minha?

Aqui na homify você pode encontrar arquitetos para transformar o seu sonho em realidade. Ficou interessado em construir uma casa para a sua família ou apostar neste imóvel como investimento? Deixe a sua solicitação de projeto com todos os detalhes possíveis e a localização preferida onde você gostaria de ter a sua casinha. Muito em breve algum arquiteto deverá entrar em contato!

Encontre a sua inspiração na nossa página

A homify é uma das maiores plataformas de arquitetura e design de interiores do Brasil e do mundo. Neste site você encontra diversos livros de ideias a respeito do assunto, e pode se inspirar e mostrar a foto e as plantas baixas para o seu arquiteto. Navegue agora mesmo pela nossa melhor seleção de fotos e inspire-se para deixar a sua casinha única e cheia de personalidade!