O banho de vapor tem seus primeiros registros históricos datados em 4.000 a.C. pelos egípcios e romanos, quando essas culturas descobriram inúmeros benefícios de aproveitar o vapor das fontes termais que surgiam abaixo do solo.
Atualmente, a maneira mais comum de aproveitar os banhos de vapor é a partir de ambientes totalmente fechados e aquecidos, onde a água vaporizada relaxa e purifica o corpo, prevenindo-o de muitas doenças.
Entre os principais benefícios que esse tipo de banho traz, estão:
- Desintoxicação
- Descongestionamento do tórax e asma
- Cura da ressaca
- Redução de insônia
- Redução do estresse
- Combate à artrite
- Combate ao reumatismo
- Alívio à sinusite
- Limpeza dos poros
- Eliminação de cravos e espinhas
- Combate à flacidez
- Combate ao envelhecimento precoce
Por ser uma opção perfeita para relaxar e purificar o corpo, é muito indicado não só para prevenção, mas também, durante tratamentos médicos, especialmente no período de recuperação pós-cirúrgico.
Embora ambos sejam igualmente benéficas à saúde, a sauna seca e o banho a vapor oferecem sensações diferentes e podem garantir experiências perfeitas para quem deseja ter seu próprio SPA em casa.
Sauna Seca
Também conhecida como sauna finlandesa, a sauna seca conta com salas revestidas de madeira, onde um gerador de calor à lenha ou carvão tem a função de fazer com que a pele naturalmente transpire para eliminar toxinas, eliminar calorias, dilatar os vasos e melhorar a circulação sanguínea.
Suas principais indicações são para pessoas com obesidade, problemas nas articulações, problemas circulatórios, dores musculares e doenças reumáticas.
Banho de vapor
Também chamados de banhos turcos, as saunas a vapor são os modelos mais comuns no Brasil. São espaços que geralmente têm as paredes revestidas de material cerâmico e utilizam geradores elétricos ou a gás, que vaporizam a água em temperaturas que podem chegar a 50º.
Alguns tipos de madeira e ervas são mais indicados para gerar vapor nesses tipos de banhos, como o eucalipto, capim cidreira, hortelã, pinho e outros tipos de essências que auxiliam no alívio às mucosas e expectoração.
Para muitos, a ideia de contar com um banho de vapor em casa é um sonho. Entretanto, realizá-lo é mais fácil do que se imagina.
Para isso, o primeiro passo é reservar um espaço totalmente fechado para que o vapor flua sem escapar por possíveis áreas de ventilação. O uso de um sistema vaporizador poderá ser suficiente para trazer relaxamento completo em sessões curtas e relaxantes.
Outra opção é simplesmente deixar o chuveiro ligado por poucos minutos em temperatura máxima para gerar vapor e, com isso, deixá-lo agir na pele e mucosas.
Evitar exageros é sempre a melhor opção. Portanto, aproveite sessões curtas de, no máximo, 15 minutos para se beneficiar do vapor gerado.
O projeto para vapor não traz grandes complicações para ser executado. A princípio, a principal orientação deve ser direcionada à quantidade de pessoas que usarão o espaço simultaneamente.
Dimensões
Para proporcionar conforto suficiente, recomenda-se o espaço de, ao menos, 0,7 m² para cada pessoa. A altura do teto deve alcançar, no máximo, 2,2 m., para que o vapor seja acumulado no teto em proximidade suficiente para todos os usuários.
Potência do gerador
A potência recomendada para o gerador de vapor é de 1 kW por m³. Dessa maneira, antes de comprar o aparelho que será utilizado, é fundamental ter em mente o tamanho do espaço disponibilizado para o banho de vapor.
Revestimentos
Para que o vapor possa ser acumulado por mais tempo no espaço, é recomendada a aplicação de uma camada de isolamento térmico nas paredes, piso e teto antes do acabamento final, que poderá ser cerâmica, pintura epóxi ou acrílica, pedras ou outros materiais que sejam impermeáveis.
Importante: Embora as direções para que a construção de seu espaço para banho a vapor seja suficiente, jamais inicie um projeto sem o auxílio de profissionais especializados. Com a devida supervisão, você evitará desperdícios no orçamento, mais rapidez para a finalização do projeto e se protegerá de possíveis reparações a curto prazo.
De maneira geral, a limpeza do local destinado ao banho a vapor não traz grandes dificuldades. Recomenda-se que, diariamente, os bancos e pisos sejam varridos para retirar cabelos e outras pequenas sujeiras.
As paredes devem ser limpas uma vez por semana com um pano úmido e detergente neutro. Jamais utilize abrasivos. Isso poderá manchar as paredes.
Se as paredes forem de madeira, é interessante que a cada 3 ou 4 anos as paredes sejam lixadas para remover manchas e impedir o acúmulo de fungos.
Se houver a utilização de um gerador de vapor, a cada 4 sessões é recomendado que o reservatório seja esvaziado e limpo.
Já os vidros devem ser limpos com produtos específicos que evitem manchas e gorduras, mantendo o aspecto do ambiente sempre muito agradável e pronto para relaxar.