Banhos Turcos: Ideias, Fotos, e Design de Interiores | homify Banhos Turcos: Ideias, Fotos, e Design de Interiores
Error: Cannot find module './CookieBanner' at eval (webpack:///./app/assets/javascripts/webpack/react-components_lazy_^\.\/.*$_namespace_object?:3646:12) at at process._tickCallback (internal/process/next_tick.js:189:7) at Function.Module.runMain (module.js:696:11) at startup (bootstrap_node.js:204:16) at bootstrap_node.js:625:3

Banhos Turcos: Ideias, Fotos, e Design de Interiores

O que é um banho de vapor?

O banho de vapor tem seus primeiros registros históricos datados em 4.000 a.C. pelos egípcios e romanos, quando essas culturas descobriram inúmeros benefícios de aproveitar o vapor das fontes termais que surgiam abaixo do solo.

Atualmente, a maneira mais comum de aproveitar os banhos de vapor é a partir de ambientes totalmente fechados e aquecidos, onde a água vaporizada relaxa e purifica o corpo, prevenindo-o de muitas doenças.

Entre os principais benefícios que esse tipo de banho traz, estão:

- Desintoxicação

- Descongestionamento do tórax e asma

- Cura da ressaca

- Redução de insônia

- Redução do estresse

- Combate à artrite

- Combate ao reumatismo

- Alívio à sinusite

- Limpeza dos poros

- Eliminação de cravos e espinhas

- Combate à flacidez

- Combate ao envelhecimento precoce

Por ser uma opção perfeita para relaxar e purificar o corpo, é muito indicado não só para prevenção, mas também, durante tratamentos médicos, especialmente no período de recuperação pós-cirúrgico.

Qual a diferença entre uma sauna e um banho de vapor?

Embora ambos sejam igualmente benéficas à saúde, a sauna seca e o banho a vapor oferecem sensações diferentes e podem garantir experiências perfeitas para quem deseja ter seu próprio SPA em casa.

Sauna Seca

Também conhecida como sauna finlandesa, a sauna seca conta com salas revestidas de madeira, onde um gerador de calor à lenha ou carvão tem a função de fazer com que a pele naturalmente transpire para eliminar toxinas, eliminar calorias, dilatar os vasos e melhorar a circulação sanguínea.

Suas principais indicações são para pessoas com obesidade, problemas nas articulações, problemas circulatórios, dores musculares e doenças reumáticas.

Banho de vapor

Também chamados de banhos turcos, as saunas a vapor são os modelos mais comuns no Brasil. São espaços que geralmente têm as paredes revestidas de material cerâmico e utilizam geradores elétricos ou a gás, que vaporizam a água em temperaturas que podem chegar a 50º.

Alguns tipos de madeira e ervas são mais indicados para gerar vapor nesses tipos de banhos, como o eucalipto, capim cidreira, hortelã, pinho e outros tipos de essências que auxiliam no alívio às mucosas e expectoração.

Banho de vapor em casa: o que eu preciso?

Para muitos, a ideia de contar com um banho de vapor em casa é um sonho. Entretanto, realizá-lo é mais fácil do que se imagina.

Para isso, o primeiro passo é reservar um espaço totalmente fechado para que o vapor flua sem escapar por possíveis áreas de ventilação. O uso de um sistema vaporizador poderá ser suficiente para trazer relaxamento completo em sessões curtas e relaxantes.

Outra opção é simplesmente deixar o chuveiro ligado por poucos minutos em temperatura máxima para gerar vapor e, com isso, deixá-lo agir na pele e mucosas.

Evitar exageros é sempre a melhor opção. Portanto, aproveite sessões curtas de, no máximo, 15 minutos para se beneficiar do vapor gerado.

Construção e instalação de banho de vapor

O projeto para vapor não traz grandes complicações para ser executado. A princípio, a principal orientação deve ser direcionada à quantidade de pessoas que usarão o espaço simultaneamente.

Dimensões

Para proporcionar conforto suficiente, recomenda-se o espaço de, ao menos, 0,7 m² para cada pessoa. A altura do teto deve alcançar, no máximo, 2,2 m., para que o vapor seja acumulado no teto em proximidade suficiente para todos os usuários.

Potência do gerador

A potência recomendada para o gerador de vapor é de 1 kW por m³. Dessa maneira, antes de comprar o aparelho que será utilizado, é fundamental ter em mente o tamanho do espaço disponibilizado para o banho de vapor.

Revestimentos

Para que o vapor possa ser acumulado por mais tempo no espaço, é recomendada a aplicação de uma camada de isolamento térmico nas paredes, piso e teto antes do acabamento final, que poderá ser cerâmica, pintura epóxi ou acrílica, pedras ou outros materiais que sejam impermeáveis.

Importante: Embora as direções para que a construção de seu espaço para banho a vapor seja suficiente, jamais inicie um projeto sem o auxílio de profissionais especializados. Com a devida supervisão, você evitará desperdícios no orçamento, mais rapidez para a finalização do projeto e se protegerá de possíveis reparações a curto prazo.

Como fazer a limpeza e manutenção do banho de vapor

De maneira geral, a limpeza do local destinado ao banho a vapor não traz grandes dificuldades. Recomenda-se que, diariamente, os bancos e pisos sejam varridos para retirar cabelos e outras pequenas sujeiras.

As paredes devem ser limpas uma vez por semana com um pano úmido e detergente neutro. Jamais utilize abrasivos. Isso poderá manchar as paredes.

Se as paredes forem de madeira, é interessante que a cada 3 ou 4 anos as paredes sejam lixadas para remover manchas e impedir o acúmulo de fungos.

Se houver a utilização de um gerador de vapor, a cada 4 sessões é recomendado que o reservatório seja esvaziado e limpo.

Já os vidros devem ser limpos com produtos específicos que evitem manchas e gorduras, mantendo o aspecto do ambiente sempre muito agradável e pronto para relaxar.