Banhos turcos: fotos, inspiração e design de interiores

  1. Spa a noite: Banhos turcos  por Arquiteta Carol Algodoal Arquitetura e Interiores
  2. espaço zen: Banhos turcos  por BOULEVARD ARQUITETURA
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. Spa visto do bar : Banhos turcos  por Arquiteta Carol Algodoal Arquitetura e Interiores
  5. Spa: Banhos turcos  por Arquiteta Carol Algodoal Arquitetura e Interiores
  6. Pergolado com SPA: Banhos turcos  por Daniela Ponsoni Arquitetura
  7. Casa HZ: Banhos turcos  por AM arquitetura e interiores
  8. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  9. Pergolado gourmet: Banhos turcos  por Arquiteta Bianca Monteiro
  10. Banhos turcos  por Signum Contract
  11. Banhos turcos  por Studio B&L
  12. Banhos turcos  por AVANTUM
    Ad
  13. Banhos turcos  por Signum Contract
  14. Banhos turcos  por Signum Contract
  15. Banhos turcos  por Green Habitat s.r.l.
    Ad
  16. Banhos turcos  por Frandgulo
  17. Banhos turcos  por Projectstroy
  18. Banhos turcos  por Yantram Architectural Design Studio
  19. Banhos turcos  por Style Home
  20. Banhos turcos  por Style Home
  21. Banhos turcos  por Style Home
  22. Banhos turcos  por Style Home
  23. Banhos turcos  por Projectstroy
  24. Banhos turcos  por Studioapart
    Ad
  25. Banhos turcos  por Nuevo Tasarım
  26. Banhos turcos  por 形構設計 Morpho-Design
    Ad
  27. Banhos turcos  por Next Container
  28. Banhos turcos  por Next Container
  29. Banhos turcos  por London Swimming Pool Company
  30. Banhos turcos  por Studio B&L
  31. Banhos turcos  por Projectstroy
  32. Banhos turcos  por Cleopatra BV
  33. Banhos turcos  por Cleopatra BV

O que é um banho de vapor?

O banho de vapor tem seus primeiros registros históricos datados em 4.000 a.C. pelos egípcios e romanos, quando essas culturas descobriram inúmeros benefícios de aproveitar o vapor das fontes termais que surgiam abaixo do solo.

Atualmente, a maneira mais comum de aproveitar os banhos de vapor é a partir de ambientes totalmente fechados e aquecidos, onde a água vaporizada relaxa e purifica o corpo, prevenindo-o de muitas doenças.

Entre os principais benefícios que esse tipo de banho traz, estão:

- Desintoxicação

- Descongestionamento do tórax e asma

- Cura da ressaca

- Redução de insônia

- Redução do estresse

- Combate à artrite

- Combate ao reumatismo

- Alívio à sinusite

- Limpeza dos poros

- Eliminação de cravos e espinhas

- Combate à flacidez

- Combate ao envelhecimento precoce

Por ser uma opção perfeita para relaxar e purificar o corpo, é muito indicado não só para prevenção, mas também, durante tratamentos médicos, especialmente no período de recuperação pós-cirúrgico.

Qual a diferença entre uma sauna e um banho de vapor?

Embora ambos sejam igualmente benéficas à saúde, a sauna seca e o banho a vapor oferecem sensações diferentes e podem garantir experiências perfeitas para quem deseja ter seu próprio SPA em casa.

Sauna Seca

Também conhecida como sauna finlandesa, a sauna seca conta com salas revestidas de madeira, onde um gerador de calor à lenha ou carvão tem a função de fazer com que a pele naturalmente transpire para eliminar toxinas, eliminar calorias, dilatar os vasos e melhorar a circulação sanguínea.

Suas principais indicações são para pessoas com obesidade, problemas nas articulações, problemas circulatórios, dores musculares e doenças reumáticas.

Banho de vapor

Também chamados de banhos turcos, as saunas a vapor são os modelos mais comuns no Brasil. São espaços que geralmente têm as paredes revestidas de material cerâmico e utilizam geradores elétricos ou a gás, que vaporizam a água em temperaturas que podem chegar a 50º.

Alguns tipos de madeira e ervas são mais indicados para gerar vapor nesses tipos de banhos, como o eucalipto, capim cidreira, hortelã, pinho e outros tipos de essências que auxiliam no alívio às mucosas e expectoração.

Banho de vapor em casa: o que eu preciso?

Para muitos, a ideia de contar com um banho de vapor em casa é um sonho. Entretanto, realizá-lo é mais fácil do que se imagina.

Para isso, o primeiro passo é reservar um espaço totalmente fechado para que o vapor flua sem escapar por possíveis áreas de ventilação. O uso de um sistema vaporizador poderá ser suficiente para trazer relaxamento completo em sessões curtas e relaxantes.

Outra opção é simplesmente deixar o chuveiro ligado por poucos minutos em temperatura máxima para gerar vapor e, com isso, deixá-lo agir na pele e mucosas.

Evitar exageros é sempre a melhor opção. Portanto, aproveite sessões curtas de, no máximo, 15 minutos para se beneficiar do vapor gerado.

Construção e instalação de banho de vapor

O projeto para vapor não traz grandes complicações para ser executado. A princípio, a principal orientação deve ser direcionada à quantidade de pessoas que usarão o espaço simultaneamente.

Dimensões

Para proporcionar conforto suficiente, recomenda-se o espaço de, ao menos, 0,7 m² para cada pessoa. A altura do teto deve alcançar, no máximo, 2,2 m., para que o vapor seja acumulado no teto em proximidade suficiente para todos os usuários.

Potência do gerador

A potência recomendada para o gerador de vapor é de 1 kW por m³. Dessa maneira, antes de comprar o aparelho que será utilizado, é fundamental ter em mente o tamanho do espaço disponibilizado para o banho de vapor.

Revestimentos

Para que o vapor possa ser acumulado por mais tempo no espaço, é recomendada a aplicação de uma camada de isolamento térmico nas paredes, piso e teto antes do acabamento final, que poderá ser cerâmica, pintura epóxi ou acrílica, pedras ou outros materiais que sejam impermeáveis.

Importante: Embora as direções para que a construção de seu espaço para banho a vapor seja suficiente, jamais inicie um projeto sem o auxílio de profissionais especializados. Com a devida supervisão, você evitará desperdícios no orçamento, mais rapidez para a finalização do projeto e se protegerá de possíveis reparações a curto prazo.

Como fazer a limpeza e manutenção do banho de vapor

De maneira geral, a limpeza do local destinado ao banho a vapor não traz grandes dificuldades. Recomenda-se que, diariamente, os bancos e pisos sejam varridos para retirar cabelos e outras pequenas sujeiras.

As paredes devem ser limpas uma vez por semana com um pano úmido e detergente neutro. Jamais utilize abrasivos. Isso poderá manchar as paredes.

Se as paredes forem de madeira, é interessante que a cada 3 ou 4 anos as paredes sejam lixadas para remover manchas e impedir o acúmulo de fungos.

Se houver a utilização de um gerador de vapor, a cada 4 sessões é recomendado que o reservatório seja esvaziado e limpo.

Já os vidros devem ser limpos com produtos específicos que evitem manchas e gorduras, mantendo o aspecto do ambiente sempre muito agradável e pronto para relaxar.