Banheiros – fotos, inspiração e design de interiores

  1. Precisa de ajuda com o seu banheiro?
    Precisa de ajuda com o seu banheiro?
  2. Precisa de ajuda com o seu banheiro?
    Precisa de ajuda com o seu banheiro?
  3. Precisa de ajuda com o seu banheiro?
    Precisa de ajuda com o seu banheiro?
  4. Precisa de ajuda com o seu banheiro?
    Precisa de ajuda com o seu banheiro?

Quarto: um lugar de paz

É verdade que o quarto sempre significou um lugar de descanso, mas, principalmente no mundo agitado de hoje, o dormitório se tornou sinônimo de refúgio, um lugar para escapar dos problemas da rotina. Ele também pode incluir um cantinho para fazer uma leitura silenciosa, assistir televisão e, é claro, um lugar para dormir. Uma cama confortável deve ser o ponto de partida quando se pensa na decoração de um quarto. Esta peça muito importante da mobília pode expressar sua personalidade e se destacar diante das demais, bem como assegurar que você tenha uma boa noite de sono.

Onde posso encontrar ideias e inspirações para o meu quarto?

O seu estilo de quarto pode ser encantadoramente feminino, rústico inglês, exclusivamente masculino ou romântico. Você pode gostar das linhas elegantes do moderno design escandinavo ou dos babados e rendas no maior estilo chateau francês. Seja qual for o seu gosto, aqui na homify você encontra milhares de ideias e inspirações. Quando encontrar algo que goste salve-o em seu livro de ideias, adicione notas ou lembretes e mostre todos os detalhes para o arquiteto responsável pelo projeto do seu.

Qual é o tipo de quarto adequado para mim?

Para encontrar inspiração para o quarto perfeito, primeiramente considere as atividades que serão realizadas nesse ambiente. Se dormir é a ocupação principal, então, concentre-se na qualidade da cama. Aposte no maior tamanho que se encaixe confortavelmente no espaço, sem atrapalhar a passagem. Se você também quiser usar o ambiente para criar um pequeno retiro de leitura e escrita, adicione uma poltrona ou uma área de trabalho que complemente o seu planejamento. Outros fatores a considerar são a forma e o tamanho do seu quarto, a posição das janelas e a entrada da luz do sol, use tudo a favor da posição da mobília. Você quer seguir com as linhas elegantes de um mobiliário para decorar de maneira moderna ou prefere misturar e combinar os itens antigos e novos, coletando peculiaridades que expressem sua personalidade? Pense sobre o investimento e trace um orçamento que seja realista com a qualidade das peças à longo prazo. Será que suas ideias para o quatro permanecerão as mesmas em quatro ou cinco anos? Pergunte tudo à um profissional e, na dúvida, escolha móveis neutros e atemporais.

Dicas para a decoração e do que não pode faltar em um dormitório:

Ao pensar em ideias para o quarto decida se você quer um esquema único de cores ou se será possível mesclar um pouco. Roupas de cama deslumbrantes cobertas por cores e desenhos extravagantes contrastam com parede do quarto e pavimentos em tons mais suaves, enquanto uma parede mais ousada é perfeitamente harmonizada com uma roupa de cama com tecido nobre, de algodão egípcio branco ou bege, por exemplo. O ideal é que as cortinas mantenha a sobriedade, já que cores muito fortes podem acabar diminuindo a amplitude do seu quarto. Para ousar, aposte em almofadas e acessórios coloridos. Estes detalhes podem ser substituídos de maneira mais barata e com mais frequência para dar a seu quarto uma forma simples de atualização.

A inspiração para o quarto perfeito envolve pensar sobre a mensagem que você deseja transmitir com o seu mobiliário. O seu oásis é mais simples, clean e escandinavo ou moderno e industrial? Seja lá qual for a escolha favorita, procure adicionar um toque único.

Em quartos grandes é possível brincar mas com o mobiliário. A cama pode ser centralizada e a escrivaninha colocada logo atrás, ou então posicione a mesa um pouco na diagonal, fora do eixo esperado. É muito fácil deixar o quarto interessante apenas mudando o posicionamento dos móveis!

Quais as cores de quartos são ideais para mim?

Decorar o quarto proporciona a oportunidade perfeita para que você escolha suas cores favoritas e papéis de parede. Para garantir uma noite de sono tranquila, escolha cores suaves e relaxantes, como cinza claro, salmão, verde pálido ou azul céu. Use roupa de cama, cortinas, luminárias e enfeites para introduzir detalhes em cores vibrantes. Se uma cor realmente agrada a você, utilize-a por todo o seu quarto numa variedade de tons, texturas e estampas. O tom amarelo, por exemplo, ajuda a garantir a concentração – perfeito para quem gosta de estudar ou trabalhar no quarto.

Camadas de travesseiros na cama também são ótimos para explorar suas cores favoritas. Tente combinar estampas grandes e pequenas em desenhos florais e geométricos para obter uma perfeita apresentação. A mistura de almofadas e travesseiros acaba dando um volume interessantíssimo à cama.

Que tipo de piso devo colocar no meu quarto?

O tipo de piso de seu quarto é a primeira e última coisa que seus pés tocam todos os dias e, por isso, você deve se sentir confortável com ele. Carpetes são sempre suaves e mantêm o ambiente quente, além de serem uma boa maneira de trazer cor para decorar o quarto.

Eles também fornecem um bom isolamento contra o ruído e correntes de ar. A beleza natural do piso de madeira coberto com tapetes coloridos é uma outra maneira de dar ao seu quarto um olhar personalizado. O revestimento de madeira é também um isolamento eficaz para o ruídos e calor e, quando recebe cuidados apropriados, pode durar por muitos anos.

Se você está planejando um quarto para criança pequena ou bebê, então o indicado é que o piso e as paredes tenham um cuidado especial, com tratamento para fácil limpeza. As tintas super laváveis, papéis de parede e pavimentos de vinílico são muito convenientes. Ou então aposte em um piso de EVA para que sua criança brinque muito!

Um método clássico é montar o quarto no estilo montessoriano, com acessórios para que o bebê explore tudo dentro daquele espaço – com atenção ao mobiliário, que deve ser arredondado, tomadas protegidas e outros cuidados básicos.

Qual é a iluminação ideal?

Além da escolha correta dos móveis, outro fator importantíssimo em qualquer cômodo da casa é a iluminação. Quem nunca errou e acabou escolhendo uma luz forte demais para a sala e não conseguia assistir a televisão ou mesmo sentiu muito calor na hora de usar o banheiro, por exemplo?

Para que o seu quarto passe a sensação de aconchego e calidez, a luz indireta e com lâmpadas amarelas é a mais indicada. Luminárias de piso e abajures ajudam – e muito! – a criar a atmosfera desejada próxima da cama ou de uma poltrona. A cadeira ou poltrona, inclusive, deve ser localizada próxima da janela, para aproveitar a melhor iluminação natural possível.

Se você é do tipo que gosta de ler antes de dormir, então aposte em luminárias de parede, assim você pode fazer a sua leitura sem atrapalhar o parceiro ou parceira.

Quem mora em lugares muito quentes, indicamos que as luzes fluorescente brancas sejam escolhidas, já que a lâmpada amarela pode deixar o ambiente com temperaturas altíssimas.

E se você tem filhos pequenos, nada melhor do que a escolha pelo dimmer. Este pequeno detalhe ajuda que a intensidade da luz seja perfeita para todas as atividades dentro de um quarto, seja ao escolher uma roupa ou relaxar na hora de dormir.