Banheiros - inspiração e design de interiores | homify

Banheiros – fotos, inspiração e design de interiores

O que torna um banheiro perfeito?

O banheiro perfeito é um conceito subjetivo, uma vez que cada um tem uma concepção diferente sobre o que constitui o banheiro ideal. Embora possa parecer limitado, especialmente no caso de renovação, é importante seguir algumas regras básicas, para transformar o seu banheiro em um espaço bem planejado. Como sempre, recomendamos que considere as suas preferências pessoais, mas, acima de tudo, se deve ter em conta que o banheiro deve enquadrar-se harmoniosamente no arranjo espacial definido pela casa. Quer seja para fugir da rotina ou para relaxar após um dia agitado, o banheiro deve ser o verdadeiro templo de descanso e bem estar. Assim, antes mesmo de implementar o projeto de decoração, é importante perguntar exatamente quais as características são essenciais no seu projeto. O banheiro deve ser o seu pequeno espaço de serenidade e de paz, ou talvez um refúgio de auto expressão e criatividade?!

Onde posso encontrar ideias e inspiração para projetos de decoração de banheiros?

Do moderno ao clássico, do eclético ao minimalista, na nossa seção “Banheiros’’ existem inúmeras ideias e inspiração para decoração de banheiros para todos os gostos. A partir do momento em que se vê um banheiro do qual gosta, com um único clique, pode adicionar a imagem desejada ao seu livro de ideias. Os seus livros de ideias na homify são como um arquivo virtual; um método simples e de fácil atualização, perfeito para registrar e colecionar ideias. Também há a possibilidade de incluir textos com comentários pessoais para que você possa se lembrar do que gostou certas imagens de banheiros. Os livros de ideias já criados são gravados automaticamente no seu perfil – assim, as suas ideias favoritas de banheiros estarão sempre disponíveis!

Existem diversos estilos e temas que se pode adotar na renovação de seu banheiro – as vezes, fazer uma escolha pode ser muito difícil! Um banheiro deve ser funcional e prático. Depois de decidir o estilo, pode se começar a tomar decisões relacionadas com os revestimentos das paredes, do piso e da organização e decoração. Se prefere cores fortes e brilhantes, ou simples, com tons neutros – esta é uma questão de puro gosto que pode se decida em família ou com o auxílio do seu profissional de escolha!

Você tem preferência por chuveiros ou banheiras? Quanto mais cedo houver uma reflexão, planejamento e tomar decisões sobre o assunto, mais fácil será implementar e executar o seu projeto de banheiro com máxima eficiência.

Quais as cores que devo usar no banheiro?

Antes de tomar decisões precipitadas com toalhas e tapetes decorativos para o chão, se deve decidir qual cor irá ser predominante no banheiro. Não se esqueça de que a cor que escolher irá afetar o ambiente geral e sensação de espaço. Branco ou creme são as cores ideais para a maioria das pessoas, uma vez que podem ser combinadas com outras cores para criar efeitos diferentes. Combinadas com o azul, dá um toque de aventura subaquática, enquanto se combinadas com o preto, pode-se criar um efeito dramático e ousado. Além disso, a entrada de luz natural e as dimensões do espaço desempenham um papel decisivo na escolha da cor do banheiro. Como regra geral, as cores escuras ou brilhantes, não devem ser utilizadas em banheiros pequenos, com exceção de pequenos acessórios.

Que materiais devo escolher para as paredes e piso do banheiro?

Embora a maioria das pessoas só pense em azulejos ao escolher o revestimento das paredes e chão, há uma variedade de opções disponíveis que podem ser consideradas. Do teto ao chão, os azulejos e pisos cerâmicos no banheiro são sempre a escolha mais popular – pois diferentemente da pintura simples, eles são mais higiênicos e mais fáceis de limpar e manter. Além disso, azulejos e pisos não precisam ser renovados com frequência, como é no caso da pintura simples. Os azulejos e pisos não são a única opção para o revestimento do chão. A madeira e o betão são encantadores e fáceis de manter, e criam também uma atmosfera totalmente diferente. O concreto é perfeito para aqueles que querem um banheiro associado a um design minimalista, enquanto a madeira é mais adequada para um estilo mais clássico, rústico. Ambos os tipos de revestimento podem ser utilizados em outros cômodos da casa, além do banheiro. O papel de parede para banheiro também está de volta! Existem hoje muitas opções de alta qualidade que estão disponíveis e podem suportar a umidade gerado em banheiros.

Quais são algumas ideias para acessórios de banheiro?

Os acessórios são os detalhes que fazem a diferença no banheiro e, claro, nem sempre precisam ser funcionais. Esta é uma das melhores maneiras de mostrar a sua personalidade sem sacrificar o espaço ou o orçamento, quando se é preciso repaginar a decoração de algo fora de moda. Vasos, espelhos, velas e peças de cerâmica ou vidro são uma ótima maneira de injetar um pouco de cor e fragrância. Se você adora tecnologia, pode ir mais longe e equipar o seu banheiro com o mais recente sistema de som ou TV LCD.

Que iluminação escolher para o banheiro?

Ao projetar o seu novo banheiro, o tipo de iluminação adequada é tão importante como a decoração. Definitivamente esta é uma decisão que não se deve deixar para mais tarde! A escolha de luz fria ou quente faz uma grande diferença para o efeito ótico e estético no espaço do banheiro e também define qual o tipo de lâmpadas e luminárias se deve ser usada. Hoje em dia, se prefere escolher a iluminação indireta, integrada na parede ou no teto que enfatizam uma atmosfera calorosa e chique. Também é possível instalar um foco de luz para iluminar adequadamente o espelho, há vários sistemas luminotécnicos disponíveis no mercado que podem ajudar a valorizar muito mais o seu banheiro!

Como planejar o banheiro perfeito?

Antes de começar a planejar o banheiro, é necessário pensar no número de pessoas que irá o espaço regularmente. Por exemplo, é preciso pensar se há necessidade de uma ou mais pias, armários e na altura desejada, caso, haja crianças. Hoje, existem muitas soluções inteligentes que podem ser adaptadas com o passar do tempo, para “envelhecerem” ao mesmo tempo que as pessoas que utilizam o banheiro. Os arquitetos são os profissionais indicados para consultoria de instalação do sistema de encanamento – de água e esgoto, tal como  o sistema de ventilação, caso não haja uma janela.  

Reformas de banheiros

Fazer uma reforma no banheiro acaba por sendo sempre uma questão de orçamento. É por isso que antes de começar a planejar o banheiro, é necessário decidir quanto dinheiro se deseja gastar neste projeto. O orçamento vai depender do tipo de mudança que se quer para o banheiro – se é uma reforma integral que inclui a substituição da banheira, ducha, piso, paredes, ou é apenas uma redecoração? Em ambos os casos, antes de se começar a navegar por catálogos de mobiliários e a comprar materiais, o melhor a fazer é consultar um profissional que possa dar conselhos sobre o que se necessita, quanto tempo irá demorar, qual o orçamento que se deve esperar e, sobretudo, de que forma se pode tirar o melhor proveito para obter um banheiro totalmente modernizado.

Quais são os estilos mais populares para o banheiro?

Banheiros ecléticos

Para os que procuram algo fora do convencional, um banheiro de estilo eclético é a escolha perfeita, combinando cores, texturas, padrões e acabamentos que vão além da nossa imaginação. Neste estilo de banheiros, a sensação de equilbrio não é algo que se tenha em conta, já que os contrastes são precisamente a chave: quanto mais colorido, melhor!

Banheiros minimalistas

Os banheiros de estilo minimalista são caracterizados por tudo que é contrário ao estilo eclético. Este estilo pede linhas retas, a paleta de cores sóbrias e, sobre tudo, a simplicidade. Seguindo o famoso lema “menos é mais”, a decoração minimalista no banheiro enfatiza a funcionalidade em abundância. É aconselhável garantir que se tenha apenas o que for necessário, sem muitos produtos a mostra ou objetos decorativos. É, portanto, essencial disponibilizar um espaço de armazenamento amplo para quantidade de itens que se pretende guardar no banheiro. Em termos de paredes e de piso, opte por tons neutros e com cores sóbrias.

Banheiros modernos

Os banheiros modernos podem ser coloridos, podem ser simples ou podem ser de meio termo. No entanto, para que se seja considerado um banheiro moderno, o espaço deverá seguir as últimas tendências no que diz respeito ao design de vasos sanitários, móveis e materiais. Para se ter um banheiro moderno é preciso estar sempre disposto a adaptar a decoração de acordo com as tendências, pois esse estilo está sempre se renovando.

Banheiros rústicos ou campestres

Os banheiros de estilo rústico ou campestre são sempre calorosos e acolhedores, procurando sempre ser elegantes na decoração e nos detalhes. Os materiais nobres, como a madeira, a cerâmica, o barro ou a pedra, são imprescindíveis neste estilo de banheiro, tais como os detalhes florais, sendo estes naturais ou estampados, tentando-se ir ao encontro à natureza.

Banheiros escandinavos

Para os interessados em ter um banheiro escandinavo, que por sinal está muito em alta, é preciso identificar um equilíbrio entre os banheiros campestres e os de estilo minimalista. O estilo escandinavo é proveniente dos países nórdicos que se baseiam na simplicidade, no uso da madeira de cor clara, tons pastel, com fundo branco e iluminação abundante. Por isso, banheiros deste estilo acabam tendo um aspecto fresco e jovial, agrandando a muitos.

Banheiros pequenos

Se você tiver um espaço pequeno, só será preciso grandes ideias para o banheiro no momento em que for executar o planejamento. Banheiros pequenos não precisam de uma grande dose de criatividade, quando se trata de equipar e decorar. O mais importante é ter como objetivo a funcionalidade – o banheiro pequeno deve ser confortável e com a decoração ideal também pode ser tornar charmoso e atraente. Existem vários recursos que enganam os nossos olhos e fazem com que o banheiro seja ampliado, como o uso de espelhos e claraboias. Coloque um espelho grande na parede do fundo para que o seu banheiro ganhe amplitude, ou instale uma claraboia para aumentar a quantidade de luz e consequentemente de espaço.