Adegas – fotos, inspiração e design de interiores

  1. Adega em Gramado : Adegas rústicas por Fabiana Mazzotti Arquitetura e Interiores
  2. Apartamento RP | Rio de Janeiro | Sofisticado, elegante e jovem: Adegas modernas por Carol Landim | Arquitetura + Interiores
  3. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  4. APARTAMENTO RT: Adegas modernas por ESTUDIO ARK IT
  5. Apartamento Bela Vista 2: Adegas modernas por Mundstock Arquitetura
  6. CASA DO CAPITÃO: Adegas coloniais por PATRICIA SALLES
  7. Espaço do Sommelier: Adegas ecléticas por JCWK arquitetura (jancowski arquitetura)
  8. Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
    Precisa de ajuda com o projeto de sua casa?
  9. ADEGA: Adegas clássicas por UNION Architectural Concept
  10. PROJETO DE INTERIORES: Adegas modernas por Ana Paula Onzi Arquitetura
  11. Adega em Gramado: Adegas rústicas por Fabiana Mazzotti Arquitetura e Interiores
  12. Adega Ambiente  com Mesa de Apoio e bancada para caixas : Adegas clássicas por Edr Cristal - Adegas Climatizadas
  13. Adega em subsolo no Panamby: Adegas modernas por Clô Vieira Design de Interiores
  14. Adega Gourmet: Adegas rústicas por Arquiteta Bianca Monteiro
  15. Residência Prado: Adegas minimalistas por Padovani Arquitetos + Associados
  16. Bar e Adega: Adegas modernas por Juliana Zanetti Arquitetura e Interiores
  17. CASA - ALPHAVILLE: Adegas modernas por Danielle Valente Arquitetura e Interiores
  18. Bar Steampunk: Adegas modernas por Barbara Dundes | ARQ + DESIGN
  19. ADEGA ESCAVADA: Adegas modernas por Petillo Arquitetura
  20. Bar e adega: Adegas modernas por Bruna Schuster Arquitetura & Interiores
  21. casa CR: Adegas campestres por Raquel Junqueira Arquitetura
  22. Adega embaixo da escada: Adegas modernas por Arquiteta Carol Algodoal Arquitetura e Interiores
  23. Adega Ambiente em Madeira com Bancadas de apoio, prateleiras, espaço para caixas e mais : Adegas clássicas por Edr Cristal - Adegas Climatizadas
  24. adega: Adegas ecléticas por ND HAUS
  25. Condomínio Jardins Eco Resort & Residence: Adegas modernas por Eveline Maciel - Arquitetura e Interiores
  26. Residência L&E Foz do Iguaçu - PR: Adegas ecléticas por Marcelo Lopes Arquitetura
  27. Adega Escavada: Adegas modernas por Petillo Arquitetura
  28. Living: Adegas modernas por Traama Arquitetura e Design
  29. Casa de Campo Quinta do Lago - Tarauata: Adegas campestres por Olaa Arquitetos
    Ad
  30. Projetos de Interiores : Adegas modernas por Mariana Oliveira Arquitetura e Interiores
  31. Parede em Canjiquinha: Adegas rústicas por Helô Marques Associados
  32. Casa Indaiatuba: Adegas modernas por Designer de Interiores e Paisagista Iara Kílaris
  33. Adega JVE: Adegas modernas por Bloco Z Arquitetura

Ideias e inspirações para adegas

Uma adega é o ápice do luxo para qualquer pessoa que escolhe dar mais atenção ao vinho por prazer ou investimento. A boa notícia é que não é mais necessário viver em uma casa grande no campo para ter uma adega de vinho. Graças a opções modernas, como adegas que são praticamente uma sala exclusiva para vinhos, em forma de silo e clima controlado, hoje é possível montar uma coleção de até centenas de garrafas em uma casa ou apartamento na cidade. E o homify te apresenta uma amostra de algumas ideias para adegas de vinhos clássicas e contemporâneas.

O que torna uma adega perfeita?

O papel mais importante da adega é, claro, armazenar em ótimas condições um conjunto de safras de vinhos. Isso significa que o vinho tem que permanecer longe da luz direta do sol e mantido a uma temperatura constante. Idealmente, a adega também deve ser o lugar onde você pode desfrutar da sua coleção em um ambiente tranquilo e simpático, com uma área de degustação, onde garrafas podem ser abertas nos seus momentos de lazer. E não seria errado dizer que a adega também deve ser projetada para exibir sua coleção para ser vista e admirada.

Onde encontro ideias para adegas de vinho?

Com acesso livre, ótimas galerias de fotos e contato com milhares de especialistas ao redor do mundo, o homify é uma grande fonte de inspiração para qualquer pessoa que esteja pensando em ter uma adega. Os usuários podem criar um Livro de Ideias virtual com suas adegas favoritas para ajudar a aprimorar suas ideias iniciais. São muitas sugestões a apenas alguns cliques de distância. Basicamente, o homify fornece tudo o que é necessário para adegas de vinhos de todos os gostos.

Como faço para construir uma adega de vinho?

Há várias possibilidades quando se trata de criar uma adega. Você pode converter uma adega já existente ou ter uma nova adega em silo, por exemplo, normalmente com acesso por um alçapão e uma escada em espiral do lado de fora da residência. Para quem procura uma opção mais em conta, é possível transformar uma parte da casa em uma adega de vinhos. Isso poderia ser uma parte da cozinha, por exemplo. Ou ainda o espaço debaixo da escada ou algum outro canto da casa. Alternativamente, uma parede da sala pode ser adaptada para exibir algumas garrafas, talvez em conjunto com o bar. Seja qual for a opção, o ideal é consultar um designer especialista antes de construir a sua adega, isso para garantir que o resultado final mantenha todas as safras muito bem preservadas.

Que paredes devo escolher para a minha adega?

Para uma tradicional adega subterrânea, paredes de pedra são uma ótima opção. Elas oferecem um contraste com as linhas regulares das prateleiras de vinho. Também é interessante combiná-las com tetos e portas circulares, para criar um ambiente vintage. Entre outras alternativas na mesma linha estão tijolos à mostra e gesso. Para uma adega na superfície do piso, paredes de vidro funcionam muito bem, separando a coleção em um ambiente de clima controlado e sem interferir na casa como um todo.

Que tipo de piso devo colocar na minha adega?

Para uma adega com um ar mais rústico, placas de pedra, tábuas de carvalho, carpetes ásperos e até mesmo concreto básico podem ser uma boa opção. Mármore e madeira são mais chiques, mas alternativas que também funcionam. Uma dica é evitar qualquer tipo de piso com cheiro forte, como alguns tipos de carpetes, por exemplo, pois isso pode interferir no momento de degustar seus vinhos. Seja qual for o piso escolhido, é importante que a base da adega seja completamente seca e impermeável, para evitar qualquer mofo ou umidade extra, o que pode comprometer sua coleção de vinhos.

Onde encontro ideias para adegas?

Aqui pelo homify você pode entrar em contato com vários especialistas que conhecem as mais recentes opções para armazenamento de vinho. Sejam prateleiras para exibir sua coleção numa sala de estar, seja um refrigerador elegante para a cozinha ou um armário de madeira para sua coleção.

Existem algumas dicas específicas para decorar minha adega?

Na hora de planejar uma adega o ideal é começar decidindo quantas prateleiras de vinho você pretende ter e onde elas estarão. Isso é fundamental para pensar no espaço de armazenamento que será necessário, e também será ponto inicial para todo o projeto. Também é bom pensar desde o início em uma área de degustação, que poderia ser um bar pequeno com alguns bancos, ou uma sala intimista, com mesas e cadeiras. Essas definições básicas serão as mesmas independente se o projeto vai ser tradicional, com uma variedade de prateleiras de madeira, escolhidas de acordo com a textura e a cor, ou algo mais contemporâneo, com prateleiras de acrílico ou outras opções mais modernas. Há também a iluminação. Lâmpadas inadequadas podem aquecer demais o ambiente e ser prejudicial para o vinho, já uma iluminação moderna é o ideal, afinal, uma adega não precisa ser um lugar escuro e sombrio. Usando luzes específicas para este ambiente, as prateleiras podem ganhar certo destaque, com sua coleção em evidência e facilitando a leitura de pequenas letras nos rótulos.

Como posso equipar minha adega?

A resposta para esta pergunta depende do estilo da adega, se é tradicionalmente rústica, elegante e luxuosa, ou mais oponente e moderna. Uma adega em estilo rústico pode fazer uso de barris renovados, itens de resgate arquitetônico, além de uma porta de madeira maciça com alça, por exemplo. Já um visual elegante pode contar com estofos imitando pele e um acabamento mais simples. Uma estética mais contemporânea pode fazer uso de um jogo de luz e acessórios de arte. De qualquer forma, é impreterível ter o básico: conjuntos de copos e taças, saca-rolhas eficientes e todos os detalhes que envolvem a degustação de um vinho. Se o espaço permitir, uma mesa de jantar e cadeiras podem fazer parte do ambiente, transformando a adega em uma alternativa à sala de jantar, um lugar para servir uma refeição à noite para amigos e família à luz de velas, por exemplo. A adega também pode ser um bom lugar para exibir uma coleção de obras de arte e livros relacionados ao vinho, itens que também serão beneficiados pelo clima controlado. Com tudo isso, você pode dar um toque exclusivo para sua adega, tornando o ambiente um lugar ideal para receber amigos e familiares.

Mais estilos de adega:

Adega clássica

estilo clássico tem uma série de elementos tradicionais e contemporâneos o que faz dele luxuoso, limpo e moderno. As paredes podem ser pintadas de branco ou feitas apenas de tijolo, com piso de madeira ou de pedra, e o vinho guardado em prateleiras de madeira também. Esse é um estilo adequado tanto para espaços grandes quanto para os menores, e pode ser adaptado para a maioria das casas, combinando facilmente com muitos tipos de mobiliário e decoração contemporânea.

Adega eclética

estilo eclético traz uma abordagem juvenil para o armazenamento de vinho. Um exemplo dessa estética pode ser um armário de vinho colorido em um canto da sala de estar, ou um armário de vinho na cozinha. É um estilo que rompe as barreiras entre a adega e o resto da casa, e não há regras rígidas sobre o aspecto geral da adega no esquema de cores e decoração da sua casa ou apartamento.

Adega escandinava

Uma adega em estilo escandinavo é ideal para quem deseja criar um recanto aconchegante para beber vinho no canto da casa, e combina muito bem com casas de campo ou chalés. As paredes são normalmente pintadas em tons mais amenos, misturados com azul, cinza ou verde. É comum incluir uma poltrona acolchoada com tecido xadrez, uma pequena mesa de degustação redonda e um armário de madeira para o vinho, ou ainda prateleiras de vidro com molduras de madeira para acomodar uma coleção maior na parede.

Adega industrial

Uma adega em estilo industrial tem um jeito mais robusto, funcional, com elementos como tijolo à mostra, portas de metal, mesas de degustação e bancos, placas recuperadas de vinhedos antigos como enfeites na parede, além de barris adaptados que dão um ar vintage ao ambiente. Este é um estilo ideal para colecionadores que gostam da história do vinho. Uma alternativa pode ser uma decoração mais simplificada, com superfícies brilhantes e polidas, uma estética que facilita o acesso à adega por uma entrada do tipo alçapão.