Como Organizar Documentos Em Pastas | Dicas de Organização | homify

Como Organizar Documentos Em Pastas | Dicas de Organização

carolinaferreira Avatar carolinaferreira

Materiais

  • Pastas
  • Etiquetas
  • Rotulador manual (opcional)

Descrição

Você vive perdendo seus documentos? Não encontra as contas que já foram pagas? Sempre que precisa de um papel específico tem que tirar tudo do lugar para encontrar? Então este tutorial é pra você! Vou te dar dicas para que você consiga manter seus papéis em ordem definitivamente, sem passar dor de cabeça e sem correr o risco de extraviar documentos importantes. Muitas vezes não somos os únicos que mexemos nos papéis, e como cada pessoa tem seu jeito de se organizar, é fundamental que quando se trata de algo tão importante como documentos pessoais se utilize um método de organização compreensível por todas as pessoas.


Antes de organizar, você sempre tem que bagunçar. Isso mesmo! Coloque todos os seus papéis em cima da mesa e selecione cuidadosamente. Separe por categorias, coloque em ordem cronológica (principalmente quando se tratar de contas) e descarte tudo que não é mais necessário guardar. Também é fundamental separar o que você usa com bastante frequência para deixá-lo em pastas mais acessíveis, e o que você precisa guardar pois tem que estar arquivado, mas não vai precisar acessar com frequência. Isso vai facilitar ainda mais na hora de procurar um papel ou documento específico. Cogite também a possibilidade de digitalizar aqueles documentos fundamentais, que você não pode perder de jeito nenhum e que pode vir a precisar. Ter eles em formato digital além de seguro é extremamente prático, pois você não vai precisar procurar o documento físico toda vez que precisar utilizá-lo. Vamos as dicas!

Custo
2 horasDificuldadeSimples

Passo 1: Utilize pastas

Utilize pastas e coloque em cada uma delas documentos semelhantes. Por isso é tão importante separar os papéis por categorias primeiro. Por exemplo, em uma pasta você pode guardar todas as contas da casa (luz, água, gás, internet), e em outra manter os documentos pessoais.


Passo 2: Utilize etiquetas

Etiquetas são um excelente organizador de documentos. Cada compartimento da pasta deverá estar sinalizado com a etiqueta correspondente ao conteúdo que se encontra nele. Isso não só agiliza na hora de organizar, mas principalmente na hora de procurar algo específico que você está precisando.



Passo 3: Coloque etiquetas nas pastas com um rotulador manual

Se você tem muitos documentos para organizar, e principalmente se outras pessoas precisam acessar eles (em uma empresa, por exemplo), considere a possibilidade de catalogar as pastas. Desta forma você consegue visualizar rapidamente qual é a categoria de papéis que se encontram nela, e assim guiar sua busca entre as diferentes abas que compõem a pasta. 



Did you like this project?

Comentários