Como Desidratar Flores E Folhas | Tutorial Passo A Passo | homify

Como Desidratar Flores E Folhas | Tutorial Passo A Passo

claudialucia Avatar claudialucia

Materiais

  • Galho ou madeira para o varal
  • Corda de sisal
  • Tesoura
  • Flores/Ervas da sua preferência

Descrição

Seja para decoração, para fazer arranjos ou para consumo, secar flores está em alta. Você pode desidratar as flores no microondas se quer algo imediato, ou secar flores naturalmente pendurando-as em um varal. Esta é uma ótima pedida, pois o processo de secagem no varal já é em si uma forma de decorar sua casa. 


Neste tutorial vou te ensinar como fazer flores secas para decoração ou para consumo, tudo dependerá se a flor escolhida é comestível ou não. Vamos aprender?

Custo
1 horaDificuldadeSimples

Passo 1: Escolha um varal

O estilo do varal fica a seu critério. Se você preferir um estilo mais boho e rústico, use um galho de árvore. Caso contrário, pode optar por um pedaço de madeira, lixá-lo e pintá-lo.



Passo 2: Escolha as flores que vai secar

Já seja para decoração, para fazer chás ou incensos, escolha as plantas que vai utilizar no varal de flores. Se for utilizar para consumo, não misturar ervas/flores diferentes no mesmo buquê.



Passo 3: Monte os buquês

Separe as flores em vários buquês. Corte o caule para que fiquem do mesmo tamanho, mas deixe longo o suficiente para poder amarrar e pendurar no varal. Corte um pedaço de cordão de sisal, amarre as flores juntas como se fosse um buquê, corte as pontas excedentes mas deixe fio sobrando em uma das extremidades para amarrar no varal.



Passo 4: Amarre os buquês no varal

Com o fio que sobrou no passo anterior, amarre os buquês no varal. A disposição fica a seu critério, use sua criatividade pois o varal em si já é um item de decoração.



Passo 5: Repita a operação com os restantes

Repita o mesmo procedimento com as outras flores. Corte galhos de pelo menos 5cm para poder amarrá-los nas extremidades.



Passo 6: Finalizando

Quando terminar de amarrar todos os buquês, chegou a hora de pendurar o varal. Você pode utilizar a mesma corda de sisal ou uma de espessura maior, e amarre em ambas extremidades do galho.



Passo 7: Deixe secar

Finalmente, pendure a corda em um prego e deixe as ervas secando pelo tempo necessário. É fundamental que o varal fique em um lugar seco e longe da luz do sol para que as flores não desbotem. O tempo até as flores secarem por completo irá depender do clima da região onde você mora, mas leva em média duas semanas. Sempre verifique apertando levemente; quando a erva estiver seca você vai sentir que ela está com a textura crocante.



Did you like this project?

Comentários