DIY Jogo Dinossauros: para fazer em casa com as crianças! | homify

DIY Jogo Dinossauros: para fazer em casa com as crianças!

Só Melhora

Materiais

  • tabuleiro
  • dado
  • peças que representam os jogadores

Descrição

Meu filhote, no auge dos seus 5 anos (e meio – como ele mesmo insiste em me lembrar!) está começando a curtir jogos. Já sabe jogar dominó, dama e até um pouquinho de xadrez. Mas os preferidos têm sido os jogos de tabuleiro, como esse DIY Jogo Dinossauros que quero mostrar hoje.

Ficamos um bom tempo nos divertindo com um dado, algumas pecinhas que se movimentam e um tabuleiro a ser percorrido. O bom desses jogos de mesa é que a família toda entra na brincadeira! Avós, tios e primos também participam.

Meu pai resolveu juntar esse interesse por jogos com a paixão por dinossauros do pequeno. Com a ajuda do neto, os dois inventaram esse DIY Jogo Dinossauros. Meu pai ficou responsável pela produção do tabuleiro, do dado e das peças e o filhote fez as regras do jogo.

Para facilitar as coisas, aqui em baixo tem os arquivos prontinhos. Basta imprimir, recortar e colar.

Faça você mesmo um jogo dos dinossauros! Ou melhor, chama a criançada para construir esse jogo de dinos junto! É diversão garantida!

Custo
3 horasDificuldadeMédio

Passo 1: DIY Jogo Dinossauros

Para montar o jogo completo, é necessário ter essas 3 partes: o tabuleiro, o dado e as peças que representam os jogadores.

As pecinhas dos jogadores podem ser pedrinhas, tampinhas, botões. Aproveitem o que tiverem em casa e usem a imaginação. Deixem as crianças escolherem as peças.

O dado pode ser comprado pronto (ou aproveitado de outro jogo) ou confeccionado em casa, com a ajuda dos pequenos.

Passo 2: Para montar o dado em casa:

O dado pode ser feito com uma folha branca, de preferência com gramatura 180 ou maior. Sugere-se quadrados com lados de 3 cm. Não esqueçam de deixar 0,5 cm para colar um lado no outro.

Para entender melhor como montar o cubo, meu pai fez um arquivo onde fica fácil visualizar a montagem: Planificação do Dado.

Quem preferir simplificar a confecção do dado, pode simplesmente imprimir o arquivo acima, recortar e colar nos locais indicados.

Passo 3: Para montar o tabuleiro:

Para a montagem do tabuleiro é necessário imprimir o arquivo da base e o arquivo das peças de dinossauros.

Arquivo da base: Dinossauros – Base do jogo

Arquivo das peças de dinossauros: Dinossauros – peças do jogo


O arquivo da base está em formato .PDF e configurado para uma folha A3. Sugere-se imprimir em gráfica rápida, colorido e num papel de gramatura 180 ou superior.

O arquivo dos dinos também está em formato .PDF, mas configurado para folha A4. Ou seja, é possível imprimir em casa. Entretanto, minha sugestão é imprimir também numa gráfica rápida, colorido, para ficar semelhante à impressão da base.

Será necessário recortar as peças de dinossauro e colar nos respectivos números das casas da base. Para saber onde se deve colar cada tipo diferente de dinossauro é só seguir o que consta nas regras do jogo: Dinossauros – Regras do jogo.

Passo 4: Regras DIY Jogo Dinossauros

Para construir as regras do jogo de dinossauro, meu pai foi fazendo assim:

– Vinicius, onde vamos colar o anquilossauro?

– Na casa 02, vovô Rau.

– E o que acontece se o jogador parar na casa do anquilossauro?

– Ele fica uma rodada sem jogar. E assim foi com todas as espécies de dinos. Montar as regras já foi uma diversão por si só!

Vocês podem aproveitar as regras do Vinicius ou construir suas próprias. Aproveitem o momento!

Passo 5: Construir um jogo dinossauro em casa é diversão e educação!

Pode-se aproveitar o momento do jogo para trabalhar as diferentes espécies de dinossauros com os pequenos. Meu pai fez um arquivo super educativo com as características de casa espécie: Dinossauros – Características.

Aliás, o trabalho do meu pai nesse jogo foi tão, mas TÃO completo, que ele preparou todos os arquivos desse post e ainda me mandou algumas dicas para eu compartilhar com vocês! Obrigada pela parceria e pela generosidade, papai! 

Algumas dicas:

01 – As regras não são rígidas. Podem ser alteradas conforme a criatividade das crianças.

02 – O arquivo com a base do jogo está no formato PDF, para facilitar a impressão, que deve ser em tamanho A3.

03 – O arquivo com as figuras dos dinossauros, que serão coladas sobre a base do jogo, também está no formato PDF, com a mesma facilidade de impressão.

04 – As figuras dos dinos tem vários tamanhos e duas direções (direita e esquerda) para compor o jogo conforme as regras a serem definidas.

05 – Com o intuito educativo, o arquivo “Dinossauros – Características”, apresenta um resumo dos principais atributos de cada dino aqui aplicado.

06 – Para dar maior durabilidade à base do jogo, sugere-se a impressão em papel com uma maior gramatura.

07 – O sentido do movimento do jogo é sugerido com a saída na casa 01 e finalizado na casa 48.

08 – Com intuído educativo, anexamos um arquivo em PDF, com a sugestão da montagem de um cubo.

09 – As peças para compor e movimentar cada jogador, podem ser pedrinhas, botões, ou cones feito com papel.

Did you like this project?

Comentários