Como decorar uma mesa para ocasiões especiais sem gastar muito

Diego Marques

Materiais

  • Toalha branca
  • Trilho para o centro da mesa
  • Fitas para decorar talheres
  • Papel crepom ou cartolina
  • Guardanapos coloridos
  • Velas decorativas
  • Potinhos de geleia
  • Garrafas de vinho

Descrição

Quando você vai receber convidados para almoços ou jantares, certamente gosta de caprichar no cardápio. Mas além desse cuidado com a refeição, também é interessante pensar na decoração da mesa.

Todo mundo se sente bem-recebido em um lugar que está organizado e decorado. Dá aquela impressão de estar sendo esperado com entusiasmo. Então, o mais interessante é que você não precisa gastar muito dinheiro para decorar sua mesa. Com materiais simples, que muitas vezes já tem em casa, pode fazer de uma simples refeição um verdadeiro banquete, apenas criando lindos efeitos visuais.

Para lhe inspirar a fazer decorações na mesa da sua casa, veja a seguir modelos para mesa temática de verão, de outono e de Natal.

Custo
30 minutosDificuldadeSimples

Passo 1: Decoração de mesa para festa de verão

No verão fica mais gostoso colocar a mesa fora de casa, pode ser na garagem, área de festas ou no quintal. O próprio ambiente vai contribuir com a decoração. Quanto aos itens principais, use os seguintes:

Toalha de mesa: cubra toda a mesa com uma grande toalha branca. Essa cor corre o risco deixar qualquer sujeira mais aparente, é verdade. Porém, é um fundo mais bonito para combinar com qualquer outra cor que for usar, além de trazer a sensação de frescor e limpeza.

Vasos: vasos com flores são muito bem-vindos na decoração de mesa. Apenas tenha cuidado para não exagerar no tamanho. Você pode usar garrafas de vinho vazias e colocar dentro flores delicadas, naturais ou feitas de papel crepom.

Velas decorativas: se não estiver ventando muito e for à noite, use também velas para deixar a mesa com uma iluminação mais acolhedora e agradável. Para isso, compre velas decorativas daquelas que ficam em pequenos círculos de metal e coloque-as dentro de potinhos vazios de geleia. Ou então coloque dentro de um pote maior, estilo aquário, com água para que elas fiquem boiando. Fica lindo!

Enfeites: para complementar a decoração da mesa, pode fazer correntinhas de papel crepom ou cartolina colorida para pendurar sobre os guarda-sóis ou em volta da mesa. Use guardanapos bonitos para dar um toque de cor à toalha branca e já vai ter uma bela mesa tropical para receber seus convidados.

Passo 2: Decoração de mesa para evento no outono

No outono a escolha das cores é diferente das opções do verão. Opte por cores terrosas, neutras, como amarelo queimado, marrom, bege, alaranjado e verde, criando um ambiente aconchegante.

Toalha e trilho: como base da mesa, pode usar a mesma toalha branca que usou para a festa de verão. Sobre ela, coloque um trilho no centro que tenha essas cores recomendadas ou com uma estampa que goste. O dourado também é uma opção interessante.

Decoração: Para decorar a mesa, pode manter a ideia das garrafas com flores, mas dessa vez com opções de flores de outono e folhas secas. Outros elementos que combinam são mini abóboras, nozes e physalis.

Porta-talheres e guardanapos: escolher cores especiais de guardanapos e colocar porta-talheres ao lado dos pratos deixa a mesa com um acabamento muito mais bonito. Se preferir, pode enrolar os talheres nos guardanapos e usar anéis de papel ou plásticos para prender.

Passo 3: Decoração de mesa para o Natal

A mesa de Natal sempre tem uma decoração mais especial. Você pode usar todos os elementos já mencionados nas dicas anteriores, apenas adaptando as cores. Mantenha a toalha branca para facilitar a harmonização dessas cores e ter um resultado equilibrado.

Pode optar por uma decoração verde e vermelha, mais clássica. Ou então prata com branco e azul, e tem ainda o vermelho com dourado, que é mais requintado.

Para decorar os talheres, use fitinhas de cetim vermelhas e faça um laço. Use a ideia das velas decorativas na mesa, além de arranjos com elementos natalinos.

Viu só? Não precisa de muito. Todos esses materiais você encontra no supermercado, em lojas de departamento ou pode fazer em casa, de forma artesanal. Só precisar deixar a criatividade fluir. Espero que essas ideias tenham ajudado!

Did you like this project?

Comentários