Residência Jardim Marajoara MeyerCortez arquitetura & design Garagens e edículas modernas

Decoração

Decoração

Caprichar na decoração é embelezar a alma do lar.
Caprichar na decoração é embelezar a alma do lar.

Falar em decoração é trazer à tona um assunto que sempre soa interessante para muitas pessoas. Por ser uma atividade extremamente prazerosa e criativa, a decoração dos lares acaba por ser uma atividade com a qual muitos se identificam, passando longas horas pesquisando estilos, composições e profissionais que tem, como principal intuito, manter o lar mais bonito e agradável em todos os detalhes.
Existem inúmeras composições criativas para o lar, seja pela escolha de cores, organização de espaços ou embelezamento com o uso de peças decorativas que acabam por exprimir visualmente a personalidade familiar da residência.

O homify é o maior portal de decoração e arquitetura do Brasil e reúne os melhores profissionais e soluções para o seu lar. Conheça brilhantes inspirações navegando entre tópicos com imagens de projetos decorativos incríveis para interior e exterior, profissionais premiadíssimos e talentosos espalhados por todos os lugares do mundo e uma infinidade de artigos com soluções decorativas para todos os ambientes do lar.

Para saber um pouco mais sobre este universo encantador, abaixo você conferirá excelentes dicas para que mergulhar um pouco mais no universo decorativo. Confira!

Como planejar a decoração de interiores

A decoração de interiores tem como principal função dar um pouco de sua personalidade ao lar. Com ela, poderão ser exploradas características pessoais, como preferências de estilos e cores e, ainda, a utilização de elementos que remetam às experiências importantes, como viagens, trabalho e família.

Existem muitos estilos de decoração que podem ser utilizados como referência para a decoração de qualquer ambiente do lar. No entanto, existem algumas dicas de boa utilização que facilitam algumas somas entre estilos. Estas dicas têm como intuito fazer com que o lar fique mais harmonioso, equilibrado e agradável, já que estes adjetivos poderão ter uma forma influência na rotina familiar. Para descobrir um pouco mais de dicas para cada ambiente de sua casa, basta fazer a pesquisa desejada no homify ou, ainda, contatar um de nossos talentosos profissionais.

Já com suas preferências definidas quanto a estilos, cores e objetos definidos, é muito importante que você tenha em mente os espaços disponíveis no seu lar, o tipo de iluminação e ventilação. Todos estes detalhes poderão interferir como a decoração do seu lar é vista, especialmente se a ideia for utilizar plantas.

Como organizar a decoração do lado exterior da casa

Se a sua busca é a decoração de espaços externos, como áreas abertas, churrasqueiras, terraços, piscinas e outros ambientes que configuram o espaço à beira do lar, a principal indicação é a procura por profissionais paisagistas e arquitetos.

Com o profissional de paisagismo você poderá encontrar excelentes soluções para o cultivo de plantas conforme o tipo de solo, a localização quanto a posição do sol e o tamanho do espaço disponível. É possível chegar a resultados impressionantes com diversos tipos de jardins, como os modelos verticais, ou ainda, os telhados verdes.

Para o conforto, escolhas como sofás e outros móveis impermeabilizados poderão ser excelentes para ganhar um novo espaço acolhedor ao ar livre. Piscinas, pérgolas e outros espaços para o descanso e o lazer complementam as opções.

Por fim, lembre-se da importância da iluminação. Existem incríveis projetos aqui, no homify, que exploram as diferentes maneiras de trabalhar luminárias LED, neon e outras modelos de iluminação indireta que criam efeitos incríveis. Vale a pena explorar todas as possibilidades!

Estilos de decoração: opções para todos os gostos

Como dissemos anteriormente, existem muitos estilos de decoração que podem se encaixar perfeitamente em suas preferências para deixar o seu lar mais bonito. Aqui, no homify, você encontra os principais deles. Para conhecer um pouco mais sobre cada um, veja algumas informações abaixo:

- Estilo Asiático: Este estilo de decoração tem como principal característica explorar o modo de vida oriental, principalmente baseando-se nas culturas do Japão e China. Neste estilo, jardins zens com bambus e bonsais são comuns, assim como a utilização de elementos nas cores preta ou vermelha.

- Estilo Campestre: Este estilo remete à vida no campo. Ou seja, com esta escolha, é muito comum o uso de elementos rústicos, como a madeira e a palha, tanto para os móveis, quanto para os revestimentos. Plantas silvestres são muito comuns em diversos ambientes do lar, bem como o uso de cores claras para as paredes.

- Estilo Clássico: As características deste estilo são marcadas por linhas elegantes que remetem ao luxo, sendo suas influências a arquitetura romana e grega. Os móveis geralmente são de mogno, cerejeira e outras madeiras em tons escuros e dramáticos. São inspirados em peças antigas e têm ornamentações e detalhes elegantes, remetendo à imponência.

- Estilo Colonial: Criado no período das colonizações, este estilo foi desenvolvido com a soma de elementos europeus com peças nativas. Este estilo é marcado por peças rústicas e objetos que remetam à sofisticação. Suas principais cores são os tons terrosos.

- Estilo Eclético: É a soma de diversos estilos diferentes em um mesmo ambiente. Caracteriza-se pela harmonização de objetos com diferentes origens e referências. Deve ser escolhido com cautela para manter o lar com uma decoração agradável.

- Estilo Escandinavo: O estilo escandinavo foi desenvolvido na região entre Dinamarca, Suécia, Finlândia, Islândia e Noruega, tendo como principais características o uso de metal, madeira e pedra, explorando na decoração a textura do couro, lã e linho. A ideia deste estilo é levar aquecimento e acolhimento ao interior do lar.

- Estilo Industrial: Destaca-se pela forte personalidade que imprime aos ambientes. São evidenciados com o uso de concreto, madeira e ferro em formas cruas no lar. Sóbrio, este estilo favorece economia na decoração, já que usa um grande número de elementos reciclados.

- Estilo Mediterrâneo: Os espaços deste estilo de decoração têm a iluminação valorizada e contam com elementos que remetam às cores vibrantes, como azul turquesa ou amarelo ocre. São comuns os usos de arcos para portas e janelas, bem como a presença de elementos naturais, como a madeira, a pedra cal.

- Estilo Minimalista: É marcado pela presença de poucos elementos na decoração, remetendo à ideia de ambientes amplos. Por valorizar a iluminação natural, são comuns os usos de móveis e peças decorativas em cores claras, destacando peças de design moderno.

- Estilo Moderno: Soma arte e tecnologia, privilegiando o uso de elementos como o aço escovado, fibra de vidro, plástico, entre outros. É um estilo de decoração que remete ao tempo presente, valorizando espaços amplos e peças com design bem trabalhado, assim como a presença de efeitos com iluminação.

- Estilo rústico: Traz a vida rural para as áreas urbanas, valorizando móveis com texturas em madeira crua e a presença de estampas florais nos tecidos. Troncos de árvores, caibros e pedras fazem parte deste estilo de decoração.

- Estilo Tropical: Valoriza estampas coloridas com figuras de pássaros, plantas, macacos e outros animais silvestres. Descontraído, a principal característica deste estilo é fazer com que os ambientes pareçam mais relaxantes e naturais. Plantas, como bambus, orquídeas, palmeiras e outras, são perfeitas para este estilo de decoração.

Agora que você sabe um pouquinho mais sobre as possibilidades de decoração no seu lar, navegue por todos os tópicos do homify e descubra projetos incrivelmente inspiradores para o seu lar! Afina, com uma decoração caprichada, o seu lar passa a ser o melhor lugar do mundo! Aproveite!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!