Home Staging: veja o que é e aprenda a fazer!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Holland Park: Notting Hill, Roselind Wilson Design Roselind Wilson Design Quarto infantil moderno
Loading admin actions …

Quando pretendemos vender uma casa, a primeira coisa que pensamos é: como a deixaremos o imóvel mais interessante para os possíveis compradores? Em alguns pontos, a reforma é mais do que necessária para valorizar esteticamente o imóvel. No entanto, por dificuldades financeiras, nem sempre é possível dar à casa todas as reformas necessárias para o embelezamento do lar. E para ajudar na valorização da sua casa sem que seja necessário altos investimentos em reforma, é que surgiu o home staging.

O home staging é um serviço que tem a função de deixar o imóvel mais atraente utilizando a mobília já existente no local. Diferente da decoração de interiores, que busca personalizar o imóvel com as características do proprietário, o home staging busca exatamente o contrário, ou seja, despersonificar a decoração do local, utilizando os móveis já utilizados para criar um cenário mais vendedor. 

Prática muito procurada para as vendas de imóveis nos Estados Unidos, o home staging cria um ambiente vendedor, redecorando o imóvel para deixá-lo mais atraente. Este tipo de serviço é muito interessante, principalmente quando temos de vender uma casa quando ainda moramos no local. 

No home stagin, a criação de um novo cenário na decoração tira de espaços visíveis algumas peças pessoais, como porta-retratos e outros objetos que têm identificação do atual vendedor. Esta medida é necessária para que os compradores que visitem o espaço não sintam qualquer tipo de rejeição ao notar detalhes que possam deixar na lembrança o uso dos antigos proprietários. Nos Estados Unidos esta prática vem sendo amplamente adotada com sucesso. Pesquisas do mercado imobiliário americano apontam a redução de até 78% no tempo de espera para a venda do imóvel, sendo que, de cada 10 casas vendidas em território americano, 8 optam pelos serviços de home staging

Econômico e com um ótimo retorno, o home staging certamente não irá demorar muito tempo até que se popularize amplamente no Brasil, principalmente em tempos onde a crise nos afeta e as possibilidades de aplicar grandes reformas são mais difíceis.

Abaixo você poderá ver algumas boas dicas de ambientes redecorados, que mostram o quanto este serviço pode ser interessante para que a venda da sua casa seja mais rápida. Venha conosco, aproveite nossas dicas e pense em todas as boas alternativas que esta prática poderá trazer à venda do seu imóvel!

Repense o espaço com upcycling

A redecoração do espaço com a técnica do home staging tem como principal interesse a economia quanto a não necessidade de comprar novos móveis para deixar o lar mais interessante e repaginado. Outra técnica muito interessante que pode ser somada a isto, é o upcycling, que consiste em dar novas funcionalidades a objetos que seriam jogados no lixo. Quer um bom exemplo? Esta linda cozinha foi projetada para que a harmonia do ambiente pudesse ficar a mais perfeita o possível. Para isto, foram inseridas pequenas plantas que integram perfeitamente a decoração com cores claras. O upcycling foi utilizado com a utilização de antigas canecas de porcelana branca como pequenos vasos para as plantas. Com isto, o cenário pareceu mais acolhedor e confortável, tornando-se mais interessante para possíveis ofertas de compra dos visitantes interessados na casa.

A mágica de um ambiente vendedor

O principal momento de compra e venda de um imóvel, certamente dá-se durante a visita dos interessados. Proporcionar um cenário acolhedor e interessante, sem ter que colocar a mão no bolso para isto, é, sem dúvidas, algo muito interessante para quem está vendendo. Uma forma de fazer isto para que o seu imóvel seja facilmente vendido, é apostar em um cenário limpo, sem a presença de muitos objetos, onde o posicionamento dos móveis possa ressaltar as dimensões interessantes do espaço. Para isto, uma boa forma é apostar em móveis de cores claras e na decoração do cenário tendo como base um estilo pré-definido. 

Um bom exemplo disto é a forma com que este projeto foi montado. Com peças em cores claras em todo o ambiente e sem a presença de elementos mais pessoais, esta sala de estar ficou perfeitamente elegante com a utilização de peças clássicas, como a cortina, para deixar o ambiente muito mais interessante e clean

O velho e o novo

Em um ambiente voltado para a venda utilizando a técnica do home stagin, somar elementos já antigos e em bom estado da decoração, com novas peças que irão dar mais personalidade ao cômodo, é uma ótima opção. Isto proporcionará uma maior economia ao ter em necessidade apenas as peças complementares que darão mais estilo ao espaço. Em um quarto infantil, por exemplo, você poderá escolher novas tintas e brinquedos que possam caracterizar um espaço interessante e divertido para as crianças. Esta técnica é muito interessante para o momento de compra e venda, já que, mais do que outras coisas, o principal interesse de uma família é ter um espaço perfeito para seus filhos. 

Investimento que vale a pena

Além de caracterizar-se como uma tática mais econômica para que a casa à venda fique mais interessante, a redecoração com o home staging pode diminuir em até 78% do tempo de espera para a venda do imóvel. Isto mostra o quão pode ser interessante a escolha de profissionais deste universo para que a os cômodos de sua casa possam ficar ainda mais atraentes. 

Outros pequenos investimentos, como a compra de peças complementares e tintas para reforçar estilos interessantes para os espaços, são essenciais para destacar ainda mais o cenário. Neste projeto, por exemplo, a utilização de peças coloridas deixou o ambiente ainda mais interessante. Para isto, o piso foi pintado com uma cor que pudesse contrastar de forma alegre com o tapete alaranjado e a luminária azul. Pequenas mudanças que contribuíram para um ótimo resultado. 

Personalize com limitações

Como dissemos no início do artigo, o home staging tem como principal função despersonalizar o ambiente. Ou seja, remover as características pessoais do antigo morador, sem que, para isto, sejam necessárias mudanças drásticas com reformas. Por isso, você pode até deixar alguma característica mais pessoal no ambiente, contanto que isto não interfira diretamente nas formas com que o cenário será visto. 

Neste pequeno e acolhedor apartamento decorado pelo arquiteto de interiores Rafael Sardinha, de São Paulo (SP), a escolha de objetos decorativos nos nichos embutidos foi o suficiente para que o toque pessoal seja visto no ambiente perfeitamente decorado com tons neutros, que optou por aplicar uma excelente iluminação para que os cômodos integrados pudessem ser observados em cada pequeno espaço. 

Crie cenário para websites

Por do Sol homify Varandas, alpendres e terraços modernos

É notório que a exploração ampla dos imóveis em sites, aumentam a visibilidade e, assim, facilitam a venda. Contudo, esta exposição deve ser sempre cuidadosa, com fotos perfeitamente trabalhadas e criadas para que os ambientes possam parecer cenários intensamente interessantes. Um ótimo exemplo disto, é esta varanda registrada pela fotógrafa Juliana Falchettti, de Tubarão (SC), que fotografou a varanda com um ótimo ponto de vista para o entardecer lindo, observado de um local mais do que aprazível. 

O que você achou desta ideia para as vendas?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista